Ensaio aberto da Filarmónica de Santa Comba Dão

07 out '21
Cultura
No dia 5 de outubro, a sede da Filarmónica de Santa Comba Dão (FSCD) recebeu um ensaio aberto da Banda, uma vez que as condições atmosféricas não permitiram a realização do concerto comemorativo da implantação da república, programado para o Largo do Município, junto do pelourinho.

"Pratos do Mestre Elói", "The witch and the saint", "Colete Encarnado" e "The phantom of the opera" foram os temas escolhidos para uma tarde, em que foi registada uma significativa adesão de público. Extra programa, a Banda - dirigida pelo maestro Leandro Alves - partilhou ainda os temas "Parabéns!" - a propósito do 201.º aniversário da Filarmónica - e "Lisboa à noite".

Antes do ensaio, o presidente da Direção da Filarmónica, Daniel Coelho, dirigiu algumas palavras aos presentes, justificando a alteração de agenda do evento. Cumprimentou, ainda, toda a assistência, com uma referência à presença do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, bem como dos presidentes da Assembleia e do Conselho Fiscal da FSCD.

O concerto oficial foi já reagendado para o dia 10 de outubro, às 10H45, sendo que, decerto, vai marcar pela qualidade musical. Esta é uma iniciativa inserida no Festival Música e Monumentos (FMM) - promovido pela Confederação Musical Portuguesa, - e também no programa comemorativo dos 201.º aniversário da Banda.
O FMM traduz-se num evento nacional, em que as bandas filarmónicas atuam de forma descentralizada em monumentos e sítios históricos do país, de forma a comemorar o 111.º aniversário da república.