Cartaz - Dia Mundial da Poesia
21 mar - 21 abr '21
localizaçãoOnline

"O Lado Poético... Vamos espalhar poesia"

Tertúlia online no Dia Mundial da Poesia revela criações de autores locais

A 21 de março, o Município de Santa Comba Dão, através da Biblioteca Municipal,  celebra o Dia Mundial da Poesia, partilhando a primavera das palavras, na iniciativa online "O Lado Poético... Vamos espalhar poesia".

Santacombadenses, de diferentes gerações, mas com uma paixão comum pela poesia e pela escrita, aceitaram o convite da Biblioteca, para a criação de um poema de celebração desta data.  O resultado  equivale a  uma tertúlia em formato digital, que vai dar a conhecer estas novas criações, na voz dos respetivos autores:  Rui Jorge Pereira, Maria Teresa Sousa, David Marcelino Ferreira, Ana Paula Monteiro, António Maria Matos, Salvador Massano Cardoso, João Henrique Lima, Amaro Silva, Ana Beatriz Cruz, Elsa Silvestre do Amaral, Maria Leonia  Rocha e Anabela Matos

O vídeo final da atividade vai ser apresentado, no dia 21 de março,  nos meios de comunicação do Município: site autárquico (www.cm-santacombadao.pt) e facebook  (https://www.facebook.com/cmscdao), bem como no site da rede de bibliotecas (http://rbscd.cm-santacombadao.pt/),  numa celebração de união, nestes tempos adversos que experienciamos.

A par da comemoração  da data,   a  autarquia pretende envolver os munícipes na leitura e na escrita, aprofundando o conhecimento e potenciando o gosto pelo género poético, já enraizado nos gostos e preferências dos santacombadenses. Visa,  de igual modo, promover, a diversidade e o desenvolvimento cultural, o  diálogo artístico, a livre criação e a  inovação, propiciando uma reflexão sobre o poder da linguagem e o  potencial  criativo.

O Município agradece, ainda, a todos os envolvidos nesta iniciativa de união e celebração do Dia Mundial da Poesia - proclamado, em 1999,pela UNESCO   com o objetivo de preservar a diversidade linguística.

ACEDA AO VÍDEO