A+ A A-

Resíduos Especiais

Resíduos Especiais

Resíduos especiais são todos os resíduos que, devido a algumas das suas características, não respeitam as condições de recolha dos meios tradicionais de remoção. São disso exemplo os “monstros”, entulhos, resíduos de jardim, óleos, medicamentos ou viaturas abandonadas.

 

Recolha de Monstros

Por esta designação são entendidos todos os resíduos provenientes das habitações, que pelo seu volume, forma, dimensões ou outras características, não respeitem as condições para que possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção. Como por exemplo os móveis, sofás, televisores ou eletrodomésticos.

 

Caso necessite que seja efetuada a recolha deste tipo de resíduos volumosos, deverá contactar a Câmara Municipal, a fim de acordar as condições para a recolha, cabendo aos munícipes o acondicionamento e transporte desses resíduos para o local previamente acordado.

 

Como alternativa, poderá entregar os seus resíduos volumosos diretamente no Ecocentro Municipal, localizado na zona industrial da Catraia.

 

Entulhos

Os entulhos são resíduos resultantes de obras de construção e que pelas suas características não respeitam as condições para que possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção, como por exemplo os restos de cimento, tijolos, madeiras ou azulejos.

 

Poderá entregar os seus entulhos directamente no Ecocentro Municipal, localizado na zona industrial da Catraia. 

 

Oleões

A eliminação de óleos alimentares nos dias de hoje oferece um alto risco para o meio ambiente, uma vez que estes quando lançados pela rede de esgotos ou depositados em aterro, provocam impactos negativos elevados.

 

Ao depositar os óleos usados nos respetivos oleões está a colaborar para a diminuição da emissão de gases com efeito estufa, bem como para a redução da contaminação dos lençóis freáticos e da quantidade de óleos e gorduras nas águas residuais.

 

Com esta ação está também a valorizar o óleo vegetal usado, que pode ser convertido em biodiesel, diminuindo assim a dependência externa de combustíveis fósseis. Outra hipótese é a sua transformação na produção de sabão.

O que deve fazer:

  • Em Casa – Deitar o óleo alimentar usado numa garrafa ou garrafão de plástico com tampa ou rosca. (Atenção: Não colocar o óleo enquanto ainda estiver quente).
  • No Oleão – Verter a garrafa ou garrafão para dentro do oleão.
  • No Ecoponto - Depositar a embalagem de plástico vazia, na qual transportou o óleo, no ecoponto amarelo.

 

Resíduos de Jardins

Os resíduos de jardins, corretamente denominados por resíduos verdes, resultam da limpeza de jardins, logradouros, hortas ou outros espaços de uso privado, nomeadamente aparas, ramos, troncos, relva, ervas ou folhas, cuja produção diária não exceda os 1100 litros por produtor. Estes resíduos não devem ser colocados na via pública, devendo ser depositados no Ecocentro Municipal, localizado na zona da Catraia.

 

Todos os resíduos de jardinagem produzidos no âmbito da manutenção dos espaços verdes da cidade são encaminhados para a compostagem municipal.

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt