Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Município celebra Dia Mundial do Turismo com Colóquio sobre  Investimentos Verdes
19 set '23
Município
Município celebra Dia Mundial do Turismo com Colóquio sobre Investimentos Verdes
O  Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, vai ser assinalado  no Município de Santa Comba Dão com um colóquio sobre Turismo e Investimentos Verdes, em linha com o tema escolhido para o corrente ano pela Organização Mundial de Turismo(OMT).
 
Agendada para as 09H30, no Auditório Municipal, a iniciativa, de entrada livre, vai reunir empresários locais  ligados ao ramo turístico, nomeadamente Ana Pais de Sousa das Casas com Estória, Rita Varanda do restaurante Já se Comia e  Miguel Baumgartner da Quinta Lusitânia, bem como  Vítor e Pedro Vitorino da School Motorhome Park.

Os participantes no colóquio vão dar a conhecer a todos os interessados as suas empresas e negócios, bem como as ideias de sustentabilidade que utilizam diariamente.

Refira-se que os Investimentos Verdes são considerados uma das principais prioridades para a recuperação do turismo, crescimento e desenvolvimento futuros. Neste dia de celebração  visa-se salientar  "a imprescindibilidade da realização de investimentos que beneficiem as pessoas (apostando na educação e competências), o planeta (incidindo em infraestruturas sustentáveis e acelerando a transformação ecológica) e a prosperidade (promovendo a inovação. 

Ler mais
Sítio do Passal – Couto do Mosteiro -  destacado em publicações de referência
18 set '23
Município
Sítio do Passal – Couto do Mosteiro - destacado em publicações de referência

 O sítio arqueológico do Passal, junto à igreja de Santa Columba, no Couto do Mosteiro, deu origem a vários artigos em publicações nacionais e internacionais, bem como a comunicações em congressos além fronteiras, que divulgaram e aprofundaram o conhecimento científico sobre um relevante capítulo da história de Santa Comba Dão, balizado entre o Império Romano e a Alta Idade Média.
Um dos autores destes estudos é Pedro Matos, bolseiro do Centro de Estudos de Arqueologia Artes e Ciências do Património (CEAACP) - Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que desde 2021, tem vindo a efetuar escavações no Passal,com o envolvimento de jovens estudantes de arqueologia da Universidade de Coimbra. As campanhas, promovidas pelo Município, enquadram-se no âmbito do doutoramento do arqueólogo e visam a compreensão do povoamento antigo, enquadrado entre a época romana e medieval no vale do Dão.

A escavação do Passal revelou vestígios de uma ocupação humana ao longo de quase mil anos. As ruínas das fundações de um edifício medieval, contemporâneo do primeiro documento histórico (do ano 974) com referência ao nome Sancta Columba, foram encontradas a um nível superior. Num patamar inferior surgiram mais vestígios, mas de uma ocupação romana, do mesmo período das ruínas descobertas no Patarinho - Óvoa, cujas escavações também foram conduzidas por Pedro Matos.


A destacar ainda a quantidade significativa de materiais cerâmicos, encontrados no local, sendo de destacar os artefatos da época romana, como explicou o investigador. "Alguns dos materiais vieram de fora da província da Lusitânia, nomeadamente fragmentos de terra sigillata hispânica, provenientes do Vale do Ebro. Entre estes fragmentos, há ainda cerâmica de origem regional, possivelmente fabricadas na região de Conimbriga".

Estes materiais encontram-se atualmente em processo de catalogação, uma das etapas compreendidas no estudo deste sítio, que agora se encontra protegido após conclusão das escavações.

 

Ler mais
Esclarecimento a Encarregados de Educação sobre Plano de Trabalhos previsto para a empreitada (em curso) na Escola Básica de Santa Comba Dão
15 set '23
Município
Esclarecimento a Encarregados de Educação sobre Plano de Trabalhos previsto para a empreitada (em curso) na Escola Básica de Santa Comba Dão

Em data de recomeço da atividade letiva, a vice-presidente Catarina Costa esteve na Escola Básica de Santa Comba Dão para informar e esclarecer sobre o plano de trabalhos definidos para as obras neste equipamento escolar, que reúne estudantes dos 5.º e 6.º anos. A representante da autarquia e a  Diretora do Agrupamento de Escolas, Madalena Dinis, percorreram as diferentes salas de aula do 5.º ano, explicando aos pais e encarregados de educação presentes, o porquê das aulas terem começado em simultâneo com o decurso da obra, bem como  a solução encontrada para que a empreitada condicione o mínimo possível a atividade letiva.

A natureza da empreitada - que contempla a substituição de parapeitos e caixilharia no edifício central do complexo escolar, bem como no pavilhão do 5.º ano - ditou a reorganização de toda a logística associada às refeições e de outros serviços em funcionamento neste núcleo. Os  alunos estão a ser transportados, em autocarros, para a cantina da Escola Secundária, onde é  acautelada uma fila e corredor específicos de forma a agilizar as refeições e não provocar constrangimentos.

Na conversa com os pais e encarregados de educação, a  vice-presidente Catarina Costa sublinhou a importância dos trabalhos em curso para a eficiência energética deste edifício escolar,  que se manteve praticamente inalterado durante cerca de 40 anos. Orçada em cerca de 180 mil euros, a empreitada por lotes deverá estar concluída  daqui a quatro semanas, sendo que a representante municipal afirmou ser possível que os trabalhos estejam finalizados antes da data prevista.

 

Foto: Defesa da Beira

Ler mais
Santa Comba Dão recebeu Carrinha 'Pão de Forma" do roadshow "Empreender no Interior"
15 set '23
Município
Santa Comba Dão recebeu Carrinha 'Pão de Forma" do roadshow "Empreender no Interior"


A carrinha Pão de Forma do projeto Wanted - Mais e Melhor Empreendedorismo em Viseu Dão Lafões (VDL) esteve estacionada, hoje de manhã, no Largo do Município em Santa Comba Dão, com o roadshow "Empreender no Interior".

Nesta jornada local de um projeto que está a percorrer todos os municípios da Comunidade Intermunicipal VDL, foi registado um elevado número de participantes de todas as faixas etárias, que foram informados e consciencializados para a importância de empreender em regiões do interior. Quem não faltou à chamada foi o presidente da Câmara, Leonel Gouveia, que visitou a clássica "Pão de Forma," tendo ficado "por dentro" do projeto Wanted, "promovido em consórcio com a Associação Empresarial da Região de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu e a Associação Nacional de Jovens Empresários, através de um instrumento de incentivo público à Promoção do Espírito Empresarial, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Centro".

Ao longo desta iniciativa, foram dinamizadas várias atividades promotoras do empreendedorismo. Para o público entre os 15 e os 20 anos foi aplicado um quizz destinado a aferir o perfil de empreendedor. Houve ainda um questionário, destinado a maiores de 21 anos, com o objetivo da determinar, na ótica do cidadão-consumidor, o tipo de empresas cuja criação ainda é mais valorizada. Pode encontrar estes questionários em https://wanted.anje.pt/habilitar/

As atividades foram complementadas com a distribuição de brindes simbólicos por todos os participantes, que ficaram ainda habilitados a receber três (3) smartphones, a sortear no dia 27.

Ler mais
Senhora da Ribeira recebe 3.ª e 4.ª provas do Campeonato Nacional de Pesca Embarcada ao Achigã
14 set '23
Município
Senhora da Ribeira recebe 3.ª e 4.ª provas do Campeonato Nacional de Pesca Embarcada ao Achigã

Com o apoio do Município de Santa Comba Dão, realizou-se nos dias 8 e 9 de setembro a 3ª e 4ª provas do Campeonato Nacional de Pesca Embarcada ao Achigã, na barragem da Aguieira - Senhora da Ribeira.

Nesta segunda edição em águas concelhias, marcada por alguma instabilidade atmosférica alinharam 21 embarcações, com muitos participantes a repetirem a experiência do ano passado. Oriundos maioritariamente da zona sul (Algarve e Alentejo), os participantes usufruíram das “condições privilegiadas do espelho de água da Senhora da Ribeira para a prática desta atividade”, tal como referido pelo vereador Joaquim Agostinho Marques.

Os participantes começaram os treinos na sexta feira, e logo nesse dia fizeram excelentes previsões, uma vez que o peixe da barragem da Aguieira estava ativo, sendo expectável que grandes exemplares fossem dar um ar de graça durante este evento.

É de referir que neste tipo de prova, apenas são considerados os cinco melhores exemplares por equipa, sendo que os peixes têm de estar em perfeitas condições de vida, para serem pesados e devolvidos ao seu ambiente natural.

No primeiro dia, foram contabilizados cerca de 98 kg de achigã, tendo o melhor exemplar 1,750kg – uma pesagem que demonstra a grande população e a enorme qualidade de exemplares desta espécie.

No segundo dia, a pesca foi muito mais difícil devido às condições climatéricas, o que fez baixar as quotas totais para 70kg no total, com o melhor exemplar a pesar 1,500kg.

Estas etapas do Campeonato Nacional traduziram-se, uma vezes mais, num grande sucesso havendo perspetivas de continuidade deste evento que, além da componente desportiva, dá a conhecer as muitas potencialidades do território concelhio.

 

Fotos: Daniel Sousa

Ler mais
Mais de 900 inscrições no Tou de Férias – Verão 2023
14 set '23
Comunidade
Mais de 900 inscrições no Tou de Férias – Verão 2023

De 3 de julho a 8 de setembro, o  Programa de Ocupação de 'Tou de Férias' Verão 2023 replicou o sucesso das edições anteriores, com a inscrição de mais de 900 crianças e jovens ao longo de uma dezena de semanas plenas de aprendizagens, experiências diversificadas e enriquecedoras.

Resultante de de um protocolo estabelecido entre o Município de Santa Comba Dão,  Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física (APDEF) e Associação de Pais e Encarregados de Educação, o programa contou, uma vez mais, com o apoio do Agrupamento de Escolas.

Diversificada e atrativa, a agenda do 'Tou de Férias’ englobou  jogos lúdicos e tradicionais, atividades desportivas, manualidades e cinema, além de passeios culturais e muitos momentos de confraternização. De destacar a ida à praia da Figueira da Foz dos participantes na faixa etária dos 3 aos 5 anos, em transporte propiciado pelo Município. Às crianças e jovens dos  6 aos 17 anos foram, de igual modo, propiciados momentos de lazer nas praias da Senhora da Ribeira, Vimieiro - São Pedro de Alva e Tábua.

De notar também a colaboração de diversas entidades como a Associação Pais em Rede, bem como a  Guarda Nacional Republicana (GNR) e os Bombeiros Voluntários, que propiciaram visitas guiadas aos respetivos quartéis.

Adaptado às duas faixas etárias participantes, o programa de atividades para as crianças e jovens dos 6 aos 17 anos  foi preparado para dez semanas intensas e divertidas, que tiveram como pano e fundo o Centro Escolar Centro.

A partir de agosto, o Tou de Férias abriu à participação de crianças dos 3 aos 5 anos, abrangidas, em julho,  pela componente de Atividades de Apoio à Família (AAAF), promovida no âmbito do  protocolo acima referido. As iniciativas da agenda decorreram na antiga Escola Primária n.º 2.

De notar que ao longo da atividade, o Município apoiou as refeições, cedeu os transportes bem como os  recursos humanos – assistentes operacionais -  que vieram reforçar a equipa da entidade dinamizadora, APDEF, apoiando a dinamização de diversas   atividades.


                                                                                                                                                                               

                                       

 

 

Ler mais
Município celebra Dia Internacional do Idoso com apresentação do grupo "Tábula de Tradições"
12 set '23
Comunidade
Município celebra Dia Internacional do Idoso com apresentação do grupo "Tábula de Tradições"

Na tarde de  2 de outubro, a Casa da Cultura receberá, a partir das 14H30, uma sessão comemorativa do Dia Internacional do Idoso, com a atuação do o grupo" Tábula de Tradições" da Academia Sénior de Tábua. 

Promovida pelo Município , através da Biblioteca Municipal Alves Mateus,  a iniciativa estará aberta à participação da comunidade em geral, tendo sido convidados utentes dos Lares e Centros de Dia do concelho e da APPACDM - Estabelecimento de Vila Pouca, Tuna de Santo Estêvão, alunos da Universidade Sénior de Santa Comba Dão e idosos acompanhados pelo CLDS 4G – Viver + Santa Comba Dão. 

Esta é uma iniciativa que visa propiciar momentos de animação, convívio, e novas experiências enriquecedoras para todos os participantes.


Ler mais
A  15 de setembro, no Largo do Município: “Pão de Forma” desafia jovens empreendedores do concelho com roadshow 'Empreender no Interior'
11 set '23
Município
A 15 de setembro, no Largo do Município: “Pão de Forma” desafia jovens empreendedores do concelho com roadshow 'Empreender no Interior'
No âmbito do projeto “Wanted – Mais e Melhor Empreendedorismo em Viseu Dão Lafões”, o Largo do Município de Santa Comba Dão vai receber a 15 de setembro a Carrinha "Pão de Forma do Roadshow “Empreender no Interior”.
 
Dentro deste veículo clássico e facilmente identificável encontra-se uma exposição itinerante - caracterizada com a marca do Projeto “Wanted” - que percorrerá em pontos estratégicos dos demais municípios do território, desafiando os mais jovens e o público em geral a participar em atividades relacionadas com o empreendedorismo.
As atividades são complementadas com a distribuição de brindes simbólicos por todos os participantes, que ficam ainda habilitados a receber três (3) smartphones, que irão ser sorteados.

 A iniciativa começou a 10 de setembro, na Feira de São Mateus, em Viseu, onde a carrinha “Wanted” permaneceu dois dias. Além de Santa Comba Dão, a  carrinha passará ainda, e  até ao dia 23 de setembro,  pelos concelhos de Tondela, Carregal do Sal, Nelas, Penalva do Castelo, Mangualde, Sátão, Aguiar da Beira, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Vouzela.

Refira-se que o  "Projeto “Wanted – Mais e Melhor Empreendedorismo em Viseu Dão Lafões” é promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em consórcio com a Associação Empresarial da Região de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu e a Associação Nacional de Jovens Empresários, através de um instrumento de incentivo público à Promoção do Espírito Empresarial, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Centro.  

 Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, “o ‘roadshow’ que vamos levar a todo o território de Viseu Dão Lafões é mais um passo no sentido de consciencializar a população, em especial os mais jovens, da importância de manterem um espírito empreendedor. Nos dias de hoje, face à conjuntura que vivemos, todas as ferramentas complementares ao ensino regular são mais-valias para os jovens”.  

 “Dotar os cidadãos dessas ferramentas, de forma criativa, inovadora e colaborativa, é uma estratégia da CIM Viseu Dão Lafões que tem vindo a ser alargada, com a colaboração de várias entidades. Neste caso, juntámos no Projeto ‘Wanted’ a AIRV e o IPV, como também a Associação Nacional de Jovens Empresários. A forte adesão que temos registado nas várias iniciativas do Projeto são a validação de que esta é a estratégia acertada. Como costumo dizer, estamos a semear para colher mais tarde”, acrescentou o Secretário Executivo. 

 Descubra mais sobre o Roadshow Empreender no Interior em: https://wanted.anje.pt/roadshow/"

 

fonte: CIM Viseu Dão Lafões

Ler mais
Município assume competências na área da Saúde
8 set '23
Município
Município assume competências na área da Saúde
A 1 de setembro foram transferidas para o Município de Santa Comba Dão as competências na área da Saúde acordadas e  previstas na lei da descentralização. "A gestão dos centros de saúde e os assistentes operacionais passaram para o Município, tendo  sido assumida a propriedade dos edifícios e a respetiva manutenção e reabilitação” explicou o presidente da Câmara, Leonel Gouveia.

Esta transferência de competências  havia sido  precedida pela assinatura do respetivo auto a 27 de julho, por representantes do Ministério da Saúde, Administração Regional de Saúde e Município.  Ratificado em reunião de Câmara este documento contém a identificação dos recursos humanos, patrimoniais e financeiros, a identificação do estado de conservação das instalações e dos equipamentos dos estabelecimentos de saúde integrados no processo de descentralização, bem como a definição dos instrumentos financeiros utilizáveis.

