A+ A A-

Nagosela - Lenda

(versões da lenda de Nagosela)

A primeira lenda consiste no facto de que há algum tempo passara por Nagosela a Rainha que, por motivos de mau tempo, teve de pernoitar na aldeia. Nessa noite, a rainha teve o desejo de comer ovos, que os seus criados prontamente providenciaram.

Quando um dos seus criados os pediu a uma vendedora, ela recusou-se a satisfazer o seu pedido. O criado dirige-se para junto da rainha e profere a seguinte expressão:

- Ovos Negos ela...

 

 

Outra lenda diz respeito a um conjunto de homens que passou por Nagosela e que queriam comprar ovos, tendo ido averiguar quem os vendia.

Quando um deles voltou de mãos vazias, os outros perguntaram o que lhe tinha acontecido para não ter comprado os ovos. Ele respondeu:

- Ovos Negos ela...

 

 

A última lenda de que se fala de um casal, Gundissalvo Moniz e Mumadona, que visitou Nagosela. O casal desejava para o seu jantar uma refeição que incluía ovos.

Quando uma das suas servas saiu à procura de ovos, dirigiu-se a uma vendedora que vendia ovos mas que disse não os ter. A serva chega a casa e diz ao casal:

- Ovos tem mas Negos ela...

 

 

Assim se conclui que o nome de que deriva Nagosela é de uns famosos ovos que foram negados.

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt