A+ A A-

Mais expositores na 6.ª edição da Mostra das Broinhas de Santa Columba | Feiras de Artes / Ofícios e da Farinha

Na inauguração da Mostra das Broinhas de Santa Columba | Feiras de Artes / Ofícios e da FarinhaNos dia 1 e de junho, Santa Comba Dão voltou a receber mais uma edição da Mostra de Broinhas de Santa Columba, que se fez acompanhar das Feiras de Artes / Ofícios e da Farinha e de atividades comemorativas do Dia Mundial da Criança.

 

A organização esteve, uma vez mais, a cargo do Município e da União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, entidades que mostraram satisfação pelo crescimento de expositores de broinhas e de Mostra de Broinhas de Santa Columba outros produtos que têm farinha na essência da confeção, como pães, broas, doces, bolos e até bolas recheadas. E para dar a conhecer como se faz, esteve a laborar, durante os dois dias do certame, um forno a lenha onde saíram extraordinários produtos de panificação que fizeram as delícias dos visitantes da mostra.


A estes produtos, juntaram-se outras iguarias de fazer crescer água na boca, como enchidos e produtos de fumeiro, joaquinzinhos e outros deliciosos petiscos , que combinaram, na perfeição, sabores, texturas e aromas, convidando à confraternização e celebração à volta da mesa.

O artesanato,  os ofícios tradicionais e várias  bancas promotoras de causas solidárias  também preencheram o recinto, que  foi palco de muita animação, com atuações da Filarmónica de Santa Comba Dão, de alunos da Universidade Sénior, da Tuna de Santo Estevão, e de Magda Sofia. Animação também os petizes que passaram pela Mostra, que tiveram a oportunidade de  levar um balão e uma pintura facial a gosto.
Tal como os presidentes da Câmara, Leonel Gouveia, e da União de Freguesias, José Augusto Sousa, fizeram questão de sublinhar, esta mostra honrou sobretudo a tradição santacombadense da produção de broinhas, um produto local, com características únicas, que se pretende tornar vendável a nível regional e também nacional. Um produto de excelência, com história e raizes locais, que esteve  aliado a outros saberes e sabores, num evento enriquecedor da oferta gastronómica e turística do concelho.

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt