São Joaninho - Monumentos e locais históricos

São muitos os locais de cariz histórico e cultural, constituídos por monumentos e construções antigas, a visitar na freguesia de São Joaninho.

O turista ou visitante pode iniciar a sua viagem histórico-cultural por estas terras, visitando a Igreja Matriz datada do século XVI ou XVII com fachada de estilo neo-clássico. Segundo uma lenda antiga, parte da pedra terá vindo do Mosteiro de São Jorge, entretanto desaparecido.

Há outros monumentos e construções de interesse histórico e cultural por descobrir nesta freguesia: o Cruzeiro situado em Vila Pouca; a Fonte da Avenida; o Solar dos Picanços datado do século XIX, possui brasão, pertence ao estilo casa solarenga e situa-se em Vila Pouca; e o Solar do Oitão, também com brasão e, igualmente, situado em Vila Pouca.

O Lugar de São Jorge, junto ao rio Criz, possui valor de interesse turístico, cinegético e piscatório de que o turista ou visitante pode desfrutar.

As várias povoações que compõem a freguesia mostram o património cultural e arquitetónico de São Joaninho. Existem lagaretas do período Luso-Romano e pequenos lagares com uso ainda nos séculos XII e XIII.

Como património edificado, destaque-se a Igreja Matriz datada do século XVI ou XVII com fachada de estilo neo-clássico; a Capela de Nossa Senhora de Lurdes; os Solares do Oitão e dos Picanços, situados em Vila Pouca, com brasão; a Capela de São Sebastião e Cruzeiro, em Vila Pouca e a Capela de Santo Estevão, em Casal Bom.

Saliente-se, também, o lugar de São Jorge, junto ao rio Criz, que possui valor de interesse turístico, cinegético e piscatório.