Ir para conteúdo

Informações úteis

 

»» Associação Portuguesa Raoul Follereau | Campanha 'Dia Mundial da Água'

Partilhamos comunicação da Associação Portuguesa Raoul  Follereau:
"No próximo dia 22 de Março celebraremos mais uma vez o Dia Mundial da Água. Assunto muito actual.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde “1 em cada 3 pessoas no mundo não tem acesso a água potável.” Esta é a realidade com que nos debatemos e que enquanto não for ultrapassada, enquanto todas as pessoas não tiverem acesso a água limpa, a APARF continuará a fazer as campanhas necessárias e a lutar para contribuir na resolução do problema e principalmente na ajuda imediata às pessoas.
No ano transacto a APARF destinou 10% da verba total dos seus apoios para projectos de água. Dar condições para que as populações tenham água é crucial na prevenção da doença da lepra. O primeiro e o primordial passo a dar para o tratamento e a cura da doença da lepra é o de ter água potável. A erradicação da doença passa impreterivelmente pela água. Os países onde a doença mais incide, e onde é mais difícil de tratar, são aqueles onde as populações mais dificuldade têm no acesso a este bem fundamental à saúde e à vida, que é a água limpa.
Este continua a ser um grande desafio para a APARF e de todos nós. Levar água a todos para que ninguém fique para trás".
Saiba mais sobre esta campanha e como fazer donativo (AQUI)

»» Animalife: Campanha de sensibilização “Paixões não Envelhecem” tem como objetivo alertar para uma realidade particularmente triste: o abandono de animais idosos

"Em Portugal, por dia são abandonados, em média, 119 animais, segundo dados oficiais. E os mais velhos não escapam a esta estatística. A idade avançada é, infelizmente, um dos motivos para entrega de cães e gatos em abrigos, onde acabam por passar os últimos dias de vida longe de quem gostam, muitas vezes confinados.

'Campanhas como esta são fundamentais porque permitem sensibilizar para a importância que os animais de companhia têm no nosso dia a dia, no nosso crescimento e desenvolvimento e para alertar que, em momento algum, o abandono é uma solução. É sim um ato cruel, principalmente para um animal idoso que muito dificilmente conseguirá resistir ou adaptar-se a uma vida numa instituição, fechado numa box', refere Rodrigo Livreiro, presidente da direção da Animalife".

Saiba mais sobre esta campanha AQUI

 

»» Associação Portuguesa para o Estudo do Figado: "Portugueses desafiados a evitar bebidas alcoólicas durante o mês de janeiro

A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) vai promover de novo uma ação nacional de consciencialização para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool. A iniciativa sob o mote “31 Dias Sem Álcool” surge no âmbito do desafio “Janeiro Sem Álcool”, e decorrerá no primeiro mês de 2023, nas redes sociais da associação, com o objetivo de alertar a população para os danos relacionados com o álcool.

Mais informações aqui (comunicado da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado)

 

 »» Rede Extrajudicial de Apoio a Clientes Bancários (denominada Rede de apoio ao consumidor endividado)

A Direção-Geral do Consumidor, enquanto organismo do Ministério da Economia e Mar reforçou a informação de que se encontra em funcionamento a Rede Extrajudicial de Apoio a Clientes Bancários (denominada Rede de apoio ao consumidor endividado) composta por 20 entidades, situadas de norte a sul do país, que estão preparadas para, de forma gratuita (sem quaisquer custos para os destinatários), informar, apoiar e acompanhar os consumidores/munícipes que se encontrem em situação de potencial ou efetivo endividamento.    

 

Em concreto, as entidades que integram a rede extrajudicial de apoio a clientes bancários asseguram as seguintes tarefas:

  • Informar o cliente bancário sobre os seus direitos e deveres em caso de risco de incumprimento do contrato de crédito;
  • Apoiar a análise, por parte do cliente bancário, das propostas apresentadas pelas instituições de crédito nomeadamente quanto à adequação de tais propostas à situação financeira, objetivos e necessidades do cliente bancário;
  • Acompanhar o cliente bancário aquando da negociação entre este e as instituições de crédito das propostas apresentadas no âmbito dos procedimentos de regularização de situações de incumprimento;
  • Prestar outras informações em matéria de endividamento e de sobre-endividamento;
  • Apoiar o cliente bancário na avaliação da sua capacidade de endividamento, à luz dos elementos que este apresente para o efeito

 

Folhetos Informativos: 

- Rede Extrajudicial de Apoio a Clientes Bancários

- Destaques da nova Lei das Comunicações Eletrónicas

 

 

»» Como pedir o Estatuto de Cuidador Informal


O Estatuto do Cuidador Informal (ECI) regula os direitos e os deveres do cuidador e da pessoa cuidada, foi aprovado em anexo à Lei n.º 100/2019, de 6 de setembro. 

A 10 de Janeiro foi publicado o Decreto Regulamentar n.º 1/2022, que veio estabelecer os termos e as condições do reconhecimento do estatuto de cuidador informal bem como as medidas de apoio aos cuidadores informais e às pessoas cuidadas, alargando a medida a Portugal continental.
 
Aceda a FOLHETO que pretende informar os Cuidadores Informais sobre como pedir o Estatuto do Cuidador Informal.
 
 
 
 » VIOLÊNCIA DOMÉSTICA  - CONSELHOS DE SEGURANÇA E NÚMEROS DE APOIO

Aceda AQUI

 

 

 » #EuSobrevivi - PLANO DE REFORÇO DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

 

 

 

 

»CENTRO DE VOLUNTARIADO OCUPACIONAL (CVO)  ONLINE - LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO

O CVO Online pretende oferecer uma resposta ocupacional aos doentes oncológicos e familiares/cuidadores através da oferta de um conjunto de atividades, sob o formato de oficinas/ateliers, de participação on-line e totalmente gratuita.


Objetivos:

  1. Redução do isolamento social, pela criação de um espaço de partilha;
  2. Capacitação dos indivíduos, proporcionando novas aquisições em áreas diversas;
  3. Melhoria da autoestima e do bem-estar físico e emocional

ACEDA AQUI AO SITE