A+ A A-

Município promove a realização de várias obras e intervenções pelo território concelhio

Muro das CortinhasEntre julho e agosto, há a registar a  execução de  obras de beneficiação, reabilitação e construção, em diversos  itinerários e localidades do território concelhio, realizadas quer por empreitada, quer por administração direta, ou seja, através dos serviços internos do Município.  As referidas intervenções  têm incidido, sobretudo, na beneficiação e reparação de vias, remodelação de redes de águas e saneamento, bem como na manutenção de espaços públicos.

 

Construção de muro de suporte na rua das das Cortinhas | Nagozela
Decorre a construção de um muro de suporte do talude e da segurança da plataforma  da rua das Cortinhas, em Nagozela. Com uma extensão de cerca 55 metros,  o novo muro vem substituir a  anterior estrutura, que havia desmoronado, devido às cheias verificadas nos últimos anos, na ribeira de Nagozela.

Trata-se de uma empreitada com o prazo de execução  de um mês, a cargo da empresa Socriz – Construçoes do Criz , Lda, que foi adjudicada pelo valor de  30 mil e 280 Euros (mais Iva).

Entre outras intervenções, a empreitada inclui  a construção de fundações e do próprio muro contínuo em betão,  a reconstrução das barreiras e taludes e  arranjos de pavimento e valetas contíguos ao muro. Vai ainda ser desobstruído o leito da ribeira, na medida em que a obstrução verificada estava a destruir os próprios taludes de proteção das fundações do muro.

Desta forma, promove-se a salvaguarda da zona de regadio existente na área de intervenção, que havia sido afetada com o desmoronamento do talude.


Remodelação das redes de saneamento e águas pluviais - Treixedo - Fonte da Novena
Em Treixedo, na zona Fonte da Novena, procedeu-se à remodelação das redes de saneamento e águas pluviais, através da  alteração de troços, numa extensão aproximada de 60 metros. Nesta intervenção, que se prolongou ao longo de duas semanas,  efetuou-se  a  substituição de tubagens, por novos exemplares em propileno, com 630 mm de diâmetro para águas pluviais e 250 mm para as redes de saneamento.

É de salientar que esta e outras intervenções que têm vindo a ser realizadas neste âmbito, promovem  a otimização do funcionamento de infraestruturas de redes, traduzida numa maior durabilidade dos materiais, sustentabilidade e eficiência de recursos.


Reabilitação de acesso - Edifício Miroai na Avenida de Santo Estevão
Foram requalificados os  acessos à urbanização Miroai, em Santa Comba Dão, um edifício localizado nas Avenidas de Santo Estêvão e Humberto Delgado, que possibilita a travessia pedonal entre as duas vias. A intervenção incidiu, sobretudo, na área de cedência pública, localizada do lado da Avenida Santo Estevão, que registava degradação do piso, escadas e outras estruturas.

Neste quadro, há a referir o respetivo restauro das escadarias,  construção de muro e aplicação de gradeamento.


Pavimentação de acesso na zona da Várzea | Santa Comba Dão
Em Santa Comba Dão, foi pavimentado o acesso à zona da Várzea, através da Avenida Sá Carneiro, com aplicação de calçada em cubo  de granito, na estrada que conduz às habitações aí existentes. Procedeu-se, de igual modo, à criação de  um largo e de três lugares de estacionamento para os habitantes.


Reparação de coletor de águas residuais - Treixedo | Avenida Pedra da Sé
Na Avenida Pedra da Sé, em Treixedo, foi recentemente concluída a reparação do coletor de águas residuais, com respetiva reparação do passeio adjacente.


Substituição de pavimento junto à capela de Real | São Joaninho
No passeio contíguo à capela de Real, na freguesia de São Joaninho, está a ser efetuada a substituição de pavimento em pavé hexagonal por calçada em cubo de granito, estando neste momento a decorrer os trabalhos de calcetamento.

É de referir, que esta beneficiação se encontra harmonizada com a recente requalificação do largo da capela.


Criação do parque de estacionamento em Cagido e apoio na requalificação das instalações elétricas| junto à União Cultural e Desportiva de Cagido
Numa ação de colaboração com a União Desportiva de Cagido, o Município de Santa Comba Dão está a levar a cabo diversos trabalhos conducentes à criação  de um parque de estacionamento no exterior da coletividade, com capacidade aproximada para 15 viaturas. Depois de efetuado o desaterro, a área destinada ao parqueamento vai ser asfaltada, para posterior pintura e demarcação dos lugares.

Ainda no quadro desta colaboração, a autarquia tem vindo a apoiar, através da cedência de recursos humanos, a alteração e requalificação das instalações elétricas  da coletividade, bem como a substituição de todas as luminárias para  o sistema LED,  que constituem uma opção mais sustentável.


Pintura de passadeiras em Santa Comba Dão
O Município está a reforçar, um pouco, por toda a cidade de Santa Comba Dão a pintura de passadeiras de peões. Esta intervenção, que teve início em julho, prolonga-se até agosto, contemplando um total de uma dezena de passadeiras. De cariz periódico, esta ação vem reforçar a segurança dos peões.



Trabalhos de limpeza urbana
A par das obras por administração direta têm vindo a ser efetuados trabalhos regulares de limpeza urbana, e de arranjo e limpeza de  espaços verdes um pouco por todo o território concelhio.

 

 

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt