Ir para conteúdo

Informações úteis

» CENTRO DE RECRUTAMENTO DA FORÇA AÉREA - Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar

A Força Aérea tem aberto concurso para admissão ao Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar, para ingresso nos Quadros Permanentes da Força Aérea nas especialidades de Piloto-Aviador, Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Aeródromos, Engenharia Eletrotécnica e Administração Aeronáutica.
O Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar destina-se a jovens até aos 21 anos, com o 12º ano ou equivalente e que satisfaçam os requisitos de acesso ao Ensino Superior (tendo realizado os exames nacionais definidos para cada uma das especialidades).

As candidaturas deverão ser efetuadas, obrigatoriamente, até ao dia 9 de agosto, de uma das seguintes formas:
  - Online (AQUI), no site do Centro de Recrutamento da Força Aérea (CRFA), ou;
  - Por correio, com aviso de receção, ou;
  - Presencialmente, no CRFA, em Lisboa ou no Porto.

A Força Aérea tem implementadas todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos candidatos durante a realização das provas de seleção: Provas de Avaliação da Condição Física, Provas de Avaliação Psicológica, Inspeções Médicas, Estágio de Seleção de Voo (apenas para Piloto-Aviador) e Prova de Aptidão Militar.

Mais informações podem ser obtidas no site do Centro de Recrutamento da Força Aérea (AQUI) , para efeitos de coordenação e acerto de pormenores, contactar o CRFA, através do telefone: 225 506 120 ou do correio eletrónico crfa_norte_rec@emfa.pt.

 

 » #EuSobrevivi - Plano de reforço de prevenção e combate à violência doméstica

 

» PROGRAMA BAIRRO FELIZ

Até 1 de julho de 2021 estão abertas, em todo o país, as inscrições para o «Programa Bairro Feliz do Pingo Doce», através do qual cada loja vai apoiar uma causa que promova um impacto positivo na comunidade onde se insere. O Programa destaca-se por incentivar os vizinhos a mobilizarem-se para inscreverem uma ideia que faça o seu bairro mais feliz.

As causas podem ser inscritas por grupos de cinco vizinhos ou qualquer entidade (Associações, IPSS, Fundações, Cooperativas, entidade pública ou privada, etc.). As áreas de abrangência das causas são: Saúde, Bem-estar e Desporto, Apoio Social e Cidadania, Cultura e Património, Turismo e Lazer, Educação e Ambiente e Causa Animal.

Mais informações AQUI.

 

 

» ALTO COMISSARIADO PARA AS MIGRAÇÕES -Direitos eleitorais  e requisitos para recenseamento eleitoral das comunidades imigrantes residentes em Portugal

Podem votar nas eleições dos órgãos das autarquias locais, desde que inscritos no recenseamento no território nacional, todos os cidadãos portugueses e, ainda, os cidadãos dos seguintes países:

  • Estados Membros da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, República Checa, Roménia e Suécia);
  • Reino Unido com residência anterior ao Brexit;
  • Brasil e Cabo Verde;
  • Argentina, Chile, Colômbia, Islândia, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Uruguai e Venezuela.

(Declaração n.º 29/2021 – Diário da República n.º 59/2021, Série II, de 2021-03-25, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Administração Interna – Gabinetes do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e do Ministro da Administração Interna)

Nas eleições para a Assembleia da República e Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas podem votar os cidadãos brasileiros titulares do Estatuto de Igualdade de Direitos Políticos (Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, assinado em Porto Seguro em 22 de Abril de 2000).

MAIS INFORMAÇÕES NA LIGAÇÃO (ACEDA)


»CENTRO DE VOLUNTARIADO OCUPACIONAL (CVO)  ONLINE - LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO

O CVO Online pretende oferecer uma resposta ocupacional aos doentes oncológicos e familiares/cuidadores através da oferta de um conjunto de atividades, sob o formato de oficinas/ateliers, de participação on-line e totalmente gratuita.


Objetivos:

  1. Redução do isolamento social, pela criação de um espaço de partilha;
  2. Capacitação dos indivíduos, proporcionando novas aquisições em áreas diversas;
  3. Melhoria da autoestima e do bem-estar físico e emocional

ACEDA AQUI AO SITE

»»PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO  - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS PORTUGUESES E MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL

Divulga-se protocolo de colaboração celebrado entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Ministério de Defesa, relativamente Estatuto de  Antigo Combatente. Aceda AQUI.

 

»» CURSOS DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS E DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS   

A Força Aérea tem abertos concursos de admissão ao Curso de Formação de Oficiais e ao Curso de Formação de Praças, do Regime de Contrato, para efetuar uma incorporação em junho do corrente ano.

O curso de Formação de Oficiais destina-se aos jovens entre os 18 e os 27 anos, que tenham concluído uma licenciatura ou mestrado.

Ao curso de Formação de Praças podem candidatar-se, jovens entre os 18 e 24 anos de idade que possuam, no mínimo, o 9.º ano de escolaridade – dependendo da especialidade a que pretendem candidatar-se.

As candidaturas têm de ser feitas, impreterivelmente, até ao dia 30 de abril, de uma das seguintes formas:

- online, no site do Centro de Recrutamento da Força Aérea (CRFA);

- por correio, com aviso de receção, ou;

- presencialmente, no CRFA, em Lisboa ou no Porto.

Aceda AQUI  ao folheto.

 

»» HORÁRIO DE ATENDIMENTO - UNIÃO DE FREGUESIAS DE SANTA COMBA DÃO E COUTO DO MOSTEIRO

Divulga-se edital da União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro referente  ao novo horário de atendimento do Executivo entre o dia 12/10/2020 e 28/03/2021: quintas-feiras, das 19H00 às 20H00

Aceda aqui:

 

 

 

»» CENSOS 2021 - Recrutamento de Delegadas/os e Delegadas/os Municipais

"Em abril de 2021 o Instituto Nacional de Estatística, I. P., vai realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação - Censos 2021, a maior operação estatística nacional, realizada pelo INE. Os Censos vão “contar” todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A recolha de dados será feita preferencialmente através do autopreenchimento de questionários pela Internet. 


A dimensão desta operação estatística implica o recrutamento de 140 Delegadas/os Sub Regionais e 450 Delegadas/os Municipais, dispersos por todo o País, em regime de Contrato de Prestação de Serviços", in recrutamento.ine.pt.

 Mais informações AQUI