Ir para conteúdo

Couto do Mosteiro

São muitos os locais de cariz histórico-cultural a visitar no território equivalente à antiga freguesia do Couto do Mosteiro, agora integrada na União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro.

O turista ou visitante pode iniciar a sua viagem histórico-cultural pelo Couto do Mosteiro, visitando a Igreja Matriz. Reconstruída no ano de 1661, em pleno século XVII, esta igreja pertence ao estilo barroco. É um edifício de grande beleza e simplicidade, com tetos abobados que apresentam pinturas de temática religiosa, e cujas origens remontam a 1550, pois no local terá existido um mosteiro ligado à ordem dos templários (não confirmado) e que sofreu modificações em 1661.

De seguida, recomenda-se uma visita ao Pelourinho. Este monumento data do século XVI. Apresenta fusto torço de configuração cilíndrica encimado por um capitel do tipo “pinha” cónica, assente em base quadrangular com dois degraus à vista. Presume-se que este pelourinho tenha tido mais um degrau em granito.

No mesmo Largo – o do Pelourinho – há um edifício antigo, onde funcionou a Câmara Municipal e o Tribunal, e mais tarde serviu de Escola Primária. Na parede, do lado direito da porta de entrada, existe um brasão com o escudo de armas de Portugal, do tipo pombalino, encimado pela coroa real e que possui a inscrição "a.n.o.d. – e. 1773".

Sugere-se, igualmente, uma visita às diversas Capelas, que demonstram a religiosidade das populações e servem de ponto de encontro a muitas festas e romarias, realizadas em honra dos santos padroeiros e das quais se destacam, como as de São Brás, no Couto de Mosteiro, de Santa Rita, na Colmeosa, de São Sebastião, em Vila de Barba, a de São João, no Pregoinho e a de Nossa Senhora da Graça, na Gestosa.

O território é também muito rico a nível arquitetónico, sendo disso exemplo:

- o  Solar dos Costas, datado do século XVIII. Mandado construir no ano de 1768 por Luís Gomes Pires, é um exemplo do estilo barroco. Possui capela privativa de grande interesse, com Nossa Senhora de Cristo e um arco, para que os senhores da casa pudessem ouvir a missa do coro da capela. Os Costas são os atuais proprietários deste espaço;

 
- o Solar dos Bandeiras, datado de igual período, pertence ao estilo beirão e situa-se em Vila de Barba.

-o Solar dos Festas, também de estilo beirão, situa-se na Colmeosa e data do século XIX.

 
Para além destes monumentos, pode ainda apreciar:

- o Miradouro da Colmeosa;

- o Cruzeiro da Pedrosa, construção em granito, com fuste cilíndrico, encimado por uma cruz assente em base quadrangular de dois degraus. Este cruzeiro está ligado à lenda da Cruz da Pedrosa

- Marco geodésico da Portela

 

+ INFORMAÇÕES AQUI.

 

Fonte: Ferreira, Francisco Santa Comba Dão - Uma Monografia (2015). Município de Santa Comba Dão