Ir para conteúdo

Primeira ata de reunião de Câmara do primeiro livro de atas da Câmara Municipal | Arquivo Municipal - Documento do mês de janeiro de 2023

Primeira ata de reunião de Câmara do primeiro livro de atas da Câmara Municipal | Arquivo Municipal - Documento do mês de janeiro de 2023

18 jan '23
Arquivo

Para documento de Arquivo do mês de janeiro de 2023, foi selecionada, a primeira ata de reunião de Câmara do primeiro livro de atas existente no Arquivo Municipal. Data de 5 de outubro de 1834.

Este que é também o primeiro documento do ano abre um novo ciclo para os documentos do mês, que - ao longo de 2023 - darão a conhecer diferentes perspetivas sobre o século XIX em Santa Comba Dão. A proposta é olhar para esta época através de documentos de arquivo,  dos fundos da Câmara e da Administração do Concelho, relacionados com áreas tais como o apoio e proteção de crianças, a educação, a criminalidade e o policiamento e a administração local.

 

ENQUADRAMENTO DO DOCUMENTO DO MÊS

"Data de 5 de outubro de 1834 a primeira ata de reunião de Câmara, do primeiro livro de atas existente no Arquivo Municipal. Era presidente da Câmara Luís de Sousa Vasconcelos (irmão do 1º barão de Santa Comba Dão, que o substituiu na presidência da Câmara em 1836) que referiu a necessidade da prestação de contas por parte dos procuradores, tesoureiros, rendeiros e recebedores das rendas do concelho dada a desorganização contabilística existente nas contas municipais. Por se encontrar o concelho sem médico do partido, foi ainda deliberado contratar o médico Gabriel Borges da Gama, que já anteriormente tinha ocupado o cargo, antes de serem suprimidos os partidos.

Documentos

01-01-0001 Documento do Arquivo Municipal -janeiro 2023