Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Em outubro: Biblioteca Municipal recebe exposição "Florestas para o Futuro"
30 set '22
Comunidade
Em outubro: Biblioteca Municipal recebe exposição "Florestas para o Futuro"

Cedida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), a exposição ‘Florestas para o Futuro’ vai estar patente durante o mês de outubro, na Biblioteca Municipal Alves Mateus (BMAM), em Santa Comba Dão, de segunda a sexta-feira, das 09H30 às 17H00.

Através desta mostra, o Município, através da BMAM, pretende - em linha com as metas traçadas pela CIMT - homenagear as vítimas dos incêndios de 2017 e sensibilizar a população para a importância de repensar as ‘Florestas para o Futuro’, com o foco nas causas dos fogos florestais, consequências e estratégias de mitigação.

A escolha do mês de outubro para acolher esta iniciativa foi intencional, uma vez que “o que aconteceu ultrapassou a escala do que é pontual e episódico, exigindo uma dimensão intemporal assente em causas estruturais e porque uma das intenções é exatamente contrariar a tendência de só se falar dos incêndios quando o país está a arder e fingir que tudo está bem quando é inverno”.

Com esta mostra, a entidade organizadora pretendeu, sobretudo, “dar voz às preocupações quotidianas das comunidades”, “sistematizar e disponibilizar toda a informação publicada na imprensa sobre a problemática dos incêndios” e “contribuir para o intercâmbio dessa informação e para a construção de conhecimento sobre o assunto”.

Foi ainda objetivo da CIMT “fomentar uma reflexão abrangente sobre o tema dos incêndios florestais, contribuindo para a formação da consciência crítica dos cidadãos e das comunidades”, “sensibilizar as populações para a necessidade de assumirem a prevenção como tarefa de todos” e “contribuir para a persecução dos «Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável» da ONU”.

A realização desta exposição na biblioteca seguiu também um propósito definido, pois como refere a organização “uma biblioteca é um espelho da sociedade e simultaneamente o seu repositório de memória e, nesse sentido, o testemunho das suas ações e o reflexo da sua consciência. Tem o dever de informar, de educar ao longo da vida, de formar a consciência crítica dos cidadãos, através da informação que, nos termos do Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas Públicas, «lhes permita exercer os seus direitos democráticos e ter um papel ativo na sociedade»”.


 

 

Ler mais
AVISO: Encerramento de trânsito para pavimentação de ruas em Treixedo | de 3 a 7 de outubro
29 set '22
Município
AVISO: Encerramento de trânsito para pavimentação de ruas em Treixedo | de 3 a 7 de outubro

Informamos que no âmbito dos trabalhos de pavimentação com tapete betuminoso nas ruas do Outeiro de Cima, Corredoura e Calvário, na localidade de Treixedo, vai ser necessário proceder ao condicionamento de Trânsito de 3 a 7 de outubro, das 08H00 às 18H00, de acordo com o respetivo Edital (AQUI).

'Ciente dos possíveis incómodos e dos condicionamentos motivados pelos trabalhos, agradecemos a compreensão de todos os munícipes".

Ler mais
Formação financeira 2022 - Ações online gratuitas (outubro 2022)
29 set '22
Município
Formação financeira 2022 - Ações online gratuitas (outubro 2022)
 
Divulgamos um conjunto de ações de formação sobre temas da área financeira, enquadrados no Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), organizados pelo  IAPMEI e Turismo de Portugal, até ao final do ano
 
"Estas ações online [gratuitas] visam apoiar a transferência de conhecimento prático, de forma a fortalecer as decisões financeiras do empresário no decurso da sua atividade ou de quem tem ou está a construir um projeto empreendedor.   
 
Neste momento, encontram-se abertas as inscrições das ações agendadas para outubro de 2022.

Consulte os programas das ações a seguir referidas e inscreva-se  AQUI"

 

 

"As ações são gratuitas e irão decorrer na plataforma  Academia de PME Digital do IAPMEI, onde deverá ser efetuada a inscrição, a qual terá de ser precedida de um registo prévio, caso ainda não se encontre registado(a) na referida plataforma.

O número de inscrições é limitado para potenciar um ambiente formativo mais dinâmico e participativo.

Para mais informações contacte a Academia de PME do IAPMEI através do email academia.pme@iapmei.pt"

Ler mais
Simantra e Luís Figueiredo pintam quadros sonoros em 'mil pedaços'
29 set '22
Cultura
Simantra e Luís Figueiredo pintam quadros sonoros em 'mil pedaços'

Como se de um vitral se tratasse, foram 'pintados', no passado sábado, 24 de setembro, vários quadros sonoros da nossa identidade, que propiciaram uma nova visão sobre músicas do cancioneiro popular e tradicional português. Num ambiente envolvente, em que a percussão e o piano acordaram emoções e sensações físicas, os Simantra - Grupo de Percussão e o pianista Luís Figueiredo escolheram a Casa da Cultura de Santa Comba Dão, para o lançamento oficial do disco 'Mil Pedaços', com edição da Roda Music.


A iniciativa teve os apoios do Município, representado pelo presidente Leonel Gouveia e pelo vereador Agostinho Marques, bem como do Conservatório e Associação de Música e Artes do Dão (CMAD e AMAD).


Da autoria de Sérgio Godinho, 'Mil Pedaços' é também um dos temas deste álbum singular e inédito, que integra músicas de dois outros autores consagrados da música popular portuguesa - Senhor Arcanjo de Zeca Afonso e 'Lembra-me um sonho lindo' de Fausto Bordalo Dias. De Trás-os- Montes ao Algarve, foram, ainda, apresentados temas tradicionais de várias zonas do país, com uma roupagem diferente, mas altamente sugestiva - canções de trabalho e de embalar, romances e outros géneros.
Cada uma destas músicas, com arranjos inéditos de Luís Figueiredo, foi acompanhada pela projeção do respetivo refrão, como que a ancorar a memória a canções que fazem parte do imaginário coletivo, mas que para muitos dos jovens presentes eram, decerto desconhecidas.


A este convite em forma de disco para a (re)descoberta de temas, que tanto nos dizem enquanto povo, esteve subjacente - tal como explicaram os autores - o desafio 'de comunicar sonicamente as referências coletivas que temos da música tradicional e popular portuguesa, e ao mesmo tempo construir peças com uma linguagem idiomática da percussão erudita". Mil Pedaços 'combina música escrita e improvisada, emprega recursos associados à escrita para big band, e um vocabulário timbrico que resulta da exploração das inúmeras possibilidades oferecidas pelo universo da percussão. Harmonicamente, está latente uma abordagem facilmente identificável com o jazz'.


A sentir o que se passou em palco esteve uma audiência, composta por cerca de uma centena e meia de pessoas. Do encore, ficou mais uma apresentação do brilhante 'Lembra-me um sonho lindo' de Fausto.


Informações adicionais

Músicos do projeto:
Andrés Pérez I percussão
Leandro Teixeira I percussão
Luiz Ferreira I percussão
Ricardo Monteiro I percussão
Luís Figueiredo I piano e arranjos


Temas do álbum:
- Estando Eu À Minha Porta, tradicional de Trás-os-Montes
- Farrapeira, tradicional da Beira Baixa
- Mil Pedaços, Sérgio Godinho
- Lembra-me Um Sonho Lindo, Fausto Bordalo Dias
- Senhora Santa Combinha, tradicional da Beira Alta
- Ai De Mim Tanta Laranja, tradicional do Alentejo
- José Embala O Menino, tradicional da Beira Baixa
- Oh! Que Calma Vai Caindo, tradicional da Beira Baixa
- Laurinda, Linda, Linda, tradicional do Algarve
- Senhor Arcanjo, José Afonso
- Macelada, tradicional da Beira Baixa

Ler mais
Aviso - Aplicação de fitofarmacêuticos - perímetro urbano de Santa Comba Dão
27 set '22
Município
Aviso - Aplicação de fitofarmacêuticos - perímetro urbano de Santa Comba Dão

Irá proceder-se à aplicação  terrestre de produto fitofarmacêutico, com o nome comercial Buggy Neo, para controlo de infestantes, entre os dias 1 e 31 de outubro, no período das 05H00 às 12H00, na área do perímetro urbano de Santa Comba Dão.

