A+ A A-

Exposição fotográfica "Tapetes com Flores do Corpo de Deus"

Cartaz - Exposição fotográfica "Tapetes com Flores do Corpo de Deus"Em  junho, o Posto de Turismo de Santa Comba Dão (Casa dos Arcos) recebe a exposição fotográfica  "Tapetes com Flores do Corpo de Deus", que reúne fotografias de Mário Costa, Vítor Corveira e João Vicente sobre esta tradição e manifestação religiosa do concelho.  A mostra encontra-se aberta ao público de segunda a sexta-feira, podendo ser visitada no horário compreendido entre as 09h00 e as 16h00.



Através dos trabalhos destes fotógrafos do concelho é dada a conhecer uma das tradições mais enraizadas no concelho:  a ornamentação das ruas com tapetes de flores, aquando da procissão do Corpo de Deus. Construídos com flores naturais, estes tapetes com motivos religiosos proporcionam um cenário de rara beleza, que, todos os anos, atrai muitas pessoas a Santa Comba Dão.


Tapetes Com Flores Do Corpo de Deus


O Corpo de Deus, ou Corpus Christi, é uma celebração cristã católica, que acontece anualmente 60 dias após a Páscoa, na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade. Com esta solenidade, pretende-se realçar o fundamental da fé cristã que se traduz no reconhecimento da presença real de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia.

A procissão é uma das suas expressões mais reconhecidas desta celebração, estando em muitos pontos do país associada, desde o século XVIII, à construção de bonitos tapetes de flores que acompanham o percurso processional.

Em Santa Comba Dão, a população une esforços e, numa demonstração grandiosa de fé e bairrismo, constrói magníficos tapetes de flores que ficam a ornar o percurso por onde passa a procissão, talvez uma das mais antigas e participadas de todas as procissões do concelho.

  Com motivos ligados à religião, os tapetes são feitos exclusivamente com flores naturais, dando, assim, esplendor às  ruas num cenário único de rara beleza, em que são apresentadas autênticas obras de arte. Com raízes na sede de concelho, esta é uma tradição que já se estende a outras freguesias de Santa Comba Dão, onde também podem ser apreciados belos exemplares de tapetes de flores

Nesta exposição fotográfica, com trabalhos gentilmente cedidos pelos três fotógrafos participantes, vão ser reveladas verdadeiras obras de arte, construídas pela população, que ornamentam as ruas por altura do Corpo de Deus, suscitando a admiração geral e atraindo a Santa Comba Dão muitas pessoas.


Visite Santa Comba Dão e assista às Festas do Corpo de Deus. Partilhe  uma das tradições mais marcantes do concelho e das suas gentes.

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt