
Santa Comba Dão Educa
O Município de Santa Comba Dão prossegue com a implementação do projeto de "Promoção de Sucesso Educativo", desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.
Santa Comba Dão Educa é uma das vertentes municipais deste projeto e tem como destinatários crianças do Pré-Escolar, alunos do 1.º Ciclo, professores, funcionários, pais e encarregados de educação.
O projeto Santa Comba Dão Educa tem como objetivos gerais promover o sucesso escolar dos alunos e reduzir os níveis de insucesso, através da implementação de atividades lúdicas, psicoeducativas e terapêuticas ao nível das competências de comunicação e de educação socioemocional.
Desenvolve-se nas modalidades Terapia da Fala, para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo, e Educação Emocional, para o 1.º Ciclo, que proporcionam uma resposta à necessidade de intervenção em alguns fatores condicionantes do sucesso escolar: a comunicação, linguagem e fala, os processos cognitivos de atenção / concentração e gestão de conflitos/competências socioemocionais.
ÁREAS DE INTERVENÇÃO:
1-Terapia da Fala visa promover:
• Prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das perturbações da comunicação verbal e não verbal em crianças.
• Como? Sessões individuais
2- Educação Emocional -“Emoções Vão à Escola”
• 2.1. : Emoções
• 2.2. Yoga
• 2.3. Aprender a Brincar
2.1. Emoções
Treino de competências socioemocionais facilitadoras dos processos cognitivos, visando promover:
• Autoconsciência: ter consciência do que se sente a cada momento
• Consciência social: compreender o que outros sentem; colocar-se no local do outro
• Autocontrolo: lidar com as nossas emoções de forma a enfrentar ou aceitar obstáculos
• Relações interpessoais: manter relações saudáveis, baseadas na cooperação, na resistência a pressões sociais desapropriadas;
• Tomada de decisão: tomar decisões com base uma avaliação. Precisa de todos os fatores sociais.
2.2. Yoga visa promover:
- Exercícios de relaxamento e concentração
• Estimulação da criatividade e autoconfiança
• Promover a postura corporal adequada
• Trabalhar a coordenação físico-motora
• Correção de maus padrões respiratórios
• Fortalecer o sistema imunológico
• Equilíbrio do sistema nervoso
2.3. Aprender a Brincar visa promover:
• Atitudes sociais adequadas;
• Criatividade
• Expressão multidimensional através de:
◦ criação de situação jogo lúdico com regras:
◦ saber ganhar e perder
◦ saber jogar em grupo
◦ participar em tarefas coletivas