Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão

Foto Leonel GouveiaTenho orgulho da comunidade que somos, da nossa força, união e resiliência!

Só uma comunidade como a nossa consegue limpar lágrimas e cinzas e, mesmo assim, olhar em frente, dar cor ao presente e renovar os sonhos no futuro.

É  para essa comunidade unida e resiliente que trabalho, em conjunto com os demais elementos do Executivo Municipal.

Atento às lições do passado e com os olhos postos no futuro, este Executivo mantém um caminho de rigor, determinação e  trabalho, de  modo a prosseguir com a redução do endividamento e a consolidação das contas. Em paralelo, trilha um  caminho que vai possibilitar a concretização de projetos determinantes, traduzidos na captação do investimento empresarial, numa forte aposta no turismo, no apoio ao movimento associativo e no investimento continuado na educação, saúde e ação social. Sempre com Santa Comba Dão no horizonte de atuação!

Este é  um caminho que pretendemos fazer de mãos dadas com os santacombadenses, em prol da qualidade de vida, das nossas crianças, jovens, população ativa e seniores. Por todos, para todos e com todos, vamos fazer de Santa Comba Dão um melhor concelho.

E este ano de 2019 é auspicioso, reserva o início de diversas obras de requalificação do espaço e  equipamentos públicos, que são investimentos âncora  para o desenvolvimento do território e da economia concelhia. É também um ano de consolidar algumas apostas  cruciais em área determinantes e que enformam a vida em comunidade.

Para introduzir os documentos previsionais para 2019, foi elaborada uma pequena súmula, que dá conta das principais apostas do Executivo para este ano. Convosco, partilho as principais linhas de atuação em quatro importantes eixos, que são transversais e determinantes para o nosso futuro: 1 - Captação do Investimento;  2- Forte Aposta no Turismo; 3- Apoio ao Movimento Associativo; 4- Continuar o investimento na educação, saúde e ação social.

1 -  Captação do investimento
Além do apoio a empresas já instaladas e que estão a crescer, um dos objetivos é captar ainda mais  investimento, através de campanhas de promoção do concelho e da própria aquisição de terrenos, tendo em vista a instalação de novas empresas e a requalificação dos parques industriais existentes.
2 -  Forte aposta no Turismo
Ao nível do turismo são inúmeros os projetos que se pretendem implementar, numa estratégia de complementaridade. Neste quadro, estão  contempladas áreas como o turismo de natureza, cultural e religioso, e a própria fruição da cidade.
Em destaque, e a concretizar ao longo de todo o mandato, estão projetos como:
-  as requalificações do edifício do mercado municipal e da zona da Ribeira das Hortas (num projeto que contempla ainda a antiga Central Elétrica e Lagar);
- a requalificação da Escola Cantina Salazar em Centro Interpretativo do Estado Novo
- as requalificações da praia fluvial da Senhora da Ribeira, e do Granjal - zona ribeirinha e parque termal;
- Criação do núcleo Museológico Municipal;
- Prolongamento da Ecopista do Dão até à estação de caminho de ferro e posterior ligação à Ecovia do Mondego;
- Criação de um Parque da Cidade.
3 - Apoio ao movimento associativo
Atendendo ao papel preponderante das associações na comunidade, e dentro daqueles que são os constrangimentos orçamentais existentes, é objetivo continuar, em 2019, a aumentar o apoio às associações do concelho.
4 – Continuar o investimento na educação, saúde e ação social
Ao nível da educação, será dada continuidade ao apoio de projetos relacionados com atividades de enriquecimento curricular e  à própria operacionalização do programa  Santa Comba Dão Educa, desenvolvido no âmbito da promoção do sucesso educativo.
Será, de igual modo, promovido, o alargamento e densificação das atividades de animação e apoio à família  e o programa de ocupação Tou de férias. O objetivo é, também, melhorar as condições da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos e das piscinas municipais.
Ao nível da saúde, o projeto mais relevante corresponde à construção da Unidade de Saúde de S. João de Areias, que não foi ainda iniciada por motivos alheios ao município.
Ao nível da Ação Social, estão a ser trabalhados projetos de apoio aos mais idosos, a enquadrar nos programas “Santa Comba Dão Apoia” e “Santa Comba Dão Acompanha”. Estes são projetos direcionados para a promoção do envelhecimento ativo, que também contemplam medidas de apoio aos mais carenciados (ao nível da habitação e bens essenciais). No que aos mais jovens diz respeito, será mantido o apoio à inserção e ao sucesso escolar, através das medidas enquadradas na Ação Social Escolar.

Expresso, desde já, o compromisso do Executivo municipal na prossecução destes e de outros projetos  estruturantes, sempre com espírito positivo,  esperança  renovada e trabalho conjunto, no sentido de ampliar a atratividade do território e a qualidade de vida no concelho.

Bem hajam e um excelente ano novo!