Ir para conteúdo

Exposição 'Um ano nos arrozais do Baixo Mondego' - Uma deambulação fotográfica
Cultura
02 mai - 30 jun '23
localizaçãoBiblioteca Municipal Alves Mateus

Exposição 'Um ano nos arrozais do Baixo Mondego' - Uma deambulação fotográfica

de Nuno Furet

Descrição
De 4 de Abril de 2020 a 5 de Abril de 2021, Nuno Furet retratou o ciclo do tempo e da vida nestes magníficos campos do Baixo Mondego, nomeadamente, junto aos rios Mondego, Foja e Pranto, não se cingindo, apenas, ao ciclo do arroz, mas, também, à fauna que se acolhe a estas paisagens e ao património histórico que, desde há séculos, nelas se aninha. Desse levantamento fotográfico resultou o livro "Um ano nos arrozais do Baixo Mondego - Uma deambulação fotográfica", que está na base desta Exposição.

Naquela que é uma característica e opção estética do autor, todas as fotografias foram tiradas sem recorrer a qualquer artifício técnico, como filtros de lente ou outras manipulações, na altura ou a posteriori. A intenção foi mostrar o cenário como ele é, sem o retocar para além da atmosfera e luz solar do momento.
A Exposição é composta por vinte fotografias (moldura de 50cmx36cm) e por um roll-up.

Breve nota biográfica do autor
Nuno Furet nasceu em Viseu, lá pela segunda metade do século passado, residindo, desde muito novo, na Figueira da Foz. Trabalhou nos mais variados ramos, de apanhador de percebes e professor, a operário fabril e bancário.
Desde 2001, encontrou no todo-o-terreno a forma de comunicar a outros a sua paixão pelo património. Procurando mais ferramentas para consolidar essa mesma paixão, licenciou-se, em 2015, em Estudos Artísticos, Minor em Artes e Património, na Universidade Aberta.

As artes, de resto, estiveram sempre presentes, recolhendo, como argumentista e realizador, distinções na área do vídeo (Louvor no BAVA-British Amateur Video Awards, com o filme ‘Festival Blues’, em 1989; Menção Honrosa no FIVA-Festival Internacional de Vídeo do Algarve, com o filme ‘Canais’, em 1991; Menção Honrosa no 1.º Festival de Vídeo de Oeiras, com o filme ‘Canais’, em 1992; Prémio de Humor no 5.º Festival de Vídeo de Oeiras, com o filme ‘Amor à primeira vista’, em 2000).


Por outro lado, a paixão pela fotografia surgiu muito cedo, fruto de uma câmara e um livro oferecidos pela madrinha. Não que se preocupe muito com o lado técnico, deixando-se antes levar pela composição, num olhar atento e diferente ao que o rodeia.


O encontro dessas duas paixões resultou nos livros ‘Portugal de Norte a Sul pela E.N. 2 – Uma viagem fotográfica’ (2019), alvo das Exposições a seguir enunciadas, e ‘ Um ano nos arrozais do Baixo Mondego – Uma deambulação fotográfica’ (2021).


Actualmente, é Agente de Animação Turística e Turismo de Natureza, na Figueira da Foz, dedicando-se a organizar Passeios de Todo-o-Terreno Cultural, eventos culturais e a mostrar, em viatura de todo-o-terreno, o património histórico que se aninha nos arrozais e salinas do Baixo Mondego.