TRANSPORTES ESCOLARES

raparigabus 1418816893

É da competência da Câmara Municipal de Santa Comba Dão assegurar, organizar e gerir os transportes escolares no concelho.

A quem se destina
Os transportes escolares consistem, conforme legislação em vigor, na oferta do serviço de transporte  aos alunos do ensino básico, entre o local da residência e os estabelecimentos que frequentam.

Embora não se trate de um imperativo legal, a Câmara Municipal, por uma questão de igualdade de acesso, possibilita ainda aos alunos do pré-escolar a possibilidade de usufruírem de transporte escolar mediante o pagamento de um valor mensal.

São também apoiados os alunos que frequentam, fora do município, áreas de ensino inexistentes nos estabelecimentos do concelho.

Onde e como requerer
O pedido de transporte escolar é feito no Balcão Único de Atendimento, presencialmente ou on-line, através do preenchimento de requerimento até ao último dia de aulas do ano letivo anterior (preferencialmente) e/ou quando se verifique necessidade de solicitar o serviço por motivos devidamente justificados.

Quem efetua
Os transportes escolares são efetuados pelo operador público "Transdev", e por viaturas afetas ao Município.
A Autarquia estabelece ainda parcerias com diversas entidades locais de modo a garantir uma maior área de abrangência do serviço.

Custo
Ensino Pré-Escolar
O transporte escolar tem um custo mensal de 5,00 euros/criança.
Ensino Básico
O transporte escolar é gratuito.
Regime especial de comparticipação
O custo do passe escolar é comparticipado, em 50% do seu valor, para os alunos do ensino secundário que frequentam, fora do município, áreas de ensino inexistentes nos estabelecimentos do concelho

Horários e Linhas de Transportes 2015/2016 - Transdev
Chamadouro-Tondela (via São Joaninho)
Nagosela-Santa Comba Dão
Oveiro-Santa Comba Dão (via Cagido)
Santa Comba Dão-Póvoa dos Mosqueiros
Santa Comba Dão-Tondela (via Nagosela)
Coimbra-Viseu
Santa Comba Dão-Oliveira do Hospital

Atualizado em 03-11-2015

Visitas: 2602

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR - REFEIÇÕES

DSC 7351

O custo das refeições para os encarregados de educação é determinado pelo Ministério da Educação. No ano letivo 2015/2016 o preço da refeição no ensino pré-escolar é de 1.00 euros/dia e no 1º ciclo é de 1.46 euros/dia.

O custo das refeições para alunos que usufruem de auxílios económicos é o seguinte:

Ensino Pré-Escolar
    Escalão B
- 0,50 euros (correspondente a 50% do valor base da refeição)
    Escalão A
- gratuito

1º Ciclo
    Escalão B - 0,73 euro (correspondente a 50% do valor base da refeição)
    Escalão A - gratuito

Visitas: 1170

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR - Auxílios Económicos

Listagem dos alunos beneficiários, por Centro Escolar, e dos respetivos escalões de auxílios económicos.

Atualizado em 19-01-2016

Visitas: 1135

EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

• A educação pré-escolar destina-se às crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico e é ministrada em estabelecimentos de educação pré-escolar.
  • A frequência da educação pré-escolar é facultativa, no reconhecimento de que cabe, primeiramente, à família a educação dos filhos, competindo, porém, ao Estado contribuir ativamente para a universalização da oferta da educação pré-escolar.
  • Por estabelecimento de educação pré-escolar entende-se a instituição que presta serviços vocacionados para o desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe atividades educativas e atividades de apoio à família.

A educação pré-escolar tem como objetivos:

• Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática, numa perspectiva de educação para a cidadania;
  • Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva  consciência do seu papel como membro da sociedade;
  • Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
  • Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
  • Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  • Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente no âmbito da saúde individual e coletiva;
  • Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.

Adaptado da Lei n.º 5/97, de 10 de Fevereiro - (Lei Quadro da Educação Pré-Escolar)

Visitas: 825

ENSINO PÚBLICO - Listagem de Escolas

Escola Secundária /3 de Santa Comba Dão (Escola sede)