A+ A A-

Projeto "Ás do Dão" ganhou Concurso Municipal de Ideias e Negócio do projeto Wanted

Decorreu ontem, 7 de maio, na Escola Secundária de Santa Comba Dão, o concurso municipal de ideias de negócio, realizado no âmbito do projeto Wanted - Escolas Empreendedoras da Comunidade Intermunicipal (CIM) Dão Lafões.

 

 

Trata-se de um desafio lançado a alunos do Ensino Secundário e Profissional dos municípios da CIM, que são incitados  a observar o território e a identificar oportunidades que se possam concretizar em negócios inovadores,  com impacto positivo para o território. O objetivo é promover  uma "educação escolar mais comprometida com o desenvolvimento da região, bem como professores e alunos mais implicados nas suas comunidades locais e ecossistemas empreendedores".

Em Santa Comba Dão, as  ideias de negócio foram dadas a conhecer por seis  alunos do ensino profissional, que  apresentaram três  projetos inovadores e diferenciadores. No decurso da apresentação, os jovens empreendedores efetuaram uma caracterização do mercado e uma análise Swot, avaliando a produção, os custos associados e a própria promoção e comercialização dos produtos propostos.

 O projeto "Ás do Dão"  foi o grande vencedor do desafio, tendo sido apresentado por Pedro Costa, do curso profissional de Restauração  - Bar / Mesa,  e  Vanessa Pereira,  do curso profissional de Proteção Civil.  A ideia traduz-se num baralho de cartas versátil   que incorpora um questionário sobre aspetos patrimoniais do território concelhio. Em segundo lugar ficou o projeto "Aromática", de Francisca Ferreira e Inês Santos, do curso profissional de Restauração -  Bar / Mesa, que consiste num edredão, cujo enchimento contém ervas aromáticas, com propriedades terapêuticas. O terceiro posto foi ocupado pela dupla constituída por Ricardo Venâncio e Gonçalo Rodrigues, também do curso profissional de Restauração - variante Bar, que mostrou à plateia o seu conceito de uma multifuncional mesa, com iluminação de  Led's - a Ladder Table.

Os  participantes foram felicitados pela vereadora Carla Cunha do Município de Santa Comba Dão, que elogiou o espírito empreendedor dos jovens alunos, dando-lhes os parabéns pela ideias e projetos apresentados. A edil destacou também o importante papel que  Teresa Rua tem vindo a desempenhar, ao longo dos anos, na participação dos alunos no projeto WATED e o facto de a ela se ter juntado Ana Craveiro também como professora  embaixadora do referido projeto na Secundária de Santa Comba Dão. Carla Cunha integrou  - a  par de António João Ferraz, da Direção do Agrupamento de Escolas e Manuela Marques, coordenadora dos cursos profissionais da Escola Secundária -   o júri que avaliou os jovens empreendedores e que os aconselhou  sobre melhorias que poderiam ser introduzidas nos diferentes projetos

Todos os participantes ganharam vouchers para compras  no comércio local e os dois proponentes vencedores  um "bilhete" para uma viagem a Madrid, onde vão conhecer, com outros jovens vencedores dos municípios da CIM, o ambiente empreendedor da capital espanhola.

A final Intermunicipal do Concurso de Ideias e Negócio realiza-se a dia 31 de maio, no Instituto Politécnico de Viseu, e o projeto "Ás do Dão" é uma das ideias finalistas a concurso.

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt