Município assinala o  Dia Internacional dos Arquivos

Município assinala o Dia Internacional dos Arquivos

09 jun '21
Arquivo

A celebração do Dia Internacional dos Arquivos - a  9 de junho -  tem como objetivo consciencializar do valor e relevância dos arquivos, da importância do tratamento e preservação dos registos da atividade das instituições. Para assinalar esta data, o Município disponibiliza quatro documentos, à guarda do Arquivo Municipal, relativos à nomeação, eleição e tomada de posse de diferentes corpos e magistrados administrativos.

Produzidos entre 1834 e 1910, os documentos são provenientes de três fundos distintos: Câmara Municipal de Pinheiro de Ázere (30/11/1834 – eleição da Câmara Municipal), Administração do Concelho (21/08/1879 – termo de juramento dos regedores do concelho; 07/01/1908 – auto de posse do administrador do concelho, Aristides de Sousa Mendes) e Câmara Municipal de Santa Comba Dão (08/10/1910 – tomada de posse da Comissão Municipal Republicana).

Refira-se que o Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec, em novembro de 2007. Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente a 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos.

Documento 1

- 30-11-1834 – Auto de eleição da câmara municipal de Pinheiro de Ázere. Autos da câmara municipal de Pinheiro de Ázere. 1834.
Arquivo municipal de Santa Comba Dão – Câmara Municipal de Pinheiro de Ázere (F).

Documento 2

- 21-08-1879 – Termo de juramento aos regedores e seus substitutos das freguesias deste concelho. Livro nº 2 de autos e termos. 1879-1884.
Arquivo Municipal de Santa Comba Dão – Administração do Concelho de Santa Comba Dão (F).

Documento 3

- 07-01-1908 – Auto de posse do administrador do concelho de Santa Comba Dão, Aristides de Sousa Mendes. Livro nº3 para autos de posse às diferentes autoridades administrativas.
Arquivo Municipal de Santa Comba Dão - Administração do Concelho de Santa Comba Dão (F).

Documento 4

- 08-10-1910 – Tomada de posse da Comissão Municipal Republicana.
Arquivo Municipal de Santa Comba Dão – Câmara Municipal de Santa Comba Dão (F).