A+ A A-

Marchas Populares evocaram tradições e costumes locais

NoticiaMarchas2Nas noites de 15 e 30 de junho e de 6 de julho celebraram-se os Santos Populares, com os tradicionais desfiles e atuações dos grupos de marchantes, que vestiram a camisola, interpretando, com entrega e bairrismo, as cores das localidades e entidades representadas. O público aderiu em elevado número, aplaudindo as músicas e coreografias, que evocaram tradições e vivências populares das nossas gentes.

 

 Santa Comba Dão, São João de Areias e Óvoa receberam estas noites, de forte tradição popular, que contaram com a participação das marchas dos "Pais Unidos do Centro Escolar Sul", de Óvoa e Vimieiro, São João de Areias e Tuna de Santo Estevão. Na primeira destas noites de celebração popular atuou, ainda, a marcha do Coval.

Ao longo destes três dias de marcha, a atuação dos grupos de marchantes foi acompanhada por Bandas Filarmónicas do concelho, que animaram esta festa com fortes raizes populares, onde não faltaram os petiscos da época, como as sardinhas, papas e outras iguarias.

 

As marchas participantes

Apadrinhada por Anabela Mendes e Pedro Leitão, a marcha "Pais Unidos do Centro Escolar Sul" teve como tema "Marcha Unida" , numa composição de Hugo Miranda. As ensaiadoras foram Lúcia, Andreia e Cristina Lopes.

"Vindimas" deu o mote à composição da Marcha de Óvoa e Vimieiro. Paula Correia foi madrinha desta marcha, que reuniu um elevado número de marchantes, ensaiados por Hélder Onofre. Nuno Mateus foi o responsável pela letra e música da marcha.

"A Marcha das Tradições" foi apresentada por São João de Areias. Ensaiados por Carla Rodrigues, os marchantes, apadrinhados por Alfredo Hervet e Irene Correia, desfilaram e atuaram ao som de um tema de Hélder Borges e da Filarmónica de São João de Areias.

"Música" foi o tema da marcha da Tuna de Santo Estevão, que foi ensaiada  por Cristina Lopes e apadrinhada por Alice Nunes. O tema teve a autoria partilhada entre José Nunes e Daniel Coelho - música e Henrique Costa - letra.

A Marcha do Coval, teve como tema "Jardins da Nossa Aldeia". Apadrinhada por Fernando Pinto Ferreira, de 86 anos, a marcha foi ensaiada por Patrícia Sousa, que também assinou o arranjo musical.






Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt