Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão

Logotipo RBSCD 130x85A Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão insere-se no âmbito da criação de parcerias que consolidem dinâmicas de trabalho colaborativo ao nível da organização, gestão e disponibilização de recursos documentais, bem como da promoção de dinâmicas na área das literacias. Fazem parte desta rede a Biblioteca Municipal Alves Mateus e as 5 Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
 
Para mais informações consulte o sítio oficial da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão em http://rbscd.cm-santacombadao.pt

Atualizado em 12-04-2013

Visitas: 3352

Biblioteca Municipal Alves Mateus

Logotipo Biblioteca Alves Mateus MedioA Biblioteca Municipal Alves Mateus encontra-se instalada no 1º andar da Casa dos Arcos, edifício do Séc. XVII, antigo solar dos Horta e Costa, Barões de Santa Comba Dão. Inicialmente criada com ofertas de populares, foi mais tarde enriquecida com a biblioteca particular do Cónego Alves Mateus, oferecida pelo Dr. António da Silveira, seu herdeiro. Desta, destaca-se a 1ª edição da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto de 1614.

 

A Biblioteca Municipal integra a Rede Nacional de Leitura Pública.

 

A Biblioteca Municipal Alves Mateus tem como objectivos:

  • Facilitar o acesso da população, através do empréstimo ou consulta local, a livros, periódicos, documentos audiovisuais e outros tipos de documentação, independentemente do seu suporte dando resposta às necessidades de informação, lazer e educação permanente no pleno respeito pela diversidade de gosto e escolhas, segundo os princípios definidos pelo Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas Públicas;
  • Fomentar e promover o gosto pela leitura;
  • Criar condições para a fruição da criação literária, científica e artística, proporcionando o desenvolvimento da capacidade crítica do cidadão;
  • Valorizar, promover, conservar e difundir o património respeitante ao Fundo Local, contribuindo para reforçar a identidade cultural da comunidade;
  • Apoiar a educação individual e a auto-formação, assim como a educação formal a todos os níveis;
  • Difundir informação útil e actualizada, em diversos suportes, recorrendo à utilização das Novas Tecnologias da Informação.

 

Áreas e Serviços

  • Recepção;
  • Serviços Técnicos;
  • Sala de Audiovisuais e Multimédia;
  • Periódicos;
  • Sala de Adultos;
  • Sala Infanto-Juvenil;
  • Sala do Conto;
  • Sala do Fundo Antigo;
  • Consulta Local;
  • Empréstimo Domiciliário;
  • Reprografia;
  • Animação/Hora do Conto;
  • Internet;
  • SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares.


Os serviços prestados são inteiramente gratuitos, com excepção do serviço de reprografia e as impressões. Para mais informações consulte o Guia da Biblioteca Municipal Alves Mateus ou contacte-nos através dos seguintes meios:

 

Horário:

Segunda / Sexta-feira
09:00H - 12:30H
14:00H - 17:30H

 

Contactos:

Biblioteca Municipal Alves Mateus
Rua Santa Columba
3440-361 Santa Comba Dão

Tel.: 232 880 500
Fax: 232 880 501

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Coordenadas GPS: N 40º 23' 46" , W 8º 07' 49"

 

 

Atualizado em 09-10-2013

Visitas: 102399

Cultura

A área da Cultura está inserida na Divisão de Desenvolvimento Social e Humano (DDSH) que é definida pelos seguintes pontos:


1. Missão da Divisão de Desenvolvimento Social e Humano

A Divisão de Desenvolvimento Social e Humano (DDSH) tem como missão contribuir para o bem-estar geral do Município pela implementação e operacionalização de políticas de desenvolvimento social, educativo, cultural, desportivo e de saúde pública.

 

2. Competências gerais da DDSH:

a. Planear, programar, coordenar e controlar as actividades da Divisão;

b. Assegurar a implementação do sistema de controlo interno na divisão;

c. Gerir os recursos humanos afectos à Divisão;

d. Conceber, propor e implementar novas metodologias conducentes à obtenção de ganhos de eficácia, eficiência e satisfação dos utilizadores dos serviços da Divisão;

e. Assegurar e promover o relacionamento funcional com as outras áreas orgânicas da Câmara;

 

(...)

