Santa Comba Dão – Zona de Vigilância para a Trioza erytreae

O Despacho n.º 1525-B/2020 da responsabilidade da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, de 31 de Janeiro de 2020, com entrada em vigor a 1 de Fevereiro de 2020, relativo às medidas fitossanitárias de combate à propagação da Trioza erytreae, veio redefinir as Zonas Infestadas, Zonas Tampão e Zonas de Vigilância da praga, onde foram enquadradas algumas freguesias do concelho de Santa Comba Dão.

Contratação Pública

  = BASE: contratação pública online (www.base.gov.pt)

Neste portal é comunicada a informação sobre todos os contratos celebrados ao abrigo do Código dos Contratos Públicos.

As bases de dados ligadas ao Portal são alimentadas, permanentemente, pela informação transmitida a partir do Diário da República Eletrónico, das plataformas eletrónicas de contratação pública e das entidades adjudicantes.

Entre outras funções, o portal BASE centraliza a informação mais importante sobre os contratos públicos celebrados e publicita, entre outros, o lançamento de concursos e de outros procedimentos de contratação, a celebração de contratos e eventuais sanções aplicadas por infrações ao Código dos Contratos Públicos

A partir desta plataforma, pode também entrar no sistema de informação que avalia e monitoriza a contratação de obras públicas em Portugal: o Observatório das Obras Públicas. 

  = ACINGOV (www.acingov.pt)

A Acingov é uma plataforma eletrónica de compras públicas (adotada pelo Município de Santa Comba Dão) destinada às entidades sujeitas ao Código dos Contratos Públicos, para procedimentos de contratação pública.
  

=  DIÁRIO DA REPÚBLICA (www.dre.pt)

Atualizado em 19-02-2020

Visitas: 3

Fotos: Financiamento à Reposição dos Danos Causados pelos Incêndios de Outubro de 2017 em Santa Comba Dão

ANTES DA REPOSIÇÃO DOS DANOS

 

DURANTE E DEPOIS DA REPOSIÇÃO DOS DANOS

Equipamentos



 
Infra-estruturas


 
Sinalética

Atualizado em 14-02-2020

Visitas: 32

Município

MENSAGEM DE ANO NOVO
Presidente da Câmara, Leonel Gouveia Neste início de 2020, quero deixar a todos os santacombadenses uma mensagem de esperança no futuro. Esperança no futuro da nossa comunidade, das nossas gentes, da nossa terra! Tanto mais que nos últimos anos têm vindo a ser tomadas decisões particularmente difíceis, que levaram este Executivo a trilhar um caminho de rigor, de modo a reduzir o endividamento e a consolidar as contas, e, sobretudo, a cumprir acordos de pagamento da dívida.
Não tem sido fácil, mas com um trabalho rigoroso e determinado, com o horizonte no futuro de Santa Comba Dão e dos santacombadenses, no futuro das nossas crianças, jovens, população ativa e seniores, estamos, finalmente, a ser recompensados. E é com particular alegria que partilho convosco que, em 2019, continuámos a reduzir substancialmente a dívida municipal, e que, pela primeira vez, desde há muitos anos, nos encontramos em situação de equilíbrio financeiro, isto é, deixámos de estar em excesso de endividamento.


Assim, e nesta conjuntura de esperança renovada, 2020 afigura-se como um ano de melhoria contínua e de concretização de projetos determinantes para o desenvolvimento do concelho e para o aumento da qualidade de vida de todos os santacombadenses. A nível turístico, este ano é o da concretização de obras já anunciadas, mas que ainda não tinha sido possível levar avante, quer por questões financeiras, quer pela priorização dos problemas originados pelo grave incêndio de 2017. Com um horizonte de concretização nos dois próximos anos, destaco, então, a requalificação do mercado municipal e da zona da ribeira das Hortas, junto à igreja Matriz, com intervenções programadas para o antigo lagar e central elétrica, bem como a construção de novos passadiços na ribeira. Registo, ainda, a requalificação da Escola Cantina Salazar em Centro Interpretativo do Estado Novo, a concretização do núcleo Museológico Municipal, a ligação da Ecopista do Dão à Ecovia do Mondego, a beneficiação do Granjal e da Senhora da Ribeira e a criação de um Parque da Cidade.
A estratégia passa, igualmente, pela captação de mais investimento industrial, a concretizar quer pela expansão, quer pela requalificação dos parques industriais existentes. Apraz-me, também, registar, que, em 2020, é expectável que comecem em laboração três novas empresas, recentemente instaladas nos nossos pólos industriais, as quais vão empregar cerca de três centenas de trabalhadores.
Ao longo do ano, vai também ser dada continuidade e, se possível, reforçado o apoio às nossas associações, enquanto elementos cruciais na dinamização cultural e desportiva, na promoção das artes e preservação das tradições, e, sobretudo, enquanto símbolos da união e solidariedade das nossas gentes.
Ao nível da educação, mantém-se uma estratégia assente no incremento da qualidade, com o investimento a passar, sobretudo, pela promoção do sucesso educativo, bem como pela diversidade e excelência da oferta das atividades de enriquecimento curricular, animação e apoio à família. A pensar na melhoria contínua, é ainda objetivo levar avante a requalificação das instalações da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos e das piscinas municipais.
Na área da saúde, o projeto mais relevante continua a ser a Unidade de Saúde de São João de Areias. Já a nível da Ação Social, o foco da intervenção alia o apoio aos mais carenciados, a promoção da igualdade de oportunidades, e os idosos, através do incremento de projetos vocacionados para o envelhecimento ativo.

E é neste clima de confiança e de esperança no futuro, que expresso votos de que 2020 seja um ano bom e decisivo para o futuro de Santa Comba Dão e de todos os santacombadenses. Reitero o orgulho que tenho na comunidade que somos, uma comunidade forte, unida e resiliente. Uma comunidade, que soube reerguer-se em momentos incrivelmente difíceis, olhar em frente, abrir e construir caminhos para um futuro melhor. A todos os santacombadenses, desejo o melhor de 2020!


O presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão
Leonel Gouveia

Atualizado em 17-01-2020

Visitas: 566

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt