Ir para conteúdo

Apaixone-se

Há natureza, tradição e história a descobrir em Santa Comba Dão.  Com 114 km2 de área, o território concelhio tem cerca de 11 mil e 500 habitantes, possuindo um dos mais altos índices de densidade populacional da região Dão-Lafões.

 Dotado de todos os serviços essenciais para o bem-estar e segurança das populações,  o concelho vive  da aliança entre a modernidade e a tradição, mantendo um padrão de vida tranquilo, harmonioso e em comunhão com uma paisagem dominada pelo rio e pela floresta.
 Atravessado pelos rios Dão, Criz e Mondego,  o território enquadra a "paradisíaca" praia fluvial da Senhora da Ribeira, que convida ao mergulho e à natação, ao convívio e ao descanso, bem como à prática de desportos náuticos, como canoagem e o stand-up paddel, entre tantos outros.
 
Inaugurada em 2011, a Ecopista do Dão percorre o trajeto dos carris da antiga ligação ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, numa extensão de 49 km.  Vistas magníficas surpreendem o visitante a cada curva do rio, com recantos povoados por castanheiros, carvalhos e sobreiros, campos cultivados e pequenos povoados distribuídos harmoniosamente pela paisagem, dominada pela albufeira da Aguieira.

Neste território com tanto para oferecer, convidamo-lo ainda a conhecer o centro histórico da cidade sede de concelho, com um povoado de traçado medieval, composto por ruelas e pequenas praças, que revelam autênticos tesouros arquitetónicos.  De moinhos, a igrejas, passando por pequenas capelas e pontes, Santa Comba Dão tem segredos e tesouros a revelar. Descubra-os nas Uniões de Freguesia de Treixedo e Nagosela, Óvoa e Vimieiro, Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, e nas freguesias de Pinheiro de Ázere, São Joaninho, e São João de Areias.

Com percursos e trilhos aprazíveis distribuídos por todo o concelho, o clima convida, na maior parte do ano, a caminhadas, a passeios de bicicleta e à vida ao ar livre, mas também ao reencontro da família e dos amigos. Nesses momentos de convívio e confraternização, nada melhor do que a gastronomia local para os tornar ainda mais especiais e marcantes.

Para aguçar o apetite, ficam aqui algumas tentações gastronómicas, que convidamos os visitantes a saborear: arroz de lampreia à moda do Dão, caldeirada de peixe do rio Dão e Criz, ensopado à pastora, arroz de cabidela, chanfana, cabrito assado em forno de lenha, entre tantas outras iguarias.


Para sobremesa, fica a sugestão do leite-creme e do arroz-doce da região e das típicas e afamadas broinhas doces de Santa Columba, que estão,  na origem, de uma mostra de sucesso, que contribui para dar a conhecer este produto de excelência do concelho.

Numa aliança cultivada entre modernidade e tradição, qualidade de vida e empreendedorismo, natureza e conforto, Santa Comba Dão é um concelho a visitar e a descobrir em pleno coração da Beira Alta.