Em novembro e dezembro: Biblioteca Municipal acolhe desenhos e cartoons sobre  "O Direito à Educação"

Em novembro e dezembro: Biblioteca Municipal acolhe desenhos e cartoons sobre "O Direito à Educação"

24 out '22
Cultura

A Biblioteca Municipal Alves Mateus vai receber entre os dias 2 de novembro e 30 de dezembro, a exposição da V edição do International School Cartoon Festival (ISCF), subordinada à temática “O Direito à Educação”.

Ao longo de dois meses, o visitante, poderá apreciar alguns dos melhores desenhos candidatos a este Festival reconhecido internacionalmente que, ano após ano, regista um aumento muito significativo de participações: quer de alunos, quer de escolas, quer, sobretudo, de países aderentes.

A organização do evento é do Grupo de Artes Visuais e pela Biblioteca Escolar da Escola Secundária (ES) de Molelos, do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, em parceria com o Município de Tondela.

O concurso integra duas categorias de trabalhos: a categoria “Estudante”, à qual se podem candidatar todos os alunos com idade compreendida entre os 12 e os 15 anos e a categoria “Profissional”, que abarca todos os participantes com 18 anos ou mais.

Este ano, a organização do V International School Cartoon Festival recebeu 1600 cartoons, provenientes de 52 países de todos os continentes, como é o caso da Alemanha, da Argentina, da Bélgica, do Brasil, da China, de Cuba, do Egito, da Sérvia, da Índia, do Irão, da Noruega, do Perú, da Rússia, da Turquia, entre outros.

Para a organização, o grande objetivo é fazer com que cada jovem, esteja ele onde estiver, num país rico ou num país pobre, em paz ou em guerra, longe ou perto de nós e a partir das circunstâncias em que vive, possa ter a possibilidade de criar, de se expressar criticamente e alertar para problemas/condições do meio que o rodeia, ou, simplesmente, de dar a conhecer a sua cultura e as suas tradições, de mostrar a sua arte!

Na Biblioteca Municipal de Santa Comba Dão (SCD) vai ficar patente um conjunto representativo de trabalhos da V edição do Festival, numa mostra que resulta de de uma parceria estabelecida entre a Rede de Bibliotecas de SCD (Município e Agrupamento de Escolas) com Ricardo Ferreira,  cartoonista e professor da ES de Molelos e um dos organizadores desta iniciativa.