Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Na Biblioteca Municipal: Umas férias diferentes e divertidas
21 jul '21
Cultura
Na Biblioteca Municipal: Umas férias diferentes e divertidas

O  Município deu continuidade ao projeto Juntos de Férias de Verão na Biblioteca Municipal, envolvendo na semana de 12 a 16 de julho, um grupo de  crianças dos 3 aos 9 anos,  que participou num  amplo conjunto de iniciativas de ocupação dos tempos livres, centrado na promoção do livro e da leitura.

Ao longo da semana, explorou-se o potencial lúdico-educativo dos livros, trabalhando-se, diariamente, histórias infanto-juvenis, que deram  mote  a  diferentes atividades de expressão plástica, dramática, motora e musical.  A agenda incluiu ainda oficinas de leitura e a exibição de filmes. Destaque para a  oficina infantil de Jardins e Arranjo Floral, promovida por Amaro Figueiredo, que constituiu um dos pontos altos do programa de atividades, traduzindo-se num momento muito  enriquecedor para todos os participantes.


A par da promoção da leitura, este calendário e ocupação de tempos livres  visou, de igual modo, promover o convívio e  novas aprendizagens,  bem como propiciar  momentos de partilha entre os participantes.

Ler mais
Comunicado (20-07-2021) - Covid-19 | Situação no concelho
20 jul '21
Covid-19
Comunicado (20-07-2021) - Covid-19 | Situação no concelho
 Informa-se que, à data de 20-07-2021, a situação epidemiológica do concelho é a seguinte:
Casos Confirmados - 555
Casos Ativos - 11
Casos Recuperados - 533
Óbitos - 11
 
Uma vez mais chamamos a atenção para o necessário cumprimento das orientações da Direção-Geral de Saúde e de todas as medidas de segurança.
O esforço de controlo da pandemia tem de ser, obrigatoriamente, conjunto. Há que evitar aglomerados, usar máscara e lavar frequentemente as mãos. Sejamos todos agentes de saúde pública, pois cuidar de nós é cuidar de todos!

 

Ler mais
Descoberta  permite situar cronologicamente as ruínas romanas do Patarinho - Santa Comba Dão
16 jul '21
Município
Descoberta permite situar cronologicamente as ruínas romanas do Patarinho - Santa Comba Dão

No Patarinho foi recentemente descoberto um fragmento de terra  sigillata -  uma cerâmica de luxo da época romana, que surge como um  indicador cronológico de referência. Com este achado, a equipa de arqueólogos consegue, de forma segura, situar as ruínas entre os séculos I e III d.C., o  que corresponde - tal  como explicou o diretor da escavação Pedro Matos -  "à época do Império Romano".  O arqueólogo -  que desde 2019, tem vindo a escavar no Patarinho com várias equipas de estudantes da Universidade de Coimbra - explica que "enquanto Conimbriga estava no auge, havia toda  uma comunidade a viver nesta zona".

E há mais revelações nesta segunda fase da campanha de 2021 . Depois de, em 2019 e 2020, ter sido descoberto  um edifício com duas áreas de produção - vinho ou azeite- , na primavera de 2021 já havia sido revelado um compartimento, que agora se confirma corresponder a um novo edifício. Também com  duas zonas de produção associadas,  esta é uma estrutura diferente, quer pelo fragmento de terra sigillata aí encontrado, quer pelo género de "construção com muros mais sólidos, de tipo senhorial".


Atualmente com uma dezena de arqueólogos em campo, as  campanhas de escavação das ruínas romanas do Patarinho  têm vindo a ser promovidas, desde o primeiro momento,  pelo Município de Santa Comba Dão, com o apoio da União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro e a colaboração estreita do proprietário do terreno onde decorrem os trabalhos, Mário Cordeiro.

O diretor das escavações Pedro Matos reforça,  a cada nova  campanha, a convicção da relevância histórica deste sítio, no âmbito do estudo do povoamento de Santa Comba Dão, que agora se consegue datar, de forma segura, entre os séculos I e III d.C.

Ler mais
Redes de Saneamento e Água na estrada Silvares-Castelejo
16 jul '21
Município
Redes de Saneamento e Água na estrada Silvares-Castelejo

Ao  longo de uma extensão de 1300 metros,  decorrem -  na estrada  Silvares-Castelejo -  os trabalhos de substituição da conduta da rede de água e a colocação de uma nova rede de saneamento, numa intervenção levada a cabo por empresa contratada.

Concluída esta empreitada -  com um prazo de execução de quatro meses -   proceder-se-á à pavimentação da referida via.

Ler mais
Obras e Trabalhos Diversos
16 jul '21
Município
Obras e Trabalhos Diversos

Ao longo das últimas semanas, regista-se a realização de várias intervenções  e pequenas obras, promovidas pelo Município, que incidiram em arranjos de pavimentos e de bermas,  intervenções na rede de águas residuais, demolições de edifícios devolutos e trabalhos de requalificação de área de estacionamento.
 

Estação elevatória das Fontainhas

No âmbito da intervenção faseada de  substituição da estação de tratamento de águas residuais (etar) das Fontainhas por uma estação elevatória, encontra-se concluída  a instalação da conduta elevatória.
 
Uma  próxima fase desta obra -  que visa melhorar a operacionalidade do equipamento -  corresponde à instalação de poços de retenção e de bombagem, bem como de outros equipamentos electromecânicos.
 
 
Arranjo de Calçadas e Bermas
Continuam a ser arranjados, um pouco por todo o concelho, pavimentos em calçada, sendo de assinalar, mais recentemente, as intervenções em Santa Comba Dão, Gestosa, Treixedo e Rojão Grande.

Também na localidade  Rojão Grande, fica o registo do arranjo de bermas, com regularização do piso, enchimento com tout-venant e posterior compactação.
 
 
 

 


Ler mais
Comunicado (14-07-2021) - Covid-19 | Situação no concelho
14 jul '21
Covid-19
Comunicado (14-07-2021) - Covid-19 | Situação no concelho
Informa-se que, à data de 14-07-2021, a situação epidemiológica do concelho é a seguinte:
Casos Confirmados - 552
Casos Ativos - 11
Casos Recuperados - 530
Óbitos - 11
 
Reitera-se, uma vez mais,  que é de extrema importância continuar a seguir as orientações da Direção-Geral de Saúde e a cumprir todas as medidas de segurança.
 
O esforço de controlo da pandemia tem de ser, obrigatoriamente, conjunto. Há que evitar aglomerados, usar máscara e lavar frequentemente as mãos. Sejamos todos agentes de saúde pública, pois cuidar de nós é cuidar de todos!

 

Ler mais
INSCRIÇÕES ABERTAS  para o programa de ocupação dos tempos livres GERAÇÃO S
14 jul '21
Comunidade
INSCRIÇÕES ABERTAS para o programa de ocupação dos tempos livres GERAÇÃO S

Estão abertas as inscrições para o GERAÇÃO S -  Programa de Ocupação dos Tempos Livres do Município de Santa Comba Dão, destinada a todos os santacombadenses com idades entre os 15 e os 35 anos.

Trata-se um programa que pretende envolver um segmento da população mais jovem no apoio a atividades, promovidas pela autarquia, durante o período compreendido entre  19 de julho e 18 de setembro, estimulando a participação cívica e voluntária, bem como a intervenção útil e eficaz na comunidade.

Trata-se de igual modo de um programa que vem responder ao aumento de fluxo populacional, na altura estival, bem como ao aumento de turistas.

Aceda à FICHA DE INSCRIÇÃO.

Consulte também as Normas do Programa Geração S.

Ler mais
Momentos mágicos e introspetivos no espetáculo "Le Magicien"
13 jul '21
Cultura
Momentos mágicos e introspetivos no espetáculo "Le Magicien"

No âmbito da Rede Cultural Viseu Dão Lafões, Santa Comba Dão recebeu na passada sexta-feira, 9 de julho, o espetáculo Le Magicien, que propiciou uma experiência de ilusão com o conhecido ilusionista e performer Zé Mágico.

Em frente ao edifício requalificado dos Paços do Concelho foi instalado um cenário intimista e reservado, com uma iluminação propícia à reflexão e introspeção. Mediante inscrição, os participantes foram "atendidos" individualmente e viram a magia acontecer nos papéis onde revelaram as suas escolhas de vida.

Ilusão, mistério, mas também reflexão e descoberta foram algumas das palavras usadas para descrever este espetáculo que não deixou ninguém indiferente, e que vai percorrer vários palcos da região, no âmbito da programação da Rede Cultural, que está a ser promovida, entre julho e setembro, pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

A sinopse do espetáculo “Le Magicien” reporta à história de um ilusionista, artista em vias de extinção, que ruma às aldeias com o seu espetáculo a solo, na esperança de recuperar a glória de outros tempos. "Longe da grandiosidade das grandes tendas de circo que outrora o acolhiam, sem dispor dos fatos requintados e adereços de última geração a que estava habituado, agora só há uma coisa com que pode contar: o seu talento! Se este não o trair, o destino encarrega-se de colocar no seu caminho as pessoas certas que darão outra magia à sua vida". O responsável pela dramaturgia e pela criação é o próprio ilusionista José Pereira.

 

Ler mais
Tou de Férias - Uma Experiência Divertida
13 jul '21
Comunidade
Tou de Férias - Uma Experiência Divertida
Ainda há vagas para o programa de ocupação Tou de Férias Verão 2021, que  teve início a 12 de julho, decorrendo até  3 de setembro, em Santa Comba Dão. A  oferta do programa  abrange a faixa etária entre os 6 aos 17 anos, e a partir de agosto estende-se a crianças entre os 3 e os 5 anos. Contempla  atividades direcionadas às diferentes faixas etárias, desde o desporto às manualidades, passando pela cultura, artes e jogos. O programa promete e deixa antever momentos inesquecíveis, durante um período de férias diferente, divertido, estimulante e propiciador de novas aprendizagens.
 
