Ir para conteúdo

Inauguração do Parque da Aldeia na Gestosa - uma zona verde para usufruto de todos

Inauguração do Parque da Aldeia na Gestosa - uma zona verde para usufruto de todos

25 jul '22
Comunidade

No passado sábado 23 de julho, foi inaugurado, na localidade da Gestosa, o Parque da Aldeia. Esta vasta área verde, situada no coração da  povoação, é o resultado de um ano de trabalho dos voluntários do Centro Cultural Recreativo e Social da Gestosa (CCRSG), que limparam uma zona invadida pelas silvas, criaram percursos, reabilitaram pontos de água, construíram estruturas e "ofereceram" à comunidade um parque de lazer de excelência.

Financiado pelo programa Bairros Saudáveis, no âmbito do projeto "Vamos dar Vida à Gestosa". o Parque da Aldeia é,  como referiu Esmeraldo Ferreira Gomes, presidente da Assembleia Geral do CCRSG, um exemplo da união entre as pessoas da aldeia, que se mobilizaram, para fazer algo em benefício de toda a comunidade - em benefício do bem comum. Em terras compradas, limpas e valorizadas pelos voluntários, foi criado um espaço aberto à utilização de todos, "privados e instituições", onde há churrasqueiras, mesas de piquenique, um baloiço de madeira, além de antigas poças e tanques reabilitados. Numa zona mais elevada foi também  instalada uma estrutura destinada à prática de slide, estando ainda programadas outras intervenções.

O programa inaugural - preenchido e diversificado - começou logo pela manhã, com uma  gincana de bicicletas,  slide e uma aula aberta de zumba. Durante o dia, houve ainda uma atividade de orientação / peddy paper, que envolveu vários grupos de jovens, que partiram à descoberta da aldeia.

A sessão inaugural teve lugar no final da tarde, sendo marcada pelas intervenções de Esmeraldo Ferreira Gomes e dos representantes da União de Freguesias de Santa Comba Dão (SCD) e Couto do Mosteiro, a presidente da Junta, Inês Matos, e do Município de SCD, o presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia.

Desde a fundação da coletividade, há 42 anos,  até aos nossos dia, Esmeraldo Ferreira Gomes deu a conhecer o sonho por detrás da criação do CCRSG -  um projeto desde sempre marcado pelo envolvimento e bairrismo da comunidade da Gestosa, que abraçou causas sociais e comunitárias. Das campanhas de limpeza da povoação até à construção do muro da capela, passando por gincanas de bicicleta, escola de música, biblioteca, espetáculos de variedades e excursões culturais, o representante da coletividade falou de vinte anos cheios de vida. Depois, com a saída de muitos jovens para estudar e da emigração de muitos habitantes, o Centro parou e - fruto do contexto social da época- acabou por fechar portas. Há dois anos, com a mobilização de gestosenses e amigos da Gestosa, o Centro foi reativado, o associativismo voltou a ser dinamizado e a comunidade uniu-se em prol de causas comuns, como a do Parque da Aldeia. "Temos aqui um espaço que está à disposição de todos os presentes - aberto à comunidade e aberto às mais diversas realizações", disse.

O  presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia e a presidente de Junta de Freguesia, Inês Matos,  foram unânimes nos parabéns endereçados aos representantes do CCRSG e a toda a comunidade da Gestosa, pelo envolvimento e trabalho conjunto   na criação de uma espaço verde de excelência, numa zona onde anteriormente havia mato e silvas. Sublinharam ainda a importância do Parque enquanto zona tampão para a  proteção da aldeia contra os fogos florestais.

Leonel Gouveia  recordou o dinamismo que sempre conheceu à comunidade da Gestosa, referindo a alegria de assistir à revitalização da coletividade e de ver gente jovem a regressar à povoação e a estar envolvida no projeto.  "A Gestosa passou a ser novamente uma aldeia com vida", destacou, referindo-se ao facto de estarem a ser criadas todas as condições para proporcionar felicidade a quem habita na localidade

Após as intervenções protocolares, o pano da placa de madeira que assinala uma das entradas da nova zona verde, foi descerrado pelo presidente da Ditreção do CCRSG, Ruben Rodrigues, e pelos presidente da Câmara e da Junta de Freguesia.

À noite, houve jantar com a participação de cerca  de uma centena e meia de pessoas, que teve a oportunidade desfrutar uma refeição  ao som do grupo de fados Canção de Coimbra. O serão foi ainda enriquecido com a atuação dos B Flat.