De acordo com o Aviso (aceda AQUI), 'deverá ser respeitado um período de entrada no local tratado de 6 horas após o tratamento'. 

'A população em geral, bem como os portadores de animais de companhia, devem, por precaução, reentrar no local tratado após a secagem do pulverizado'.

 

Mais informações no Aviso (aceda AQUI)

Ler mais
'Pé Ante Pé' reúne cerca de 40 pessoas em caminhada pela Pequena Rota 1
26 set '22
Desporto
'Pé Ante Pé' reúne cerca de 40 pessoas em caminhada pela Pequena Rota 1

Num registo descontraído, onde imperou o convívio e a boa disposição,  cerca de quatro dezenas de pessoas participaram na  caminhada pela Pequena Rota 1 "Treixedo - Com o Dão aos pés", que teve lugar no passado sábado, 24 de setembro.  Dinamizada no âmbito do  iniciativa 'Pé ante Pé' da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, esta atividade foi promovida em articulação com o Município de Santa Comba Dão, contando com os apoios da União de Freguesias (UF) de Treixedo e Nagozela e da Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física (APDEF) de Santa Comba Dão.

Com passagens pelas aldeias de Treixedo, Granjal e Póvoa de João Dias, o percurso  de cerca de 10 quilómetros foi guiado por Daniel Sousa da APDEF, que  levou os caminhantes a descobrir paisagens de perder o fôlego e recantos encantadores. Com início junto ao pavilhão Arnaldo Dias / edifício da UF, o percurso  contemplou a passagem por diversos pontos de interesse patrimonial, como a igreja Paroquial de Treixedo, a Capela de Nossa Senhora da Saúde e o Poço do Banho, no Granjal. Nesta jornada em contacto com a natureza, com temperaturas convidativas ao passeio, nota ainda para a passagem por  paisagens ribeirinhas, pela ecopista do Dão e ponte ferroviária do Granjal. Na antiga estação ferroviária de Treixedo foi servido um lanche, acompanhado musicalmente pelos B Flat, para retemperar forças e dar alento para os quilómetros derradeiros. Depois de uma fase final, pautada por subidas mais acentuadas, os participantes retomaram ao ponto de partida, junto ao edifício da UF,  com a sensação de jornada cumprida.

Destaque também para a participação de pessoas de vários pontos da região, bem como para a presença do presidente da Câmara, Leonel Gouveia, da vice-presidente Catarina Costa, e do vereador Agostinho Marques em representação do Município, bem como de José Luís Santos, presidente da UF de Treixedo e Nagozela.

Ler mais
Pavimentação da rotunda da Adega - Santa Comba Dão
23 set '22
Município
Pavimentação da rotunda da Adega - Santa Comba Dão
Estão concluídos os trabalhos de pavimentação da rotunda da Adega, em Santa Comba Dão, no âmbito da empreitada de 'Beneficiação de Pavimentos da Rede Viária Municipal'.
 
Além da pavimentação, que abrange cerca de 1000 m2, esta intervenção - promovida pelo Município e adjudicada à empresa Socitop, Unipessoal, Lda. - vai incluir a pintura da sinalização horizontal.

 

Ler mais
Em Pinheiro de Ázere - Senhora da Ribeira: Execução das faixas de gestão de combustível
21 set '22
Município
Em Pinheiro de Ázere - Senhora da Ribeira: Execução das faixas de gestão de combustível

Está em curso a  gestão de combustível, na rede rodoviária, que vai abranger território de todas as freguesias do concelho e parques industriais.