Resultante de um protocolo entre o Município, a Associação de Pais  e a Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física (APDEF) de Santa Comba Dão, o Tou de Férias  conta, ainda, com o apoio do  Agrupamento de Escolas.
 
A iniciativa decorre de de forma condicionada pelas circunstâncias que a COVID-19 impõe e pelas regras da atual fase de desconfinamento.  Assim, e à  semelhança do programa do último verão, todas as atividades propostas são classificadas em termos de risco de contágio, devendo os Encarregados de Educação tomar conhecimento da informação correspondente e, assim, efetuar  uma inscrição informada através da plataforma (ACEDA AQUI).
 
É ainda de salientar que durante o mês de julho, as crianças do pré-escolar se encontram abrangidas pela componente de Atividades de Apoio à Família (AAAF),  promovidas no quadro do referido protocolo. 

 

 

Ler mais
MuDarte para promover o sucesso escolar
13 jul '21
Educação
MuDarte para promover o sucesso escolar

No sábado, 10 de julho, o auditório da Casa da Cultura recebeu o momento final do projeto MuDarte, que se traduziu na apresentação  do musical Manoel, levado à cena por alunos do 6.º ano da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Santa Comba Dão. O  espetáculo  combinou teatro, música, dança, artes plásticas e vídeo,  correspondendo  ao resultado final de todo um trabalho realizado em contexto escolar, num ano  particularmente difícil e desafiante.   A par da criatividade,  arte e talento  levados à cena, o público reconheceu, ovacionando em pé,   o empenho, dedicação e, sobretudo, a  resiliência dos jovens alunos.

No  próprio  espetáculo foi, também, dado um exemplo de superação de dois  problemas transversais à sociedade - a falta de comunicação e a discriminação, sob a forma de bullying. A história apresentada transportou o público para  um episódio da vida do Manoel - aluno do 2.º ciclo,   que,  incomodado pelas discussões dos pais,  mergulha no mundo dos sonhos. Entre hackers e estátuas falantes, segue  numa arca em busca de  um oásis, que não é nada mais do que uma ilha da comunicação. Mas, antes de chegar ao destino, Manoel encontra a resposta para o seu dilema no caminho, quando  se cruza com Principezinho -  a personagem de Saint-Exupéry que  reforça a importância de “cativar”, ou seja de  “criar laços", que são  de extrema importância para a comunicação.

Mas, teria sido um sonho? O que é certo é que na mão da mãe de Manoel estava a rosa oferecida pelo Principezinho e que o quotidiano do nosso pequeno  herói acabou por melhorar, precisamente com  estreitamento de laços.

No  final de  cada uma das cinco apresentações - uma por cada turma -  foi exibido o vídeo Génio, gravado por todos os alunos participantes, com a participação dos professores,  que dinamizaram o MuDarte. A mensagem foi a de que - à semelhança de tantos outros génios revisitados  - todos podem alcançar o patamar da genialidade, com trabalho, empenho, dedicação e vontade de mudar.

Um projeto promovido pelo Município
A par das modalidades Santa Comba Dão Educa e Santa Comba Dão com Ciência, o   MuDarte constitui  uma das três dimensões que concretizam a  implementação concelhia  do projeto "Promoção de Sucesso Educativo" da  Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Entre outros objetivos,  o projeto visa  e prevenção do abandono escolar precoce, bem como a criação de condições de igualdade no acesso à educação. Face a essas metas, é promovido o desenvolvimento de  atividades agregadoras, que dão suporte a contextos educativos e práticas pedagógicas de sucesso, bem como a  aprendizagens sociais, científicas, tecnológicas, artísticas e culturais.

No âmbito do MuDarte,o foco esteve no desenvolvimento das capacidades dos alunos nos campos da comunicação, da concentração, atenção, disciplina, imaginação,  criatividade, improvisação e apropriação de linguagens artísticas, contribuindo, assim, para a redução dos níveis de insucesso escolar.

Atendeu-se, sobretudo,  ao importante contributo das artes para a educação global, ou seja, para uma educação que beneficia de uma  forte ligação interdisciplinar com todas as áreas de aprendizagem. Neste contexto, os próprios professores dinamizadores das sessões do MuDarte, receberam formação da equipa artística do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), composta por Rafael Barreto, diretor artístico, Artur Guimarães, compositor e Catarina Alves, coreografia e movimento. E com os alunos, os docentes desenvolveram competências e deram corpo e forma ao espetáculo Manoel e ao vídeo Génio.

A entidade promotora,  Município de Santa Comba Dão fez-se representar nestes espetáculos pela vereadora Carla Cunha, sendo ainda de referir a presença, nas sessões, das representantes do Agrupamento de Escolas,  Madalena Dinis, diretora do Agrupamento, e Bernardete Lago, adjunta da diretora.

 

FOTOS: Conservatório de Música e Artes do Dão

Ler mais