A+ A A-

São Joaninho - Monumentos e locais históricos

São muitos os locais de cariz histórico e cultural, constituídos por monumentos e construções antigas, a visitar na freguesia de São Joaninho.

O turista ou visitante pode iniciar a sua viagem histórico-cultural por estas terras, visitando a Igreja Matriz datada do século XVI ou XVII com fachada de estilo neoclássico. Segundo uma lenda antiga, parte da pedra terá vindo do Mosteiro de São Jorge, entretanto desaparecido.

Há outros monumentos e construções de interesse histórico e cultural por descobrir nesta freguesia: o Cruzeiro situado em Vila Pouca; a Fonte da Avenida; o Solar dos Picanços datado do século XIX, possui brasão, pertence ao estilo casa solarenga e situa-se em Vila Pouca; e o Solar do Oitão, também com brasão e, igualmente, situado em Vila Pouca.

As várias povoações que compõem a freguesia mostram o património cultural e arquitetónico de São Joaninho. Existem lagaretas do período luso-romano e pequenos lagares com uso ainda nos séculos XII e XIII.

Como património edificado, destaque-se a Igreja Matriz datada do século XVI ou XVII com fachada de estilo neoclássico; a Capela de Nossa Senhora de Lurdes; os Solares do Oitão e dos Picanços, situados em Vila Pouca, com brasão; a Capela de São Sebastião e Cruzeiro, em Vila Pouca e a Capela de Santo Estevão, em Casal Bom.


Saliente-se, também, O Lugar de São Jorge, junto ao rio Criz, que possui valor de interesse turístico, cinegético e piscatório, de que o turista ou visitante pode desfrutar.

 

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt