Ecocentro
Os Ecocentros são parques amplos, vedados, constituídos por um conjunto de contentores de grandes dimensões. Estes surgem como uma medida complementar para a deposição seletiva de materiais valorizáveis que, pelas suas características ou dimensões, não possam ser recolhidos pelos meios normais de remoção de resíduos. A deposição de resíduos nos Ecocentros é voluntária e gratuita.
Nos Ecocentros podem ser depositados materiais como Papel e Cartão (seco), Plásticos (Embalão), Vidro (de embalagem), Eletrodomésticos, Resíduos Verdes (sem pesticidas), Madeiras, Metais e Pilhas.
Para os resíduos serem depositados no Ecocentro é necessário cumprir algumas regras impostas aos munícipes e empresas. A Ecobeirão estabeleceu critérios exclusivos para as empresas:
- É obrigatório a apresentação de uma credencial atualizada, no ato da deposição. Esta é obtida após preenchimento do formulário existente no Ecocentro e posterior envio para a Ecobeirão.
- No que se refere aos entulhos, as empresas estão impedidas de efetuar a sua deposição. No mercado existem empresas credenciadas para o transporte de deposição deste tipo de resíduos.
Horário de funcionamento:
Terça-feira a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Ocorreu um problema com o seu pedido. Tente novamente.
Caixa do Vidro
Esta caixa serve exclusivamente para deposição de vidro de embalagem, sendo que cada cliente só pode depositar < 2m3.
Pode depositar:
- Garrafas e garrafões de vinho
- Garrafas de cerveja
- Garrafas de azeite
- Garrafas de compota
- Garrafas de sumos
- Garrafas de água
- Garrafas de polpa de tomate
- Garrafas de whisky, vodka, …
Não pode depositar:
- Lâmpadas
- Vidros de janela
- Espelhos
- Pirex
- Cristais
- Cerâmicas ou porcelanas
- Garrafas com líquido
- Material contaminado ou perigoso
Caixa do Papel e Cartão
Só se pode depositar papel e cartão extremamente limpo e a deposição deve ser feita de modo a rentabilizar o volume da caixa ao máximo. Assim sendo, os caixotes de cartão devem ser espalmados e cortados com dimensões de 1m de largura por 1m de comprimento. Cada cliente só pode depositar < 2m3.
Pode depositar:
- Revistas
- Jornais
- Caixas de cartão
Não pode depositar:
- Sacos de cimento
- Material contaminado com restos de alimentos, terra, óleos, tintas, …
- Papel e cartão húmido ou podre
- Papel autocolante
- Papel com plástico ou encerado
Caixa dos Plásticos (Embalão)
Nesta caixa só são depositadas as embalagens que também se colocam no “embalão”, independentemente de serem plásticas ou metálicas. As embalagens devem estar limpas, escorridas e espalmadas. Cada cliente só pode depositar < 2m3.
Pode depositar:
- Embalagens Plásticas
- PET
- Garrafas e garrafões de água
- Garrafas de sumo
- Garrafas de óleo alimentar
- PEAD
- Embalagens de iogurtes líquidos
- Embalagens de detergentes
- Embalagens de álcool
- PVC
- Embalagens de lixívia
- Embalagens de vinagre
- Embalagens de produtos de limpeza
- Filme Plástico – PEAD/PEBD
- Sacos plásticos de supermercado
- Filmes de paletes
- Sacos industriais
- PP
- Caixas de cassetes de vídeo
- Embalagens de produtos de cosmética
- Embalagens de champô
- Copos de plástico
- PS
- Caixas de cassetes
- Embalagens de ovos
- Embalagens de iogurtes sólidos
- Embalagens de manteiga
- Embalagens Metálicas
- Aço e Alumínio
- Latas de cerveja, sumos, …
- Latas de conserva
- Latas de fruta em calda
- Latas de sprays/aerossóis
- Tabuleiros de alumínio
- Latas de salsichas, feijão, cogumelos
- Latas de graxa vazias
- Latas de tinta de pequena dimensão
Não pode depositar:
- Material contaminado com restos de alimentos, terra, óleos, …
- Embalagens com líquido no seu interior
- Embalagens de óleos de motor (ex: Shell Formula 1, BP Visco, …)
- Toalhas de mesa plastificadas
- Brinquedos de plástico
- Poliuretano – parece-se com esferovite, mas difere por não possuir uma estrutura de alvéolos (as bolinhas) e por ser mais duro/compacto, normalmente é de cor amarela ou azul claro
- Louça descartável
Caixa dos Plásticos Mistos
Os materiais plásticos que não sejam embalagens mas que sejam valorizáveis. Os materiais deverão estar limpos. Cada cliente só pode depositar < 2m3.
Pode depositar:
- Persianas/estores brancos
- Tubos de PVC
- Pára-choques não pintados
- Tubos de polietileno
- Cadeiras de esplanada e espreguiçadeiras
- Caixas de fruta
Não pode depositar:
- Qualquer outro tipo de material nesta caixa
Caixa dos Entulhos
Caso os utilizadores tragam diferentes materiais ou resíduos misturados com o entulho, devem ser retirados e quando possível, aproveitar os materiais para as outras caixas. Cada cliente só pode depositar < 1 m3.
Pode depositar:
- Restos de tijolos
- Azulejos
- Cimento em pedra/seco
- Pedras e pedregulhos médios
- Terra
- Porcelana diversa
Não pode depositar:
- Qualquer tipo de lixo (RSU, …)
- Outros materiais estranhos
- Ferro
- Madeira
Caixa dos Metais
Nesta caixa podem ser depositados todo o tipo de artigos metálicos, com exceção dos que vão diretamente para a caixa dos plásticos. Contudo é preciso ter atenção uma vez que estes materiais não podem conter qualquer tipo de resíduo/líquido no seu interior. Cada cliente só pode depositar < 2 m3.
Pode depositar:
- Latas de metal de grandes dimensões
- "Ferro Velho"
Não pode depositar:
- Latas com resíduos/líquidos no seu interior
- Outros materiais estranhos
Caixa dos Vegetais
Esta caixa destina-se exclusivamente a restos de jardinagem, terra não contaminada ou misturada com vegetais. Cada cliente só pode depositar < 2 m3.
Pode depositar:
- Restos de relva
- Pequenos ramos
- Fitas/serrim
Não pode depositar:
- Ramos ou troncos de médias/grandes dimensões
- Frutas e legumes
- Qualquer tipo de material contaminado
- Outros materiais estranhos
Caixa da Madeira
Estão destinados para a caixa da madeira os colchões, sofás e todo o tipo de madeira. No entanto é necessário desmontar sempre que possível o material (ex: tirar a madeira dos sofás). Toda a madeira deve estar em “formato tábua” de modo a ser convenientemente arrumada e ocupar o menor espaço possível. Cada cliente só pode depositar < 2 m3.
Pode depositar:
- Colchões
- Sofás
- Todo o tipo de madeiras
Não pode depositar:
- Madeira impregnada com produtos perigosos
- Outros materiais estranhos