 

3.4. Cultura e Artes

a. Apoiar as associações culturais do Concelho, estabelecendo parcerias na organização de eventos;

b. Assegurar a promoção das diferentes formas de arte pelo ensino e organização de espectáculos;

c. Promover artistas nacionais, pela realização de exposições de produtos e Feiras de Artesanato;

d. Organizar a realização de encontros e conferências de temáticas diferenciadas;

e. Desenvolver actividades conjuntas com Escolas do Concelho, de modo a desenvolver o interesse e a componente cultural das classes escolares;

f. Apoiar actividades lúdicas solicitadas e desenvolvidas por entidades particulares;

g. Exercer as demais funções que lhe forem cometidas.

 

3.5. Biblioteca Municipal

a. Promover o inventário, catalogação, classificação e arrumação dos vários suportes documentais;

b. Assegurar o atendimento dos utilizadores de acordo com a regulamentação interna;

c. Promover acções de dinamização e iniciativa da prática da leitura através da realização de iniciativas de intercâmbio cultural;

d. Proceder à renovação regular dos suportes documentais;

e. Promover a constituição e organização de um fundo documental local;

f. Elaborar e promover projectos de animação cultural na área do município.

g. Exercer as demais funções que lhe forem cometidas.

 

(...)

Atualizado em 08-05-2012

Visitas: 100735

Casa da Cultura

Logotipo Casa da CulturaA Casa da Cultura de Santa Comba Dão deslumbra pela sua dimensão e localização, permitindo a leitura interdisciplinar de uma vasta e diversa paisagem.

As raízes histórico-culturais dos habitantes das povoações, vilas e cidades desta zona do país, nomeadamente da Cidade de Santa Comba Dão, são uma realidade sentida e reconhecida, como demonstra o seu passado Histórico, o seu Património Arquitectónico, Arqueológico e Cultural.

A concretização da Casa da Cultura foi fundamental, espelhando todo um passado nobre e rico em tradição, perspectivando um futuro com sucesso e inovador. Prende-se com a vontade de criar uma «Casa» que fomente a realização de todo o tipo de actividades culturais, nomeadamente no campo musical, do teatro, do cinema, e de um modo geral, de toda a espécie de artes performativas, colmatando, desta forma, uma lacuna cultural no concelho e mesmo na região.

Projecto de remodelação, ampliação e transformação

O Projecto teve como objectivo principal dar corpo a um projecto inacabado (desde 1949 que o edifício sempre teve na sua génese de concepção o ideal de uma Sala de Espectáculos).

O edifício original, da autoria do Arquitecto Bastos, distinto portuense da sua época, contemplava já no seu projecto de Arquitectura, a construção de uma Sala de Espectáculos com uma plateia prevista para 570 lugares. De todo o conjunto projectado, somente foi executada uma parte do edifício – a “CASA DO POVO”, inaugurada em 28 de Abril de 1949.

Desde então, à Casa do Povo, sempre lhe ficou associada a memória colectiva de várias gerações.

A escolha do edifício da antiga Casa do Povo surgiu como a oportunidade de revitalizar um edifício, de alguma forma marcante no consciente colectivo concelhio, pela sua forma arquitectónica, como exemplo da Arquitectura da primeira metade do século XX.

A Casa da Cultura desenvolve-se em dois núcleos distintos - o antigo e o novo - cuja ligação arquitectónica se estabelece por um novo conjunto de volumetrias, necessárias para o desenvolvimento interior dos espaços exigidos para cumprimento do programa (espaços principais e de apoio).


O primeiro núcleo, composto pelo edifício já existente, com dois pisos e uma cave, é caracterizado por ser portador de uma imagem muito forte (edifício nobre), característico da sua época de concepção - marcante pela sua fachada principal - através dos arcos que a constituem e pelo uso de blocos de granito.

 

O segundo núcleo tenta preservar o mais possível os valores do edifício existente, através do uso parcial de granito nas fachadas novas.

 

Contactos:

Telefone: 232 880 570

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Coordenadas GPS: N 40º 23' 55º , W 8º 07' 50º

 

 

Atualizado em 26-03-2014

Visitas: 9019

Subcategorias

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt