A+ A A-

SERVIÇO DE AÇÃO SOCIAL

O Serviço de Ação Social da autarquia tem como missão a resolução/redução dos problemas que afetam as populações, nomeadamente através do apoio aos estratos sociais mais desfavorecidos, identificando as necessidades e recursos existentes, de forma a desenvolver estratégias de intervenção social, através de um trabalho em rede que privilegia a parceria social, contribuindo assim para a coesão social.

 

Objetivos

Minimizar as debilidades sócias, económicas e culturais da população carenciada do concelho de Santa Comba Dão;

Reduzir o número de pessoas em situação de pobreza extrema;

Desenvolver competências nos indivíduos sociais e economicamente desfavorecidos, fomentar a sua inclusão social;

Efetuar o diagnóstico das problemáticas detectadas;

Promover a articulação entre os diversos parceiros que intervêm em matéria de ação social.

 

Atendimento à População

O atendimento à população, por parte das técnicas de serviço social, pretende:

Dar a possibilidade às pessoas de colocarem os seus problemas e serem  orientadas e aconselhadas, mediante os recursos existentes na comunidade para suprir os problemas identificados, fazendo o diagnóstico e a proposta de intervenção;

Promover a melhoria das condições de vida dos munícipes;

Informar e garantir os direitos pessoais;

Promover a (re)inserção social;

Trabalho direto com as famílias no sentido de promover: a mudança de comportamentos e atitudes, envolvendo as pessoas na construção do seu próprio projeto de vida.

 

O horário de atendimento do Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal, localizado no edifício da Casa dos Arcos, é das 9h00 às 12h30, às segundas e quintas-feiras (mediante marcação), com exceção de casos devidamente justificados.

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt