A+ A A-

Couto do Mosteiro - Monumentos e locais históricos

São muitos os locais de cariz históricos e cultural a visitar na freguesia do Couto do Mosteiro.

O turista ou visitante pode iniciar a sua viagem histórico-cultural pelo Couto do Mosteiro, visitando a Igreja Matriz. Reconstruida no ano de 1661, em pleno século XVIII, esta igreja pertence ao estilo barroco. É um edifício de grande beleza e simplicidade, com tectos abobados que apresentam pinturas de temática religiosa, e cujas origens remontam a 1550, pois no local terá existido um mosteiro ligado à ordem dos templários e que sofreu modificações em 1661.

De seguida, recomenda-se uma visita ao Pelourinho.

Este monumento data do século XVI. Apresenta fusto torço de configuração cilíndrica encimado por um capitel do tipo “pinha” cónica, assente em base quadrangular com dois degraus à vista. Presume-se que este pelourinho tenha tido mais um degrau em granito.

Recomenda-se, igualmente, uma visita às diversas Capelas existentes na freguesia e que demonstram a religiosidade das populações. Estas Capelas servem de ponto de encontro a muitas festas e romarias que se realizam em honra dos santos padroeiros e das quais se destacam: a Capela de São Brás e a Capela de Nossa Senhora da Graça situada na Gestosa.

 

A freguesia do Couto do Mosteiro é também muito rica a nível arquitetónico.

- Solar dos Costas, datado do século XVIII. Mandado construir no ano de 1768 por Luís Gomes Pires, este solar é também um exemplo do estilo barroco. Possui capela privativa de grande interesse, com Nossa Senhora de Cristo e um arco, para que os senhores da casa pudessem ouvir a missa do coro da capela. Os Costas são os atuais proprietários deste espaço.

- Solar dos Bandeiras, datado de igual período, pertencente ao estilo beirão e situado em Vila de Barba.

- Solar dos Festas; pertencente ao estilo beirão e situado na Colmeosa, este solar data do século XIX.

 

Para além destes monumentos, pode ainda visitar:

- o Miradouro da Colmeosa;

- o Cruzeiro da Pedrosa, construção em granito, com fuste cilíndrico, encimado por uma cruz assente em base quadrangular de dois degraus. Este cruzeiro está ligado à lenda da Cruz da Pedrosa.

- a Casa Perto do Pelourinho; esta casa fora noutros tempos uma escola e julga-se ter pertencido a uma família nobre. Na parede, do lado direito da porta de entrada, existe um brasão com o escudo de armas de Portugal, do tipo pombalino, encimado pela coroa real e que possui a inscrição "a.n.o.d. – e. 1773".

Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Largo do Município 13, 3440-337 Santa Comba Dão       Tel.: 232 880 500 | Fax: 232 880 501 | E-mail: geral@cm-santacombadao.pt