APRESENTAÇÃO DO CONCELHO

No coração de Portugal, terra beiraltina por excelência, o Concelho de Santa Comba Dão surge-nos enquadrado num belíssimo espaço natural, ficando situado na plataforma inferior da Beira Alta, entre os rios Mondego e Criz, atravessados no coração pelo rio Dão, e unidos atualmente pela Barragem da Aguieira.

Tendo as suas origens na época visigótica, não se sabe quando foi fundada e quem foi o seu fundador. Apenas temos conhecimento de que vem de tempos bem remotos, tendo nesta altura o nome de Santa Columba, topónimo que terá continuado no domínio árabe e, só mais tarde com a cristianização, passaria para Santa Comba.

Santa Comba Dão hoje é a imagem das suas gentes: rebelde, ativa, leal, determinada mas também sensível e de grande coração! Possuidora de características únicas para um turismo de qualidade, para todos aqueles que apreciam o bem-estar, a segurança e o descanso, encontram neste Concelho todas as condições para usufruir de uma qualidade de vida inigualável.

O Concelho é relativamente pequeno-114 Km² de área e 14.000 habitantes. No entanto, possui dos mais altos índices de densidade populacional da Região Dão – Lafões, distribuídos por 9 freguesias praticamente cobertas por todas as infraestruturas básicas. A separá-las, o rio Dão, deixando cinco na margem Norte – Nagosela, Treixedo, São Joaninho, Couto do Mosteiro e Santa Comba Dão, e quatro na margem sul – Vimieiro, Óvoa, Pinheiro de Ázere e São João de Areias.