A+ A A-

Artigos

cartaz festas scd 2017 site

Descrição

As Festas do 15 de Agosto em Santa Comba Dão datam do início do século XX, associadas às celebrações religiosas da Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Freguesia de Santa Comba Dão, as festas consubstanciavam em si um conjunto de tradições locais religiosas e profanas.
Há referências em jornais da época desde 1923 (14, 15 e 16 de agosto) então denominada “Festa Grande”. As cerimónias religiosas e os arraiais, no então Largo da Feira, revelaram-se um grande sucesso, sucesso este que continuou até 1935, quando por determinação eclesiástica foi proibida a associação de festas profanas em celebrações religiosas, traduzindo-se em descontentamento geral.
Retomado o seu festejo em 1975, a “Festa Grande” adotou a denominação de “Festas de Santa Comba Dão” e, desde então, nunca mais foram interrompidas. Na sua génese teve sempre os mesmos princípios apesar da sua organização ter estado a cargo de diferentes entidades que, de uma forma ou outra, sempre colaboraram para o sucesso da iniciativa, nomeadamente a Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, a ARCADAS, a ADICES, a empresa municipal Combanima e, nos últimos anos, o movimentos associativo de Santa Comba Dão através da constituição da designada Comissão Executiva das Festas de Santa Comba Dão.

Programação

Com um programa habitualmente preenchido por várias propostas artísticas, e que se divide por vários dias de festa, de 11 a 16 de agosto, os fins de tarde e as noites são um verdadeiro convite à diversão e ao convívio em Santa Comba Dão .
Para 2017, está previsto um conjunto de atividades mobilizadoras de todas as faixas etárias com uma programação diversificada e contínua. De destacar os diferentes concertos no palco principal, onde não irão faltar espetáculos multi geracionais com alguns artistas nacionais. A IV edição do Concurso “Santa Comba Tem Talento” e a I Edição do Concurso de Bandas tem na juventude o principal destinatário.
Sendo um evento transversal a todas as gerações, a “Noite de música tradicional” foi pensada especialmente para satisfazer o gosto de uma faixa etária já não tão jovem.
No dia 15 de agosto o destaque é para a “Noite do Emigrante” com a presença do cantor Saul.
A cantora Cuca Roseta vai atuar no dia 14 de agosto.
Nas Festas de Santa Comba Dão pode encontrar ainda várias áreas de lazer, a tradição das “tasquinhas”, onde as mesas se enchem de comida e conversa, a mostra gastronómica de pratos tradicionais e a doçaria, os espaços de atividades lúdicas para crianças e adolescentes, a venda de artesanato e a CombaExpo (Feira de atividades Económicas e Sociais).
Não há dúvida que são muitos os motivos para uma visita às Festas de Santa Comba Dão, não só para os muitos residentes mas também para os que passam férias no concelho e para todos os emigrantes que voltam em agosto à cidade.
A cada ano que passa, as Festas de Santa Comba Dão são o local onde todos se encontram, uma vez mais, para comer, beber, ouvir música em conjunto, ou simplesmente para recordar e conviver. Um evento cultural e lazer congregante de famílias e de gerações, motivo de orgulho para todos os que sentem Santa Comba Dão e para todos aqueles que vivem intensamente a sua/nossa cidade.

 

Concurso de Bandas

concurso bandasO Concurso de Bandas irá decorrer no dia 11 de Agosto, com o apoio da FNAC, tem como destinatários apenas as bandas amadoras e pretende incentivar a revelação de novos talentos, nesta área particular da música.

O Concurso de Bandas é uma das várias iniciativas dedicadas ao público juvenil, com o objetivo de contribuir para o seu desenvolvimento ao nível do espírito crítico e capacidade criativa.


As inscrições estão abertas até às 12h00 do dia 24 de Julho.

 

Formulário de Inscrição

Santa Comba Dão tem Talento

Integrado nas Festas de Santa Comba Dão, o Concurso “Santa Comba Dão Tem Talento” destina-se a cidadãos com idades a partir dos seis anos (inclusive), estudantes, residentes ou que desenvolvam atividade relevante no concelho de Santa Comba Dão, em qualquer área artística.
O Concurso “Santa Comba Dão Tem Talento” irá decorrer no palco principal das Festas de Santa Comba Dão, no dia 12 de agosto.

Formulário de Inscrição

CombaExpo

A CombaExpo é realizada no espaço público compreendido entre o edifício dos Bombeiros Voluntários e a Câmara Municipal e irá decorrer de 11 de agosto, pelas 18h00, a 16 de agosto, pelas 23h00.

 Formulário de Inscrição

Mostra de Artesanato

Encontram-se abertas as inscrições para a "Mostra de Artesanato" que decorrerá no recinto das Festas de Santa Comba Dão.

O valor de participação, para todos os dias das Festas, terá o custo total de 15 euros e serão disponibilizadas bancas.

Voluntariado

voluntariado 2017 01Voluntariado para jovens dos 12 aos 17 anos, de 1 a 18 de agosto, nas Festas de Santa Comba Dão

OS VOLUNTÁRIOS TERÃO:
◊ Seguro para Acidentes Pessoais
◊ Certificado de Participação
◊ Refeição nos Dias das Festas
◊ Apoio Financeiro: 5€/dia
Data limite de inscrição: 28 de julho - Inscrições limitadas

Formulário de Inscrição

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt