Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
"110 Anos da Grande Festa da Árvore de 1913 nos Jornais de Santa Comba Dão": Exposição Documental
2 jun '23
Cultura
"110 Anos da Grande Festa da Árvore de 1913 nos Jornais de Santa Comba Dão": Exposição Documental

Está patente na Biblioteca Municipal Alves Mateus (BMAM)  uma exposição documental, realizada com a colaboração do Arquivo Municipal,  sobre os 110 Anos da Grande Festa da Árvore de 1913 nos jornais de Santa Comba Dão.

Uma parte desta mostra -  que reúne documentos e relatos noticiosos sobre a vivência local desta festa -  tem estado em itinerância, pelos Lares e Centros de Dia do concelho, no âmbito do projeto  BiblioSénior. Dinamizada,por duas técnicas da BMAM, esta partilha cultural  está na estrada desde abril e já passou pelos Lares  da Santa Casa da Misericórdia e Resivida, Centros Sociais e Paroquiais do Couto de Mosteiro e de São Joaninho. Ainda durante este mês de junho serão abrangidos os Centros Sociais e Paroquiais de São João de Areias e Treixedo e o Centro de Bem-Estar Social Prof. Oliveira e Costa.  

Nestas visitas a instituições concelhias, os utentes são convidados a 'embarcar' numa viagem até aos seus tempos de escola e a falar das suas vivências. São momentos  bastante participados, onde não faltam  cânticos do Hino Nacional e de outros da época. Para as técnicas envolvidas, "é gratificante ver a alegria com que estes utentes  acolhem  a exposição e o reconhecimento de que, também a história deles, está guardada em velhas folhas de jornais à guarda da Biblioteca e Arquivo Municipal e, que em qualquer momento, poderão ser novas descobertas para os jovens santacombadenses".  

De destacar que  os lares e Centros de Dia ficam na  posse dos testemunhos desta Festa da Árvore, em fotografias, relatos, atas camarárias, programas e hinos gloriosos durante o período de um mês. Além desta divulgação cultural de proximidade, o projeto BiblioSénior visa ainda adequar oferta da BMAM às temáticas e tipologias de livros e filmes que estes utentes gostariam de ler e ver.

Sobre a mostra
Para o público em geral, a  exposição sobre 110 Anos da Grande Festa da Árvore de 1913 pode ser visitada até ao mês de julho na Biblioteca . Resultante de uma aprofundada investigação sobre o tema, na mostra estão reunidos  documentos e jornais caracterizadores da vivência local desta celebração, não faltando um prato comemorativo de 1913, recriado pela artesã Regina Serra.

Instituída pelo regime da Primeira República, um pouco por todo o país a Festa da Árvore realizava-se no mês de março, início da primavera, sendo que o intuito ia muito além da celebração da natureza. Como objetivo claro, estava a  propaganda do regime republicano nascido a 5 de outubro de 1910, que trouxe à sociedade portuguesa um conjunto de novos símbolos e manifestações cívicas, entre as quais  o culto da árvore (cívico-pedagógico)-

As festividades de 2013 - promovidas pelo jornal O Século Agrícola e emblemáticas dos ideais liberais da 1.ª República Portuguesa  - são relatadas nos periódicos locais,  com narrações jornalísticas que esboçam um quadro pitoresco das celebrações. Páginas e páginas são ocupadas com descrições ao pormenor das vivências das crianças das escolas, dos cidadãos organizadores e da participação da população em geral.


Ler mais
Horário de funcionamento - Núcleo Museológico de Artes e Ofícios
1 jun '23
Cultura
Horário de funcionamento - Núcleo Museológico de Artes e Ofícios

O Núcleo Museológico de Artes e Ofícios (NMAO)de Santa Comba Dão está aberto ao público, numa primeira fase, entre as 10H00 e as 16H00, de segunda a sexta-feira.

O NMAO reúne objetos, materiais informativos e registos audiovisuais, promotores do conhecimento das artes e ofícios, usos e costumes da região. O equipamento inclui várias salas e espaços expositivas, onde estão representadas as áreas da agricultura, tanoaria, da cultura da vinha, serralharia, carpintaria, ateliers de alfaiate e de fotógrafo e diversos objetos do quotidiano doméstico, que figuram numa cozinha de outros tempos.

O saber fazer está documentado num vídeo, que integra o percurso expositivo. Em filme é dado destaque a santacombadenses que ainda se dedicam a algumas profissões artesanais e que mostram várias etapas dos seus ofícios.

Ler mais
Aviso: Queimas e queimadas
31 mai '23
Município
Aviso: Queimas e queimadas

O Município de Santa Comba Dão informa que, entre os dias 1 de junho e 30 de setembro, é proibida a utilização de fogo em queimadas, queimas de amontoados e realização de fogueiras, independentemente do nível de perigo de incêndio rural.

A decisão dá cumprimento às alterações legais introduzidas pelo Decreto-lei n.º 82/2021, de 13 de outubro. Pretende ainda diminuir o número de ignições que poderão passar a incêndios rurais, com graves consequências sociais e económicas para a população.

A segurança depende de todos!

 

Ler mais
Marchas Populares 2023
31 mai '23
Comunidade
Marchas Populares 2023

A época de marchas populares começa na noite de 17 de junho em Santa Comba Dão, com atuação agendada para as  21H00, no Largo do Município. Participam nesta edição 2023 as marchas de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, Óvoa e Vimieiro, Infantil de Pinheiro de Ázere, Pinheiro de Ázere. São João de Areias e Castelejo.

Nos dias 18 e 24 de junho e 1 de julho, este evento popular, com forte tradição no concelho, vai ser recebido nas localidades de Vimieiro, pelas 15H30, Pinheiro de Ázere, pelas 21H00, e São João de Areias, também pelas 21H00.  

A organização é do Município de Santa Comba Dão (SCD), Uniões de Freguesias de SCD e Couto do Mosteiro e Óvoa e Vimieiro e Juntas de Freguesia de Pinheiro de Ázere e São João de Areias. 

 
A festa promete!
Ler mais
'Todos por todos' em caminhada da Liga Portuguesa Contra o Cancro
30 mai '23
Município
'Todos por todos' em caminhada da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Dezenas de pessoas alinharam, no dia 28 de maio,  na caminhada solidária “Todos por Todos” promovida pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Santa Comba Dão da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
 
O  percurso desenvolveu-se em território da União de Freguesias (UF) de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, com início junto ao Largo do Município, na sede do concelho,  e passagem por  diversas aldeias e locais de interesse patrimonial, por trilhos e caminhos, zonas agrícolas e florestais.

Foi uma jornada de descoberta, que visou, sobretudo, sensibilizar os participantes e população em geral para a adoção de estilos de vida saudáveis, como forma de promoção da saúde e prevenção do cancro. Entre outros objetivos, procurou-se ainda  divulgar a LPCC e os serviços de apoio ao doente oncológico e família, bem como angariar fundos para diferentes projetos em curso. Neste âmbito, o Grupo de Voluntariado também promoveu a venda de t-shirts para angariação de fundos para a LPCC,  posteriormente usadas pelos participantes na caminhada.

A iniciativa contou os apoios do Município de Santa Comba Dão, da UF de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro e Bombeiros Voluntários. Também apoiaram a caminhada as empresas  Caldas de Penacova, Frutas Cruz II e Frutas Pedro Cruz, bem como a Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física que colaborou na elaboração do percurso e no acompanhamento dos participantes ao longo da iniciativa.

Ler mais
Filarmónica de Santa Comba Dão e Jangada Teatro em apresentação única da peça ‘Pinóquio’
30 mai '23
Cultura
Filarmónica de Santa Comba Dão e Jangada Teatro em apresentação única da peça ‘Pinóquio’

A apresentação da peça “ Pinóquio” juntou, no passado sábado, 27 de maio, na Casa da Cultura, o melhor de dois mundos: a adaptação de uma história mágica e intemporal levada à cena pela Jangada Teatro, sediada em Lousada, e o acompanhamento musical da Filarmónica de Santa Comba Dão (FSCD), que tocou o tema original do compositor e pianista Paulo Pires.

Com direção do maestro Leandro Alves, a FSCD levou a palco cerca de 45 músicos que deram brilho e colorido musical à encenação, numa atuação acompanhada ao piano pelo próprio Paulo Pires.

Apoiado pelo Município de Santa Comba Dão, este evento sem precedentes resultou de um convite endereçado pelo presidente da Direção e maestro da FSCD à Jangada Teatro. O desfecho deste trabalho conjunto foi um espetáculo único e belo recebido com casa cheia por um público entusiasta

Com encenação do também ator Xico Alves, a peça Pinóquio é uma adaptação do conto original de Carlo Collodi, que revela ao espetador “uma oficina comum de um homem comum, numa vila comum de Itália”, onde “o incomum acontece”

Quando o boneco Pinóquio, como que por magia, ganha vida, o público é confrontado com os dilemas e a luta interior deste menino /marioneta, que tenta compreender “as relações pessoais e o novo e desconhecido mundo a que tenta pertencer”. “Consequentemente, é rapidamente abordado por leis, regras e limites que o tentam moldar na sociedade. E Pinóquio fará de tudo para agradar e ser aceite… quando na verdade, não se apercebe que o que importa realmente é sua própria aquiescência.”

Esta intemporal história de magia, que traz à memória os dilemas do crescimento, é um conto de esperança, através dos olhos juvenis do protagonista Pinóquio. Um conto sobre a descoberta de nós mesmos, trazido a palco apenas por uma mão cheia de atores que se desdobrou na construção de 13 personagens.

Uma experiência marcante tanto para os participantes e para o público, que deixou uma forte marca no historial da FSCD, formação que soma mais de 200 anos de dedicação à cultura e comunidade.

Ler mais
Santa Comba Dão recebe Encontro Regional de Gira-Volei
23 mai '23
Desporto
Santa Comba Dão recebe Encontro Regional de Gira-Volei

Mais de 300 participantes, dos 8 aos 18 anos, participaram no passado sábado, dia 20 de maio,  no Encontro Regional de Viseu de  Gira-Volei, numa iniciativa de apuramento  das duplas da região para o Encontro Nacional agendado para 17 e 18 de Junho, em Viana do Castelo.

Dinamizada  pela Federação Portuguesa de Voleibol em articulação com o Município de Santa Comba Dão a iniciativa traduziu-se numa grande festa do voleibol, registando a representação de 14 centros da modalidade.

De Santa Comba Dão, alinharam nesta prova jovens atletas da  Academia Municipal de Desporto no Feminino  e da Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física.

De realçar o bom desempenho dos participantes concelhios, sendo de assinalar que  uma dupla feminina subiu ao pódio na sua categoria. Foram resultados bastante animadores, que refletem o trabalho de desenvolvimento desportivo que tem vindo a ser feito no âmbito da Academia.

O final da iniciativa foi marcada pela entrega de prémios, que contou com a participação do vereador Joaquim Agostinho Marques em representação do Município.

Ler mais
Comemoração do Dia do Autor Português - 22 de Maio
22 mai '23
Educação
Comemoração do Dia do Autor Português - 22 de Maio
O Município de Santa Comba Dão, através da Biblioteca Alves Mateus, promove hoje o Dia do Autor Português, com uma entrevista conduzida pelo Presidente Leonel Gouveia a Catarina Rios, autora santacombadense do livro "Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica".
 
Sendo a área do desenvolvimento pessoal uma das suas grandes paixões, desde muito cedo Catarina começou por participar em formações e workshops sobre desenvolvimento pessoal. Neste âmbito, destaca-se a Pós-Graduação em Parentalidade e Educação Positivas, o Curso de Formação Profissional Alto Desempenho com Programação NeuroLinguística, a Certificação Internacional em Coaching e a Certificação em Coaching Infanto-juvenil.
 
Trabalha atualmente, única e exclusivamente com crianças de idade pré-escolar e escolar (1º ciclo do ensino básico), ajudando-as a melhorar a sua comunicação, linguagem (oral e escrita) e fala de uma forma feliz e confiante.
 
Após 18 anos de trabalho em Agrupamentos de Escolas, em 2018 decidiu concretizar um grande sonho: abrir o seu próprio espaço terapêutico, em Santa Comba Dão, onde se encontra a exercer estas funções a tempo inteiro.
 
Veja aqui a entrevista completa:
 
Ler mais
Ata de reunião extraordinária | Documento do mês do Arquivo Municipal: maio de 2023
22 mai '23
Arquivo
Ata de reunião extraordinária | Documento do mês do Arquivo Municipal: maio de 2023

O documento do mês de maio do Arquivo Municipal é a  ata da reunião extraordinária da Câmara Municipal,  de 18 de maio de 1886,  convocada para deliberar  sobre a forma de prestar homenagem à princesa D. Amélia de Orleães, por ocasião da sua passagem, a 19 de maio de 1886, pela estação ferroviária, no Vimieiro. 

 

ENQUADRAMENTO

"A Câmara Municipal de Santa Comba Dão reuniu extraordinariamente a 18 de maio de 1886 para deliberar sobre a forma de prestar homenagem à princesa D. Amélia de Orleães, por ocasião da sua passagem, a 19 de maio de 1886, pela estação ferroviária, no Vimieiro, aquando da sua viagem para Lisboa. A futura rainha D. Amélia encetou a sua viagem de comboio em Paris, a 18 de maio, tendo chegado a Lisboa a 19 de maio de 1886. O casamento real com o futuro rei D. Carlos I foi celebrado a 22 de maio de 1886 na igreja de Santa Justa, Lisboa.

A linha da Beira Alta, entre a Figueira da Foz e Vilar Formoso, foi inaugurada na totalidade em agosto de 1882, mas não contava inicialmente com as ligações fronteiriças com Espanha. Ainda em 1882, foi assinado contrato para a instalação das linhas férreas da linha do Douro e da linha da Beira Alta e ligação à rede espanhola. A abertura do caminho de ferro internacional ocorreu em 1886, ano em que a princesa D. Amélia de Orleães fez a sua viagem de Paris a Lisboa. A linha da Beira Alta torna-se a forma favorita para a família real fazer as suas deslocações ao estrangeiro".

Ler mais
Desvio de tráfego no IP3  - de 22 a 26 de maio
21 mai '23
Município
Desvio de tráfego no IP3 - de 22 a 26 de maio

Partilhamos informação da Infraestruturas de Portugal sobre o desvio de trânsito do IP3 entre os dias 20 e 26 de maio.

Assim, e "no âmbito da Empreitada de Modernização da Linha da Beira Alta, Troço Santa Comba Dão - Mangualde e para a realização de trabalhos de substituição do viaduto rodoviário ao pk 85+ 147, haverá necessidade de proceder ao desvio de trânsito no IP3, entre o km 82+000 e o km 101+000, com o trânsito a ser desviado pelo IC12 e pela ER230".

"Este desvio ocorrerá entre as 12:00 horas do dia 22 de maio e as 12:00 do dia 26 de maio de 2023, encontrando-se o mesmo devidamente sinalizado em toda a sua extensão".

Ler mais
Inauguração do Núcleo Museológico de Artes e Ofícios marca celebração do Dia do Município
20 mai '23
Município
Inauguração do Núcleo Museológico de Artes e Ofícios marca celebração do Dia do Município

Quarenta dias depois da Páscoa, em  Quinta-feira de Ascensão, assinalou-se  Feriado Municipal de Santa Comba Dão, numa celebração que coincidiu com Dia Internacional dos Museus, comemorado a 18 de maio.

A confluência de datas não poderia ser mais oportuna, uma vez que um dos pontos altos do programa deste Feriado Municipal, Dia do Município, foi a inauguração do Núcleo Museológico de Artes e Ofícios (NMAO), situado no rés-do-chão da Casa dos Arcos, no Largo Alves Mateus.

Suzana Menezes, diretora regional de Cultura do Centro, presidiu estas comemorações que tiveram início no Largo do Município, com a Sessão Solene Comemorativa e de Atribuição de Medalhas de Mérito Municipal, num momento enriquecido pela atuação da Banda Filarmónica de Santa Comba Dão.

Durante a sessão, conduzida por Maria Pedro Pinto e Rodrigo Marques, dois jovens integrados no programa Geração S,   foi evocado o Dia do Município, uma data de celebração e afirmação do território e da sua gente.


A cargo dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal (AM), Leonel Gouveia e César Branquinho, e da diretora regional de Cultura do Centro, as intervenções protocolares traduziram o reconhecimento por todos os santacombadenses – naturais e “de coração”, bem como das empresas, instituições e associações que contribuem para o desenvolvimento do território nas suas mais diversas vertentes.  
“Em dia de Feriado Municipal, distinguimos os nossos, que, tantas vezes, com sacrifícios pessoais e familiares se notabilizaram em diversos domínios, contribuindo para o enriquecimento da nossa terra. E quando falo de enriquecimento falo, sobretudo, de capital humano”, sublinhou Leonel Gouveia.
Também o presidente da AM, César Branquinho colocou a a tónica da sua intervenção em Santa Comba Dão e nos santacombadenses, dando os parabéns aos “galardoados, homens e mulheres, funcionários da autarquia, empresas, entidades e associações”. “Com o vosso exemplo, com o vosso trabalho e determinação revigoramos as nossas forças para um país justo e solidário e uma Santa Comba Dão próspera e fraterna”.  


Além de um território “rico em capital humano”, para Leonel Gouveia, Santa Comba Dão tem como mais valias a localização estratégica, o património arquitetónico, histórico, religioso e cultural, a paisagem natural e os (…) recursos endógenos”.


   Sobre o futuro, e apesar do forte impacto da crise na gestão municipal, o autarca afirmou que no horizonte, “continua a estar um concelho com cada vez mais qualidade de vida, com um investimento empresarial crescente, com mais emprego e oferta para os jovens, e com uma capacidade de atração turística exponenciada”.


O autarca sublinhou que o “concelho está vivo e bem vivo, com boas dinâmicas de desenvolvimento nos mais diversos eixos”, acrescentando,  no entanto,  que “para alavancar todos os projetos em curso e os que tem preparado para o novo quadro comunitário, necessita de apoio do estado central e das estruturas regionais.” “Estamos num território de baixa densidade, penalizado pela Lei das Finanças Locais, com poucas receitas próprias e em que só com apoios consegue concretizar seu desenvolvimento”, reiterou.       

            
Leonel Gouveia adiantou ainda alguns dos principais  projetos, atividades e  obras em curso ou a realizar pelo Município, como o parque verde da ribeira das hortas, a requalificação do lagar de azeite, central elétrica e construção de passadiços,  e  a ecovia do Mondego. Informou ainda que a escritura de aquisição da antiga Casa Paroquial foi assinada na passada semana, revelando que é objetivo da autarquia “aí instalar o Arquivo Municipal bem como um museu de Arte Sacra.


Sobre o Núcleo Museológico -   um equipamento que, de acordo com o presidente da Câmara Leonel Gouveia, “ guarda memórias da nossa identidade” -   a diretora regional da Cultura, Suzana Menezes, afirmou publicamente a sua satisfação por estar presente na inauguração. Com formação em museologia, a diretora regional expressou o simbolismo do ato inaugural estar associado à celebração do Dia Internacional dos Museus.      