Promovidos pelo Município, estes trabalhos tiveram início neste mês de setembro, na freguesia de Pinheiro de Ázere, estando,  de momento, a ser efetuados na zona da Senhora da Ribeira.

A execução das faixas de gestão de combustível é realizada nas faixas laterais de terrenos confinantes ao limite exterior da plataforma da estrada, com uma largura padrão de 10 metros e na envolvente dos parques empresariais, com uma largura padrão de 100 metros.

Depois de Pinheiro de Ázere, o calendário prossegue pelas demais freguesias do território concelhio, numa intervenção ampla, que abrange 49,54 ha.

Destaque para o facto da  gestão de combustíveis ser de extrema importância no âmbito da prevenção dos  incêndios florestais, uma vez que estabelece a  descontinuidade do material combustível e dificulta a propagação dos fogos,  diminuindo a sua intensidade. Permite, de igual modo,  uma maior eficácia no combate a incêndios.

Ler mais
Assistentes operacionais dinamizam atividade de boas-vindas no início do ano letivo
20 set '22
Educação
Assistentes operacionais dinamizam atividade de boas-vindas no início do ano letivo
Neste arranque do ano letivo 2022/2023, as assistentes operacionais do Pré-Escolar e 1.º Ciclo estiveram envolvidas na preparação de uma atividade de boas-vindas, propiciando, aos jovens alunos,  mais cor e alegria no primeiro dia de aulas.
 
Esta foi uma de entre outras iniciativas dinamizadas junto aos funcionários não docentes, no âmbito do projeto de promoção do sucesso educativo 'Santa Comba Dão [SCD] Educa", promovido pelo Município em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. Além dos funcionários e das crianças/alunos, o SCD Educa tem, ainda, como destinatários pais e professores. Genericamente, procura-se o envolvimento de todos estes destinatários "na promoção de competências socio-emocionais, objetivando uma melhor atitude sobre si individualmente , sobre os outros e sobre a escola".
 
Ainda no âmbito do SCD Educa foi, recentemente, dinamizado com os Serviços de Psicologia do Município, um momento de partilha de conhecimentos, valorização e bem-estar, destinado todas as assistentes operacionais a desempenhar funções ao nível do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Abordaram-se temas como a importância da função e do papel preponderante que, nos dias de hoje, o/a assistente operacional assume, enquanto elo de ligação entre os vários agentes da comunidade escolar- pais/encarregados de educação, docentes e não docentes. Falou-se ainda sobre a intervenção direta e indireta dos assistentes operacionais na vida das crianças-aluno, bem como na  importância da validação das emoções e da forma como estas influenciam o  comportamento dos envolvidos no meio escolar. Durante o encontro, houve  espaço para partilhar vivências, receios, dificuldades, realizações, expetativas e conquistas.

Além da preparação da atividade de boas-vindas, foi ainda propiciado uma sessão de yoga, que visou a promoção de bem-estar de todos os participantes, proporcionando um momento de relaxamento.

O balanço foi positivo, com as assistentes operacionais a sublinharem a vontade de voltar a realizar estes momentos de formação e de partilha , que constituem objetivo do projeto Santa Comba Dão Educa.

Ler mais
Trabalhos de Pavimentação | Corte de trânsito (de 21 a 23 de setembro) na Rotunda da Adega na EN2
19 set '22
Município
Trabalhos de Pavimentação | Corte de trânsito (de 21 a 23 de setembro) na Rotunda da Adega na EN2

Informamos que no âmbito dos trabalhos de pavimentação, vai ser necessário proceder ao corte de trânsito na Rotunda da Adega na EN2 (União das Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro), de 21 a 23 de setembro, entre as 08H00 e as 18H00.

O Município, ciente dos incómodos e dos condicionamentos motivados pelos trabalhos, agradece a compreensão de todos os munícipes.
 
Aceda ao aviso AQUI.

 

Ler mais