Óvoa - Monumentos e locais históricos

São muitos os locais de cariz histórico e cultural, constituídos por monumentos e construções antigas, a visitar na freguesia de Óvoa.

O turista ou visitante pode iniciar a sua viagem histórico-cultural por estas terras, visitando a Igreja Matriz. Construída em 1725, esta igreja é um belíssimo edifício de feição barroca e apresenta na decoração dos interiores uma talha dourada de grande valor artístico.

Há outros monumentos e construções de interesse histórico e cultural por descobrir nesta freguesia: o Pelourinho, data do século XVII e é o monumento nacional que resta da povoação de Óvoa como concelho.

Sendo um dos mais bonitos da Beira Alta, é pouco conhecido. Está situado na Praça Principal, em frente da antiga sede da Junta de Freguesia, outrora Tribunal do Concelho de Óvoa e mais tarde Escola das Raparigas. Como muitos outros, o pelourinho é constituído por três degraus circulares, uma coluna e no topo, a chamada gaiola, ornamentada com belos motivos arquitetónicos.