                                                                         
Afirmou acreditar “que a interpretação, a preservação e a valorização do nosso património cultural é, de facto, a chave essencial para a promoção de territórios mais sustentáveis e coesos, social e culturalmente”.


Sobre o NMAO, afirmou que, com este investimento, será largamente beneficiada “a compreensão sobre  aquilo que é, efetivamente, Santa Comba Dão,  os modos de vida e tradições das suas gentes”.            
Suzana Menezes disse, ainda, considerar os núcleos museológicos como locais privilegiados da interpretação, “por intermédio da qual todo o nosso património cultural, material ou imaterial, se torna verdadeiramente acessível e inteligível“. “Um património não descodificado é apenas um lugar cheio de vazio”,  reiterou.


Medalhas de Mérito Municipal
Após o período dedicado às intervenções protocolares, foram atribuídas as  oito medalhas de mérito municipal, enquadradas na classe empresas. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, as firmas galardoadas   “contribuem para a empregabilidade na região, para o desenvolvimento económico, para a própria distinção e afirmação do concelho no panorama empresarial”.
A atribuição destas distinções coube à diretora regional da Cultura do Centro,  e aos presidentes da Assembleia e Câmara Municipal. Receberam os galardões a Dierre (Rui Carreira), DIN (Rui Branquinho e João Agostinho), Pedrais & Santos (Hélder Santos), Ribadão Design (Armando Tavares), Socriz (Tiago Santos), Tesouro Urbano (José Almeida), Vaz & Pestana (Pedro Pestana) e Zebetoexport Unipessoal, Lda – Segredos Campestres (Belinha Nogueira e Sérgio Varela)
 .
Leonel Gouveia deu os parabéns a empreendedores e gestores, pelo investimento e visão, e aos trabalhadores por, todos os dias, vestirem a camisola e contribuírem para os objetivos desenhados.
Aos funcionários municipais Rui Fernando Gonçalves Queimada e Angelina Maria Ferreira de Carvalho, que não puderam comparecer na cerimónia, serão entregues, posteriormente, as respetivas medalhas pelos 25 anos de Bons Serviços.  


Inauguração do Núcleo Museológico
Do Largo do Município, a comitiva rumou até à Casa dos Arcos, onde Leonel Gouveia e Suzana Menezes descerraram a placa inaugural do NMAO.


Já no interior do novo equipamento museológico, o presidente da Câmara percorreu a linha do tempo  deste equipamento até à atualidade. Tudo começou em 2016,  quando um grupo de voluntários desenvolveu um trabalho de sensibilização junto da população, que foi convidada a doar artefactos e outros objetos representativos de artes e ofícios tradicionais. Apesar de alguma resistência inicial, foi reunido um número considerável de peças, que foi sendo guardado e catalogado.


A instalação do NMAO, foi precedida pela realização de obras de refuncionalização do edifício, tendo em vista a sua adaptação a este fim expositivo.


Além das peças relacionadas com as artes e ofícios mais representativos de Santa Comba Dão, a estratégia expositiva contempla materiais informativos e audiovisuais, que concorrem para a interpretação, preservação e valorização de elementos patrimoniais locais. O conjunto de materiais possibilita a contemplação e compreensão do passado recente, bem como o conhecimento das artes e ofícios, usos e costumes da região. Leonel Gouveia agradeceu aos doadores e voluntários que recolheram o acervo e a todos aqueles que partilharam o seu saber neste equipamento.


O NMAO inclui várias salas e espaços expositivas, onde estão representadas as áreas da agricultura, tanoaria, da cultura da vinha, serralharia, carpintaria, ateliers de alfaiate e de fotógrafo e diversos objetos do quotidiano doméstico, que figuram numa cozinha de outros tempos.


