Ir para conteúdo

Município apoia ciclo de formações e concertos Masterdão

18 mai '22
Município

O Município de Santa Comba Dão associou-se, desde o primeiro momento, à  14.ª edição do Festival de Música e Artes do Dão, apoiando as muitas iniciativas em agenda, com destaque, mais recentemente, para o Masterdão, que decorreu este fim-de-semana, com o envolvimento de mais de uma centena de alunos.

No último concerto do ciclo Masterdão, Agostinho Marques, vereador da Cultura, foi convidado a partilhar algumas palavras com a jovem assistência sublinhando o trabalho do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), naquilo que é a formação, e o envolvimento das famílias e comunidade num desígnio comum – o ensino de excelência e a promoção da cultura e as artes.

O edil referiu, ainda,  que mais do que uma aposta da autarquia, o apoio ao CMAD e a este Festival é, essencialmente, um investimento no futuro, na reunião de condições para que se prossiga o  ensino de  excelência na música e na cultura, “que  o conservatório faz como ninguém”.

Sobre o Masterdão e o fim-de-semana de ‘experiência imersiva’ com a música, partilhamos nota informativa do CMAD:

“Os dias 14 e 15 de maio foram de novas vivências, mais conhecimentos e  ampliação de horizontes artísticos, para mais de uma centena de formandos – oriundos de vários pontos e instituições do país,  como a Universidade de Aveiro e o Conservatório de Música de Coimbra - que viveram uma experiência imersiva com a música, no ciclo formativo e de concertos Masterdão.

Durante dois dias, a Secundária de Santa Comba Dão foi campus para participantes de todas as idades, que entraram no espírito deste desafio, que aliou a a educação pela arte, a cultura, a partilha e o convívio. Esta foi, também, a oportunidade ideal para aprender, trocar dicas e ampliar conhecimentos, mas também para capitalizar experiências e fazer amigos.

Clarinete, flauta, oboé, fagote, trombone, trompa, trompete, tuba, violino, viola e violoncelo foram as masterclasses em destaque nesta edição do Masterdão. Para os alunos de filarmónicas e  escolas de música do ensino informal, foram, ainda, contempladas no programa as minimasterclasses, ministradas pelos professores do CMAD.

No programa estiveram, de igual modo, incluídas exposições de material de  várias lojas de música, e luthiers de construção e reparação de instrumentos.

Num ambiente em que se ‘respirou e sentiu’ música, os alunos aprenderam com professores de renome e assistiram a vários espetáculos ao longo  de toda uma jornada de conhecimento. Muitos formandos tiveram, ainda, a oportunidade de apresentar as peças trabalhadas na Masterdão para colegas e docentes.

Os concertos
O auditório da  Casa da Cultura foi o palco escolhido  para os concertos  integrados no programa deste Masterdão, que tiveram como protagonistas – nada mais nada menos – do que alguns dos  professores  das classes de madeiras e metais.

À  curiosidade de  melómanos e músicos que vieram assistir a estes concertos de altíssima qualidade, juntou-se a do público habitual, formandos  e famílias, que transformaram  as apresentações  do  Quinteto Art´Ventus, no dia 14 e do  Portocale Brass Quintet,  a 15 de maio, em autênticos fenómenos de massas.

Ovações em pé, aplausos e muitas manifestações espontâneas de regozijo marcaram estes espetáculos, revelando uma  sensibilidade apurada para a cultura e artes, cultivados nesta casa através do  investimento contínuo na educação e formação musical.

O Quinteto Art’Ventus com o ‘nosso’ Horácio Ferreira trouxe a música de câmara ao palco da Casa das Cultura, numa  partilha de “detalhes sonoros e estéticos”, que contribuiu “de forma direta e autêntica para uma experiência única do público”. Foi quase que uma experiência de ‘toque’, durante a qual este coletivo de cinco notáveis instrumentistas transmitiu a paixão pela música na interpretação de peças de Mozart (Serenade em Dó maior), Paul Juon (Quinteto de Sopros em Si maior, Op. 84) e Valerie Coleman (Tzigane).

O Portucale Brass Quintet -  Quinteto de Metais formado integralmente por elementos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música – apresentou um programa intimamente ligado à 'Água', em paralelo com o  tema desta 14.ª edição do Festival de Música e Artes do Dão.

Num concerto – em que as boas vibrações e empatia entre os músicos passou para a plateia - o programa foi composto pelos temas Suite for Water Music de Handel, Sea Sketches for Brass Quintet de Ian Macdonald, Wave de António Carlos Jobim e Pequena Suite Timorense de Jorge Salgueiro. Nota para o facto da atuação do Portocale Brass Quintet transmitir um um vasto espetro de sonoridades, dinâmicas e registos.

Durante o espetáculo, jovens participantes da classe  de metais subiram ao palco com os professores das masterclasses para uma muito aplaudida interpretação conjunta dos temas - Echo Song Double Brass Quintet, Canzon Noni Toni à 8 e Canon - num momento revelador de um dos grandes objetivos desta iniciativa – a partilha.

Agradecimentos
O CMAD e a AMAD agradecem ao Município de Santa Comba Dão (um parceiro empenhado na afirmação de Santa Comba Dão como centro educativo e capital da música), ao Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, aos  professores do Conservatório e formadores  envolvidos nas masterclasses, funcionários do CMAD, pais, alunos,  Fundação Lapa do Lobo, Direção-Geral das Artes e  lojas presentes nas exposições:  Pauta Adjacente, Trovador e Buffet-Crampon, bem como a todos aqueles que estiveram envolvidos em tornar esta edição do Masterdão uma experiência inesquecível’.