A Lei n.º 50/2018, de 16 de agosto, estabelece o quadro da transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais, e o Decreto-Lei n.º 23/2019, de 30 de janeiro, na sua atual redação, concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais, no domínio da saúde.

Entre outras, são transferidas para os órgãos municipais, no domínio da saúde,   as competências de gestão e execução de serviços de apoio logístico das unidades funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde que integram o Serviço Nacional de Saúde, bem como a  construção e equipamento de novas unidades de prestação de cuidados de saúde primários, a concretizar  mediante a celebração de contrato-programa entre o Ministério da Saúde e o respetivo Município, dele devendo constar as orientações técnicas do Ministério da Saúde quanto à sua instalação, e os termos do financiamento através da definição de custos padrão.

Relativamente aos recursos humanos, os trabalhadores com vínculo de emprego público na carreira e categoria  de assistente operacional do Serviço Nacional de Saúde,  transitam para os mapas de pessoal das Câmaras Municipais.

Ler mais
Município lança novo desafio à comunidade: interpretação gráfica simplificada para representar o lema "mais diferente é igual"
7 set '23
Comunidade
Município lança novo desafio à comunidade: interpretação gráfica simplificada para representar o lema "mais diferente é igual"

O Município volta a lançar um desafio no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação (PMIND). Ao concurso de fotografia, anunciado há poucos dias, junta-se agora o concurso de interpretação gráfica "mais diferente é igual".

É objetivo deste desafio a obtenção de "uma interpretação gráfica simplificada [pictograma - símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos], a transformar em ícone para colocar no site do Município" no espaço destinado à divulgação do PMIND.

Uma vez mais, a iniciativa é dirigida à comunidade e todos os participantes  devem fazer chegar os seus trabalhos (um por pessoa) até ao dia 29 de setembro, de acordo com as regras estabelecidas no regulamento interno da iniciativa. Para tal, é disponibilizado o email maisdiferenteigual@cm-santacombadao.pt.

Todos os trabalhos rececionados  serão avaliados por um júri. Face ao objetivo deste concurso, será selecionado apenas um trabalho, sendo que ao  vencedor será atribuído um voucher de 100 € da iniciativa "Coisas de Cá - Natal 2023"

Ler mais
Apresentação do livro "São João de Areias. Uma Inquirição (séc. XIV)" de Carlos Morais
5 set '23
Cultura
Apresentação do livro "São João de Areias. Uma Inquirição (séc. XIV)" de Carlos Morais

Dois anos depois de "Santa Comba Dão Medieval", Carlos Morais, jovem autor - natural do Vimieiro – traz agora a público o livro "São João de Areias. Uma Inquirição (séc. XIV)", que, uma vez mais, se traduz num forte contributo para a história e conhecimento locais.  A apresentação da obra, com edição do Município de Santa Comba Dão, aconteceu na tarde de 3 de setembro, na  sede da Filarmónica de São João de Areias, numa sessão conduzida pelo vereador Joaquim Agostinho Marques.                                                           

Coube a Maria José Azevedo Santos, professora catedrática jubilada, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a apresentação da obra e do  autor,  licenciado em Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica com um mestrado em História Medieval, na especialidade “Territórios, Poderes e Instituições”. A docente e investigadora  destacou, desde logo,  o “apelo” sentido por Carlos Morais  - um “medievalista por paixão” - pela "secular história da sua terra e dos seus antepassados" que o continua a atrair com "um entusiasmo indisfarçado”.

Na sua alocução especificou  o contexto desta inquirição datada de 1347 - um processo que nos nossos dias equivaleria a um interrogatório -  durante a qual foram arroladas cerca de 100 testemunhas, ouvidas num contexto de querela, de  demanda entre o rei D. Afonso IV e o bispo e Cabido de Viseu, D. João. Em causa estava a disputa pela  jurisdição cível e crime do couto de São João de Areias, embora estivesse subjacente a todo  este processo uma tentativa de “repressão  dos abusos senhoriais", tendo em vista o "fortalecimento do poder real e a centralização administrativa".

 Para Maria José Azevedo Santos,  o documento que  resultou deste processo de inquirição é  de "enorme importância para a história", contribuindo  para melhor dar a conhecer a comunicação oral, a voz das pessoas, a forma como comunicavam e como era transmitida essa informação, numa sociedade em que muito poucos sabiam ler e escrever.  As profissões das testemunhas, os nomes e as próprias  alcunhas  - indicativas de características físicas - eram reveladores da forma como a sociedade se organizava perante os poderes instalados. Entre outros aspetos, o estudo deste documento permite ainda obter relevantes informações sobre  a demografia, os limites e tipos de propriedade da época.

 Para a docente, este é também um documento no qual os os atuais habitantes podem descobrir mais sobre os seus antepassados,a sua história e  os costumes de então. 
                            
Já perto do final da comunicação,    Maria José Azevedo Santos revelou o desfecho deste processo de inquirição “exigente e complexo”. Assim, e depois de ouvidas as testemunhas, a decisão ditou que a jurisdição cível ficasse a cargo do Cabido da Sé de Viseu e a jurisdição crime com o rei. “Uma decisão conciliadora que, durante alguns tempos, trouxe harmonia e paz à freguesia de São João de Areias”, frisou.
                             
Detentor do pelouro da Cultura, o vereador Agostinho Marques destacou o orgulho do Município em associar-se à edição de mais uma obra “absolutamente notável” de Carlos Morais, que conta novamente com a chancela da autarquia. Transmitiu ainda ao autor o agradecimento público por permitir que “sejamos mais conhecedores da história do nosso concelho”.

Já o autor, Carlos Morais sublinhou o enorme prazer em apresentar o seu mais recente trabalho, em São João de Areias - precisamente no  território que foi objeto do seu estudo”-   numa sessão pública que lhe permitiu honrar a   história da localidade e das suas gentes.    

O investigador acrescentou que com este importante passo, todos os documentos até 1399 de que há conhecimento sobre o atual território de Santa Comba Dão, estão transcritos e partilhados nas obras “São João de Areias. Uma Inquirição (séc. XIV)" e “ Santa Comba Dão Medieval”.  Trata-se do resultado de uma década de investigação em arquivos e bibliotecas, que está agora “a ver a luz do dia  e a  ser divulgada juntos de todos os santacombadenses e comunidade científica”. “Um marco ímpar na história e para a história deste concelho”, conseguido também, e de acordo com o autor,  graças ao investimento e  apoio da autarquia na preservação e divulgação de uma das nossas maiores riquezas, “a história”.

Sobre o documento que resultou do processo de inquirição, referiu  que “constitui uma extensíssima fonte  documental”, que além do  “infindável número de testemunhos tanto em abono  do Cabido e Bispo da Sé de Viseu como do rei”  contempla ainda a  transladação de sete cartas.

Mas Carlos Morais não vai ficar por aqui.  “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo” sublinhou,  preparando o público para o  anúncio de que  será materializado mais um século de história do nosso concelho num novo projeto de investigação “Santa Comba Dão Quatrocentista”, a concluir em "sensivelmente 18 meses".

No encerramento desta sessão, Leonel Gouveia,  presidente da Câmara Municipal deu os parabéns ao autor e à professora Maria José Azevedo Santos pela “brilhante e enriquecedora explanação, que a todos deixou o desejo de ler este livro”.

Sobre Carlos Morais salientou todo um percurso de evolução e crescimento contínuo, bem como a  dedicação votada a um trabalho de investigação demorado e de paciência, que “não é para todos”.

Para o autarca, são  momentos como a apresentação desta obra que fazem valer a pena todo o investimento do Município na área da investigação e estudo da história, quer através do apoio a escavações arqueológicas, que na edição de livros, quer ainda na promoção de colóquios e outras iniciativas.

Além das presenças na mesa, é ainda de notar que a sessão foi marcada pelas presenças de Miguel Pais, presidente da Junta de Freguesia de São João de Areias,  da vice-presidente da Câmara, Catarina Costa, do vereador António José Correia, bem como dos autores locais,  António Neves e Lino Dias,  familiares e amigos de Carlos Morais, habitantes da freguesia e demais interessados.  

 

Fotos: Município e Gerrit Kulik
                                                                   

Ler mais