A+ A A-

A importância da atividade agrícola dá mote a seminário em Santa Comba Dão

cartaz - Seminário AgrícolaSanta Comba Dão recebe, no dia 26 de julho, um Seminário Agrícola, de participação livre, destinado a agricultores, agentes da fileira agrícola e todos os interessados na vasta área da agricultura.

 

Em foco, e a par de temas  como os Estatutos da Agricultura Familiar e do Jovem Empresário Rural, vão estar em destaque os Circuitos Curtos Agroalimentares e Medidas de Apoio ao Investimento Agrícola, entre outras questões pertinentes e na ordem do dia. No fundo, pretende-se destacar a importância da atividade agrícola enquanto complemento da economia familiar e como indutora da fixação da população, potenciando o crescimento económico e social do território.

A organização desta iniciativa - que decorre no Auditório Municipal (antigo Quartel dos Bombeiros) a partir das 16h45 -  é partilhada pelo Município de Santa Comba Dão e Confederação Nacional de Agricultura (CNA), através do Balcão do Agricultor, Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e ADICES - Associação de Desenvolvimento Local.

De forma mais específica, ao longo do encontro, os oradores, em representação das entidades organizadoras,  vão  dar a conhecer  o Estatuto da Agricultura Familiar publicado em Diário da República através do Decreto-Lei n.º 64/2018, de 7 de agosto e regulamentado pela Portaria n.º 73/2019 de, 7 de março e   apresentar o Estatuto do Jovem Empresário Rural criado através do Decreto-Lei n.º 9/2019, de 18 de janeiro e regulamentado pela Portaria n.º 143/2019, de 14 de maio. Vão, de igual modo, ser caracterizadas as várias alternativas de escoamento do produto agrícola através das modalidades de Circuitos Curtos Agroalimentares, sendo reforçada a importância das Medidas de Apoio ao Investimento Agrícola ainda disponíveis no atual quadro comunitário ao nível do PDR2020, nomeadamente na sua vertente local/territorial – Abordagem LEADER.

A abertura deste seminário vai estar a cargo de Joaquim Agostinho Marques, vice-presidente do Município, e de João Carlos Figueiredo, coordenador do Grupo de Ação Local (GAL) - ADICES, que no final do encontro vão apresentar a Visão 2020-2030, respetivamente, para o concelho de Santa Comba Dão e para o território da GAL - ADICES.


PROGRAMA

16h45 Receção dos participantes

17h00 Sessão de Abertura
• Joaquim Agostinho Marques (Vice Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão)
• João Carlos Figueiredo (Coordenador do GAL - ADICES)

17h20 Início das Intervenções

Valências do Balcão do Agricultor
• Cláudio Jesus (Balcão do Agricultor de Santa Comba Dão)

Estatuto da Agricultura Familiar
Estatuto do Jovem Empresário Rural
• Pedro Santos (Direção da Confederação Nacional da Agricultura)

Circuitos Curtos Agroalimentares
• Rosa Guilherme (Técnica Superior da Esc. Sup. Agrária de Coimbra)

Medidas de apoio ao investimento - Abordagem LEADER
• Marisa Cantarinhas e Jorge Batista (Equipa Técnica do GAL - ADICES)

18h30 Debate

19h15 Conclusões

19h30

Visão 2020-2030 para o Concelho de Santa Comba Dão
• Joaquim Agostinho Marques (Vice Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão)

Visão 2020-2030 para o Território do GAL ADICES
• João Carlos Figueiredo (Coordenador do GAL - ADICES)

20h00 Encerramento


Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt