Ir para conteúdo

Assistentes operacionais dinamizam atividade de boas-vindas no início do ano letivo

Assistentes operacionais dinamizam atividade de boas-vindas no início do ano letivo

20 set '22
Educação
Neste arranque do ano letivo 2022/2023, as assistentes operacionais do Pré-Escolar e 1.º Ciclo estiveram envolvidas na preparação de uma atividade de boas-vindas, propiciando, aos jovens alunos,  mais cor e alegria no primeiro dia de aulas.
 
Esta foi uma de entre outras iniciativas dinamizadas junto aos funcionários não docentes, no âmbito do projeto de promoção do sucesso educativo 'Santa Comba Dão [SCD] Educa", promovido pelo Município em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. Além dos funcionários e das crianças/alunos, o SCD Educa tem, ainda, como destinatários pais e professores. Genericamente, procura-se o envolvimento de todos estes destinatários "na promoção de competências socio-emocionais, objetivando uma melhor atitude sobre si individualmente , sobre os outros e sobre a escola".
 
Ainda no âmbito do SCD Educa foi, recentemente, dinamizado com os Serviços de Psicologia do Município, um momento de partilha de conhecimentos, valorização e bem-estar, destinado todas as assistentes operacionais a desempenhar funções ao nível do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Abordaram-se temas como a importância da função e do papel preponderante que, nos dias de hoje, o/a assistente operacional assume, enquanto elo de ligação entre os vários agentes da comunidade escolar- pais/encarregados de educação, docentes e não docentes. Falou-se ainda sobre a intervenção direta e indireta dos assistentes operacionais na vida das crianças-aluno, bem como na  importância da validação das emoções e da forma como estas influenciam o  comportamento dos envolvidos no meio escolar. Durante o encontro, houve  espaço para partilhar vivências, receios, dificuldades, realizações, expetativas e conquistas.

Além da preparação da atividade de boas-vindas, foi ainda propiciado uma sessão de yoga, que visou a promoção de bem-estar de todos os participantes, proporcionando um momento de relaxamento.

O balanço foi positivo, com as assistentes operacionais a sublinharem a vontade de voltar a realizar estes momentos de formação e de partilha , que constituem objetivo do projeto Santa Comba Dão Educa.