A Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão insere-se no âmbito da criação de parcerias que consolidem dinâmicas de trabalho colaborativo ao nível da organização, gestão e disponibilização de recursos documentais, bem como da promoção de dinâmicas na área das literacias. Fazem parte desta rede a Biblioteca Municipal Alves Mateus e as cinco Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
Para mais informações consulte o sítio oficial da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão em http://rbscd.cm-santacombadao.pt
Atualizado em 31-10-2018
Visitas: 4422
A Biblioteca Municipal Alves Mateus encontra-se instalada no 1º andar da Casa dos Arcos, edifício do Séc. XVII, antigo solar dos Horta e Costa, Barões de Santa Comba Dão. Inicialmente criada com ofertas de populares, foi mais tarde enriquecida com a biblioteca particular do Cónego Alves Mateus, oferecida pelo Dr. António da Silveira, seu herdeiro. Desta, destaca-se a 1ª edição da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto de 1614.
A Biblioteca Municipal integra a Rede Nacional de Leitura Pública.
A Biblioteca Municipal Alves Mateus tem como objetivos:
Áreas e Serviços
Os serviços prestados são inteiramente gratuitos, com exceção do serviço de reprografia e as impressões. Para mais informações consulte o Guia da Biblioteca Municipal Alves Mateus ou contacte-nos através dos seguintes meios:
Segunda / Sexta-feira
09H30 - 17h00
Biblioteca Municipal Alves Mateus
Rua de Santa Columba
3440-361 Santa Comba Dão
Tel.: 232 880 500
Fax: 232 880 501
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Coordenadas GPS: N 40º 23' 46" , W 8º 07' 49"
Atualizado em 10-01-2019
Visitas: 103600
A área da Cultura está inserida na Divisão de Desenvolvimento Social e Humano (DDSH) que é definida pelos seguintes pontos:
A Divisão de Desenvolvimento Social e Humano (DDSH) tem como missão contribuir para o bem-estar geral do Município pela implementação e operacionalização de políticas de desenvolvimento social, educativo, cultural, desportivo e de saúde pública.
a. Planear, programar, coordenar e controlar as atividades da Divisão;
b. Assegurar a implementação do sistema de controlo interno na Divisão;
c. Gerir os recursos humanos afetos à Divisão;
d. Conceber, propor e implementar novas metodologias conducentes à obtenção de ganhos de eficácia, eficiência e satisfação dos utilizadores dos serviços da Divisão;
e. Assegurar e promover o relacionamento funcional com as outras áreas orgânicas da Câmara;
(...)
a. Apoiar as associações culturais do concelho, estabelecendo parcerias na organização de eventos;
b. Assegurar a promoção das diferentes formas de arte pelo ensino e organização de espetáculos;
c. Promover artistas nacionais, pela realização de exposições de produtos e feiras de Artesanato;
d. Organizar a realização de encontros e conferências de temáticas diferenciadas;
e. Desenvolver atividades conjuntas com Escolas do Concelho, de modo a desenvolver o interesse e a componente cultural das classes escolares;
f. Apoiar atividades lúdicas solicitadas e desenvolvidas por entidades particulares;
g. Exercer as demais funções que lhe forem cometidas.
a. Promover o inventário, catalogação, classificação e arrumação dos vários suportes documentais;
b. Assegurar o atendimento dos utilizadores de acordo com a regulamentação interna;
c. Promover ações de dinamização e iniciativa da prática da leitura através da realização de iniciativas de intercâmbio cultural;
d. Proceder à renovação regular dos suportes documentais;
e. Promover a constituição e organização de um fundo documental local;
f. Elaborar e promover projetos de animação cultural na área do município.
g. Exercer as demais funções que lhe forem cometidas.
(...)
Atualizado em 31-10-2018
Visitas: 102162
A Casa da Cultura de Santa Comba Dão deslumbra pela sua dimensão e localização, permitindo a leitura interdisciplinar de uma vasta e diversa paisagem.
As raízes histórico-culturais dos habitantes das povoações, vilas e cidades desta zona do país, nomeadamente da cidade de Santa Comba Dão, são uma realidade sentida e reconhecida, como demonstra o seu passado Histórico, o seu Património Arquitetónico, Arqueológico e Cultural.
A concretização da Casa da Cultura foi fundamental, espelhando todo um passado nobre e rico em tradição, perspetivando um futuro com sucesso e inovador. Prende-se com a vontade de criar uma «Casa» que fomente a realização de todo o tipo de atividades culturais, nomeadamente no campo musical, do teatro, do cinema, e de um modo geral, de toda a espécie de artes performativas, colmatando, desta forma, uma lacuna cultural no concelho e mesmo na região.
O Projeto teve como objetivo principal dar corpo a um projeto inacabado (desde 1949 que o edifício sempre teve na sua génese de conceção o ideal de uma Sala de Espetáculos).
O edifício original, da autoria do Arquitecto Bastos, distinto portuense da sua época, contemplava já no seu projeto de Arquitectura, a construção de uma Sala de Espetáculos com uma plateia prevista para 570 lugares. De todo o conjunto projetado, somente foi executada uma parte do edifício – a “CASA DO POVO”, inaugurada em 28 de abril de 1949.
Desde então, à Casa do Povo, sempre lhe ficou associada a memória coletiva de várias gerações.
A escolha do edifício da antiga Casa do Povo surgiu como a oportunidade de revitalizar um edifício, de alguma forma marcante no consciente coletivo concelhio, pela sua forma arquitectónica, como exemplo da Arquitetura da primeira metade do século XX.
A Casa da Cultura desenvolve-se em dois núcleos distintos - o antigo e o novo - cuja ligação arquitectónica se estabelece por um novo conjunto de volumetrias, necessárias para o desenvolvimento interior dos espaços exigidos para cumprimento do programa (espaços principais e de apoio).
O primeiro núcleo, composto pelo edifício já existente, com dois pisos e uma cave, é caracterizado por ser portador de uma imagem muito forte (edifício nobre), característico da sua época de concepção - marcante pela sua fachada principal - através dos arcos que a constituem e pelo uso de blocos de granito.
O segundo núcleo tenta preservar o mais possível os valores do edifício existente, através do uso parcial de granito nas fachadas novas.
Contactos:
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Coordenadas GPS: N 40º 23' 55º , W 8º 07' 50º
Atualizado em 31-10-2018
Visitas: 12101