Coros do Conservatório de Música e Artes do Dão em concerto na Igreja Matriz

24 jan '23
Cultura
A  igreja Matriz de Santa Comba Dão recebeu, no passado sábado, 21 de janeiro, diferentes gerações de jovens cantores integrados nos  coros do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), que se apresentaram num concerto vibrante e bastante envolvente, que contou com acompanhamento enriquecedor da  Orquestra de Cordas, integrada pelo ensemble de percussão.

A comunhão entre os diferentes grupos, ampliada pela excelente acústica da igreja matriz, transformaram esta apresentação  num momento de entrega e emoção absolutas. De assinalar a participação dos coros CMAD, coro de Câmara, bem como dos coros de alunos dos 5.º e 6.º anos, que além dos estudantes de Santa Comba Dão  integraram jovens de outros  concelhos da área de influência do Conservatório.

Neste momento cultural de excelência foi evidente a influência positiva, na formação dos jovens,  do ensino articulado, desenvolvido numa parceria  entre o Conservatório, o Município e a Escola, possibilitando aos alunos do nosso concelho (5º e 6º ano) uma aprendizagem musical mais aprofundada.

Para a história do concerto, fica um programa centrado na música vocal, sendo de registar a interpretação inicial, pelo coro CMAD,  do tema Nda Wana, numa "textura de vozes em camadas".

De Cats, um dos musicais mais emblemáticos da Broadway, veio um dos seus  temas mais emblemáticos, 'Memory'. As vozes foram do coro CMAD, que num registo mais calmo  trouxe ainda o 9.º andamento do Requiem de Karl Jenkins, Pie Jesu. Seguiu-se um momento completamente diferente, com um conjunto de canções da banda sonora do clássico filme de animação Rei Leão, apresentado pelo coro de câmara.

Com o coro CMAD, os alunos do 5.º 6.º ano brindaram o muito público presente com o tema I will make a difference, preparando  a assistência para a entrada da Orquestra de Cordas que interpretou Dusk in the forester e vários temas do filme A Bela e o Monstro.

Neste que foi o primeiro momento do XV Festival de Música e Artes do Dão (FMAD), ocorreu a estreia de uma versão do Bairro do Amor de Jorge Palma, com arranjos do aluno Rodrigo Santos. Num momento final, fica o registo do tema I hear a simphony de Cody Fry, com a interpretação dos alunos do 5.º e do 6.º anos e da Orquestra de cordas.

É ainda de assinalar que o Município de Santa Comba Dão, enquanto entidade parceira, esteve representado neste espetáculo pelo presidente da Câmara, Leonel Gouveia, e pela vice-presidente, Catarina Costa.

Fotos: Conservatório de Música e Artes do Dão