Ir para conteúdo

"Ir e Vir" abrange mais localidades no concelho de Santa Comba Dão | Transporte flexível  ao preço de um bilhete de autocarro

"Ir e Vir" abrange mais localidades no concelho de Santa Comba Dão | Transporte flexível ao preço de um bilhete de autocarro

21 nov '22
Comunidade

O serviço de transporte flexível "Ir e Vir", promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, passou a abranger quase a totalidade das localidades do concelho, com um calendário alargado a todos os dias da semana.

Além da deslocação dentro de território concelhio,  o 'Ir e Vir' disponibiliza o Serviço Intermunicipal e o Serviço de Comboio, possibilitando uma viagem cómoda, económica e rápida, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros.

Enquanto que o ‘Serviço Intermunicipal’ assegura as ligações entre sedes de concelho e municípios abrangidos (não existindo essa ligação através de carreira pública) o ‘Serviço de Comboio’ liga as localidades dos municípios às estações e apeadeiros da linha da Beira Alta, enquadradas na região Dão Lafões.

O  'Ir e Vir' é realizado por táxis,  sendo que o preço do bilhete equivale ao valor da viagem em carreira pública de autocarros. É o próprio utente a acionar  o serviço, fazendo a reserva de transporte, através de uma  chamada telefónica gratuita para a central de reservas (tel n.º  800 10 20 30), que funciona, em dias úteis,  das 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00. A reserva tem de ser efetuada até às 12H00 (meio-dia) do dia útil anterior à viagem pretendida em qualquer uma das três modalidades: Serviços Municipal, Intermunicipal e Comboio. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado, só parando nas paragens com reservas efetuadas.

No dia e hora marcada, o utente deve, então,  dirigir-se ao ponto de paragem e aí aguardar pelo táxi.

Estes pontos de paragens estão identificadas com o símbolo do Ir e Vir, quer através de estruturas próprias, quer com  autocolantes  colados nas paragens de transportes públicos com abrigo ou com postalete.

No caso das localidades abrangidas por transporte público, o serviço do Ir e Vir apenas pode ser solicitado em horários não abrangidos pela carreira pública

O táxi em que será efetuado o transporte estará também devidamente identificado com o dístico, sendo que o bilhete deverá ser pago ao taxista no início da viagem.

Mais informações: tel n.º  800 10 20 30);  dias úteis - das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00.

ACEDA A MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IR E VIR