Apresentação do livro "Gentes da Minha Terra"

11 out '21
Cultura

Sobre o passado e presente das aldeias de Treixedo, Nagozela, Póvoa de João Dias e Granjal, o livro “Gentes da minha terra" - da autoria de Joana Brinca - foi apresentado, publicamente, nos dias 5 e 10 de outubro, nas duas povoações que dão nome à União de Freguesias (UF), Treixedo e Nagozela.

Trata-se de uma obra que resulta de contributos dos habitantes destas localidades, que responderam ao desafio lançado pela UF, recolhendo e transmitindo elementos referentes à história de cada aldeia, às suas tradições e costumes, tendo em vista a recuperação da memória das povoações e da sua gente.

Elaborada em estreita articulação coma UF, a obra teve a colaboração de Pedro Brinca e Domingos Lobo, entre tantos outros que ajudaram a construir um livro único, que detém um forte cunho comunitário.

A edição coube ao Município da Santa Comba Dão - representado nas duas sessões de apresentação pelo presidente da Câmara Leonel Gouveia, que enalteceu esta iniciativa relevante para a preservação da história e memória da comunidades.

Registo ainda para as presenças do presidente da UF, Domingos Costa, de  outros membros da UF e do padre Virgílio Rodrigues.

Ao longo das apresentações foram, igualmene, partilhadas com a assistência várias notas sobre esta obra, tendo ainda havido lugar a sessões de  autógrafos com a autora.