Ir para conteúdo

Cerimónia de instalação dos órgãos do Município

Cerimónia de instalação dos órgãos do Município

17 out '21
Município

A Casa da Cultura recebeu no passado sábado, 16 de outubro, a  cerimónia de instalação dos órgãos Executivo e Deliberativo do Município de Santa Comba Dão, para o quadriénio 2021-2025.


O início da cerimónia foi marcada pela tomada de posse de 20 dos 21 membros da Assembleia Municipal: 11 do Partido Socialista e nove da coligação Coragem Para Mudar: Partido Popular Democrático/Partido Social Democrático (PPD/PSD)-Centro Democrático Social - Partido Popular (CDS PP).
Assim, e  por ordem de eleição, tomaram posse como deputados da Assembleia Municipal de Santa Comba Dão:
César Fernando Lima Branquinho -  PS
António Maria Oliveira de Matos -  PPD/PSD . CDS-PP
Edite da Conceição Alves da Cruz-  PS
Nuno Gonçalves Neves de Sousa - PPD/PSD . CDS-PP
António João Pais Ferraz - PS
Paula Cristina Lopes Amaral - PPD/PSD . CDS-PP
Jorge Miguel da Silva Amaral - PS
Adriana Filipa Mateus Veloso - PS
Rui Jorge Gonçalves da Silva Pereira - PPD/PSD . CDS-PP
Manuel Luís Leitão Morais - PS
Pedro Miguel Soares Veloso - PPD/PSD . CDS-PP
Tiago Rafael Rodrigues Costa - PS
Rute Rocha e Carmo Basílio - PPD/PSD . CDS-PP
Sónia Marisa Correia Alves - PS
Bruno Castanheira Ramos - PS
Luís Miguel do Carmo Ferreira Veiga da Costa - PPD/PSD . CDS-PP
Filipe Manuel Borges Amaral - PPD/PSD . CDS-PP
Lúcia Maria Pinto de Deus - PS
Sónia Isabel Rodrigues Alves da Silva Pinto -- PPD/PSD . CDS-PP
José Soares dos Santos - PS

José António Queiroz Diogo, eleito pelo PS, não  tomou posse, por se encontrar ausente, devido a  motivos de saúde.

Por inerência das suas funções como presidentes de Junta de Freguesia tomaram, ainda, posse como membros da Assembleia Municipal:
João Pedro Ferreira Carvalho Pinto - Freguesia de Pinheiro de Ázere (PS)
Daniel Pereira Ferreira Gonçalves - Freguesia de São Joaninho (PS)
Luís Miguel Carvalho Pais - Freguesia de São João de Areias (PS)
Sílvio Figueiredo Simões - União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro  (PPD/PSD.CDS-PP)
Inês Maria Varela Matos - União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro  (PPD/PSD.CDS-PP)
José Luís Lopes dos Santos - União de Freguesias de Treixedo e Nagozela (PS)

Seguiu-se a tomada de posse dos membros da Câmara Municipal, constituída pelo presidente Leonel José Antunes Gouveia (PS) e pelos vereadores António José Brito Correia (PPD/PSD.CDS-PP), Teresa Catarina Gomes da Costa (PS), Maria Manuela Celestino de Freitas Miroto (PPD/PSD.CDS-PP), Carla Isabel Silva Cunha (PS), Joaquim Agostinho dos Santos Marques (PS) e Rui Filipe Rebelo Pires (PPD/PSD.CDS-PP).

A sessão foi marcada pela presença de dezenas de cidadãos que se quiseram associar ao momento de tomada de posse, bem como de diversos representantes de entidades e associações do concelho  e da região. Estiveram, igualmente, presentes,  autarcas dos municípios vizinhos, como o  de Tondela, representado pelo presidente da Câmara José António Jesus, e de Tábua, com a representação a ficar a cargo da vereadora Susana Mendes. Uma nota ainda para a presença do anterior presidente do Município de Mortágua, José Júlio Norte.

Intervenções dos presidentes da Câmara Municipal e Assembleia Municipal
O presidente da Câmara recém-empossado,  Leonel Gouveia,  partilhou com  todos os presentes no auditório, uma mensagem de confiança no futuro, deixando uma palavra de felicitações a todos os eleitos locais, “independentemente da lista” em que se encontravam integrados. Sublinhou, nesse sentido, que as eleições autárquicas constituem a expressão  mais genuína da democracia” acrescentando que, findo o período eleitoral “é hora  de todos em conjunto” trabalharem “em prol do desenvolvimento concelhio”.


De acordo com o representante máximo do Município,  serão quatro anos de  uma “gestão séria e de rigor”,  que vai possibilitar que sejam alcançados os “objetivos comuns, sem hipotecar o futuro de todos”. É igualmente essa gestão de rigor que vai “permitir sustentar uma estratégia de desenvolvimento para o concelho, que passa pela confiança na governação, no território, nas pessoas e no futuro”.


Leonel Gouveia relembrou algumas obras e iniciativas em curso, fazendo uma ponte com os projetos   programados para os próximo quadriénio. Assegurou estar convicto de que “há um trabalho desafiante pela frente”, reafirmando, neste contexto, o empenho da equipa eleita na “melhoria da qualidade de vida, na promoção da fixação das pessoas, na atração de turismo e de investimento”.


O presidente Assembleia Municipal, César Branquinho, deixou, a Leonel Gouveia, uma palavra de incentivo e confiança, para que “conjuntamente com toda a vereação”, una  “esforços e consensos para um trabalho a bem das pessoas, do concelho, da região”, através da criação de “condições favoráveis para o desenvolvimento do turismo, da indústria, no apoio à saúde e no ensino, no apoio aos jovens, aos seniores, para um concelho com qualidade de vida, onde já vale a a pena viver, mas ambicionando e aumentando ainda mais a melhoria destes setores”.


Relativamente à Assembleia Municipal, César Branquinho sublinhou confiar e acreditar nos deputados, “na união, coesão, trabalho e dedicação, no apoio ao Executivo e às Juntas de Freguesia”. Expressou, igualmente,  o desejo de que a Assembleia seja “um ponto de reflexão e decisão, a bem da Santa Comba Dão e dos santacombadenses”.


Constituição da Mesa da Assembleia
Logo após a sessão de instalação dos órgãos do Município, teve lugar, no auditório municipal, a primeira sessão da Assembleia Municipal, na qual - e entre outros assuntos – foi eleita a Mesa da Assembleia, que passa a apresentar a seguinte composição:  César Branquinho, presidente,  António João Pais Ferraz, 1.º secretário, e Manuel Luís Leitão Morais, 2.º secretário.