Treixedo
São muitos os locais de cariz histórico e cultural, constituídos por monumentos e construções antigas, a visitar no território equivalente à antiga freguesia de Treixedo (agora integrado na União de Freguesias de Treixedo e Nagozela).
Da Idade Média existem vestígios de lagaretas - pequenos lagares utilizados para o vinho e para o azeite.
O turista ou visitante pode iniciar a sua viagem histórico-cultural por estas terras, visitando a Igreja Matriz, cuja construção remonta ao século XVIII. De estilo barroco, esta igreja apresenta um belíssimo altar-mor. Presume-se que a sua construção se tenha iniciado em 1712, com a primeira pedra lançada pelo bispo de Viseu, D. Gerónimo Soares. A entrada principal está voltada para nascente e o sacrário para poente. As inscrições que se encontravam nas paredes deste monumento não foram preservadas.
Como nota adicional é de referir que no século XVI foi abandonada a primeira Igreja [da localidade], em honra de Santa Maria, situada ao sul da povoação, onde terá existido o Mosteiro de Treixedo”.
Entre outros monumentos e construções de interesse a descobrir nesta freguesia, destaque para:
- Destruído pelo incêndio de 2017, o conjunto já em ruínas do Solar do Torreão ou Solar do Visconde de Treixedo, ainda revelam a grandiosidade que o edifício já deteve. Possui um brasão datado dos finais do século XVIII, início do século XIX e tinha capela privativa (agora completamente destruída). Foi propriedade do primeiro Visconde de Treixedo, Francisco de Gouveia Bandeira de Figueired.
- Quinta datada do século XIX, que pertence ao estilo beirão.. A produção típica é a criação de gado.
Em direção ao Granjal, merece uma visita a capela de Nossa Senhora da Saúde e o Poço do Banho, que desde 1877 conduz as águas sulfurosas e terapêuticas da nascente local numa espécie de pequenas “termas a céu aberto”.
Pode seguir pela ecopista do Dão, em direção à antiga estação de caminho de ferro da Póvoa de João Dias, passando por uma ponte ferroviária reconvertida em passagem para todos aqueles que não resistem a descobrir os encantos deste trajeto, que liga Santa Comba Dão a Viseu, pelo percurso da antiga linha do Dão