Ir para conteúdo

Mensagem de Boas Festas

Mensagem de Boas Festas

14 dez '22
Município
Nesta época tão especial em que se comemora o Natal e o início de um novo ano, é sempre com enorme alegria que me dirijo a cada um de vós. É tempo de celebrar a família, a paz e o amor; é tempo de estreitar laços, cultivar a fraternidade e dar asas aos sonhos. É também tempo de refletir sobre a vida e sobre os valores que pretendemos que rejam o nosso dia-a-dia.
É tempo de cultivar a luz interior...
 
Para que os sorrisos e afetos sejam vividos com mais intensidade, voltámos a dar brilho à quadra. Na sede de concelho há enfeites a descobrir, tanto mais que as luzes revelam bonitos cambiantes e pormenores. Também neste Natal, continuamos a apoiar e a associar-nos a diversas iniciativas de animação da quadra, que contribuem para intensificar a vivência da época. Registo, nesse sentido, com especial agrado a continuidade da iniciativa "Coisas de Cá", que apoia a nossa economia e comércio local.
Em 2023, manteremos como principais apostas a melhoria contínua da qualidade de vida da nossa gente, o desenvolvimento económico e a potenciação turística do território. Queremos fixar os jovens, atrair turistas, gerar emprego e promover um concelho cada vez mais sustentável. Entre outros projetos, que concorrem para este objetivo, destaco a requalificação da ribeira das Hortas a jusante da ponte, que inclui, entre outras intervenções, obras no Lagar de Azeite e na antiga central elétrica, bem como a construção de passadiços - uma intervenção à qual está associada a valorização ambiental, comunitária e económica deste curso de água.
 
Em linha com o objetivo de promoção da sustentabilidade, o parque verde da ribeira das Hortas é, de igual modo, um dos principais projetos de 2023, enquanto intervenção estruturante para a qualidade de vida da população.
 
A concretizar logo no primeiro trimestre do ano, sublinho a abertura ao público do Núcleo Museológico, na Casa dos Arcos, bem como o lançamento, em breve, da rota dos miradouros, que - a par de outros percursos já implementados e a implementar no concelho - vai contribuir para aprofundar o conhecimento do território e para exponenciar a atratividade turística.
 
É, assim, com os olhos postos no futuro, que endereço, a cada um de vós, os votos de um feliz Natal e de um novo ano de 2023 repleto de saúde, harmonia, paz e conquistas pessoais e profissionais.
 
O Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão
Leonel Gouveia