Ir para conteúdo

Via Cova: Limpeza do histórico caminho pedonal

Via Cova: Limpeza do histórico caminho pedonal

20 jan '23
Município
O Município concluiu, recentemente, a limpeza da Via Cova - histórico percurso pedonal de ligação entre Santa Comba Dão e o Vimieiro.
 
Este caminho de forte tradição comunitária esteve durante várias décadas inviabilizado, quer com passagens dificultadas por derrocadas, quer por outros obstáculos, como árvores caídas e vegetação invasiva. Agora com o traçado finalmente limpo, é possível fazer este percurso, sendo que a passagem para o Vimieiro está condicionada ao facto da antiga ponte sobre o Dão não se encontrar submersa.
 
Recorde-se que a Via Cova foi, durante várias décadas do século passado, muito usado por todos aqueles que trabalhavam nas fábricas do Bairro da Estação, numa época bastante produtiva para o tecido empresarial concelhio, bem como pelos estudantes que frequentavam o colégio António de Oliveira e/ou pelos jovens que aproveitavam os dias mais quentes para se banharem no rio Dão.
 
O conhecedor da história local, António Neves, refere, numa publicação digital, que a  “Via Cova”  datará, à semelhança da  ponte original sobre o rio Dão, do século XII, ligando o Rossio  a esta passagem fluvial.