São João de Areias
São muitos os locais de cariz histórico e cultural, constituídos por monumentos e construções antigas, a visitar na freguesia de São João de Areias.
O pelourinho é a nossa proposta para iniciar a sua viagem histórico-cultural por estas terras. De arquitetura civil manuelina, o pelourinho de São João de Areias ergue-se sobre uma plataforma constituída por quatro degraus oitavados, de aresta, sendo o térreo um pouco mais alto que os restantes, onde assenta o conjunto da base, coluna e remate.
A base do fuste é sensivelmente cúbica, tendo os vértices superiores chanfrados, de modo a fazer a transição para as molduras oitavadas, intervaladas por escócia, de onde irrompe a coluna. Esta é torsa, constituída por quatro toros lisos espiralados à direita, e rematada por astrágalo, gola, equino e ábaco circular.
O capitel é composto por uma plataforma saliente oitavada, de faces côncavas, interceptadas por outra plataforma circular sobreposta. Nela assenta um pináculo cónico, espiralado, de boas dimensões, com o terço superior separado dos inferiores por uma pequena gola que parece estrangular o tronco. O coroamento é feito por um diminuto toro encimado por quatro bolas em cruz rematadas por um botão onde encaixa a grimpa, em ferro, com galo de catavento.
A sua construção terá, provavelmente, sido determinada pela concessão, em 1514, por D. Manuel de novo foral a São João de Areias.
Aconselhamos, vivamente, uma visita à Igreja Matriz, no cimo do povoado, datada da segunda metade do século XVIII. Trata-se de um monumento de estilo barroco, com corpo central e duas torres sineiras. Tem altares de talha dourada de grande valor artístico e a imagem de São João que, segundo a lenda, foi encontrada num areal, junto ao Mondego. À frente da Igreja Matriz encontra-se o Cruzeiro, bem como a Casa Senhorial Engenheiro Galvão Lucas, uma construção do século XIX de arquitetura tradicional beirã.
Ainda em São João de Areias, podem ser visitadas as capelas de São Sebastião, de Santo Cristo e de São Pedro.
Sugerimos, também, uma visita às diversas capelas existentes na freguesia: a de São Silvestre, em Vila Dianteira, de Nossa Senhora da Graça, na Póvoa dos Mosqueiros, de Santo António, em Silvares, de São Miguel, na localidade de São Miguel e de São João Evangelista, em Castelejo.
A Capela de São joão Evangelista é das mais antigas do concelho e a forma como se apresenta, é o resultado de sucessivas remodelações da capela primitiva. Estas alterações começaram a ser efetuadas desde o início da década de 80 do século XVII, “como o comprova a ombreira da porta da sacristia, que exibe a data de 1680 e uma petição ao bispo de Viseu a 26 de abril de 1685, em que os moradores de Castelejo, Casal e Cernada diziam que ‘… em Castelejo está uma ermida de invocação a São João Evangelista da qual se administram os sacramentos aos enfermos dos ditos lugares por estarem distantes da matriz mais de meia légua e, por a dita ermida ser muito antiga e quase arruinada, os ditos moradores à sua vontade, com suas esmolas, a consertaram e acrescentaram por ser muito pequena e limitada...”
“Os seus fregueses deitaram mãos à obra e acrescentaramlhe a capela-mor (para o topo da qual mudaram o altar) e a sacristia, pelo que a 26 de abril de 1685 solicitaram ao bispo que desse autorização para ser benzida”. “A licença para a bênção foi dada no primeiro dia de maio de 1685”
A freguesia de São João de Areias, é também muito rica a nível arquitetónico, apresentando um conjunto de casas fidalgas, imponentes e elegantes onde a pedra, a cal e as escadas exteriores se organizam de forma a ostentar um forte decorativismo e harmonia.
Destacam-se:
- a "Casa das Armas Reais", casa solarenga de estilo beirão dedicada ao turismo de habitação. Situada em São João de Areias, esta casa possui brasão e é propriedade das famílias Galvão Lucas e Silva Carvalho;
- o Solar D. Bernardo ou Solar dos Sousa Pimentel. Em estado de avançada degradação, este antigo solar situa-se na Guarita,pertence ao estilo beirão, possuindo brasão do século XVIII. Pertenceu ao primeiro barão de São João de Areias, Francisco Serpa Pimentel e foi a maior propriedade cultivada do concelho de Santa Comba Dão;
- o Solar Antunes situado na Póvoa dos Mosqueiros;
- o Solar da Fundação da Cruz Moreira Pinto, na Vila Dianteira;
- na estrada em direção a Tábua refere-se a Quinta da Família Nunes da Fonseca.
No airoso largo principal de São João de Areias vai encontrar o edifício onde funcionou o Hotel Rural do Santo Cristo (entretanto encerrado).