O saber fazer está documentado num vídeo, que integra o percurso expositivo. Em filme é dado destaque a  santacombadenses que ainda se dedicam a algumas profissões artesanais e que mostram várias etapas dos seus ofícios.


Ainda de acordo com Leonel Gouveia, o NMAO funcionará como um espaço dinâmico, havendo rotatividade dos materiais cedidos, uma vez que as peças doadas  não podem estar todas expostas.  Acrescentou, também, que  muito há  ainda a fazer, estando, por exemplo,  projetada uma nova área dedicada à pesca, a integrar brevemente no NMAO.


“O que vão ver hoje não é o que verão daqui a um ano e meio”, concluiu.


A propósito da dinâmica que se pretende imprimir ao equipamento, Suzana Menezes referiu que a Direção Regional de Cultura tem  defendido “como boa prática na área dos museus esta conversação permanente com a comunidade”. Acrescentou ainda que os museus, enquanto lugares de expressão e de voz da nossa comunidade, só existem quando essa comunidade está comprometida com estes equipamentos
A representante máxima da Direção Regional de Cultura deu ainda os parabéns a todos aqueles que conseguiram fazer  no NMAO uma “síntese da comunidade”, deixando um desafio a todos os  santacombadenses para que “não larguem este espaço”.

Ler mais
Nuno Furet apresentou exposição 'Um ano nos arrozais do Baixo Mondego' - Uma deambulação fotográfica'
19 mai '23
Cultura
Nuno Furet apresentou exposição 'Um ano nos arrozais do Baixo Mondego' - Uma deambulação fotográfica'

Até ao final de junho vai ser possível visitar, na Biblioteca Municipal Alves Mateus, a exposição de Nuno Furet 'Um ano nos arrozais do Baixo Mondego' - Uma deambulação fotográfica'. O autor esteve em Santa Comba Dão no dia 15 de maio para apresentar  esta mostra e o livro homónimo que esteve na sua origem.

Apesar de ser natural de Viseu, Nuno Furet reside, desde muito novo, na Figueira da Foz, uma cidade rodeada por extensos campos de arrozais. Esta vivência intensa da paisagem foi  uma das impressões  deixadas ao longo da partilha  com um interessado grupo de convidados,  que incluiu alunos e professores da Universidade Sénior, idosos acompanhados pelo CLDS Viver + Santa Comba Dão e elementos da comunidade.

A exercer atualmente a profissão Agente de Animação Turística, Nuno Furet dedica-se a organizar passeios e eventos culturais e a mostrar, "em viatura de todo-o-terreno, o património histórico que se aninha nos arrozais e salinas do Baixo Mondego".  Sem poder  trabalhar durante a altura do confinamento, o autor decidiu lançar mãos à obra e dedicar-se a  um projeto antigo de fotografar estes arrozais.

Junto dos convidados, o autor deu a conhecer esta jornada fotográfica, revelando as histórias por detrás de cada uma das vinte imagens que incluem a mostra. Trocou ainda impressões e conhecimentos sobre as tarefas associadas ao cultivo do arroz e o paralelismo existente com outro tipo de cereais.

O conjunto fotográfico, patente na BMAM, dá a conhecer o ciclo do tempo e de vida nestes magníficos campos do Baixo Mondego, nomeadamente, junto aos rios Mondego, Foja e Pranto, não se cingindo, apenas, ao ciclo do arroz, mas, também, à fauna que se acolhe a estas paisagens e ao património histórico que, desde há séculos, nelas se aninha.

Tal como destacou a coordenadora do equipamento, Elizabete Almeida "naquela que é uma característica e opção estética do autor, todas as fotografias foram tiradas sem recorrer a qualquer artifício técnico, como filtros de lente ou outras manipulações, na altura ou a posteriori. A intenção foi mostrar o cenário como ele é, sem o retocar para além da atmosfera e luz solar do momento". Para Nuno Furet, a fotografia surge, assim,  como um veículo de eleição para a transmissão de mensagens. 

 

 

Ler mais