Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Celebração do 118.º aniversário da Banda Musical de Pinheiro de Ázere
18 out '21
Cultura
Celebração do 118.º aniversário da Banda Musical de Pinheiro de Ázere
 
O 118.º aniversário da Banda Musical de Pinheiro de Ázere (BMPA) - Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense - foi assinalado no passado domingo, 17 de outubro, com um amplo programa comemorativo, que envolveu músicos, direção, comunidade e convidados, numa celebração conjunta e partilhada.
 
A agenda contemplou uma missa em homenagem a todos os músicos, dirigentes e sócios já falecidos, seguida de uma romagem ao cemitério e do hastear da bandeira na sede da Banda. Após um almoço convívio, teve lugar um dos momentos altos da agenda - um concerto comemorativa dedicado a todos aqueles que integraram a Banda e aos que dela ainda fazem parte.
 
No final do concerto, o Presidente da Filarmónica, André Figueiredo, agradeceu a presença do público e o apoio que a banda recebe, diariamente, dos seus amigos e simpatizantes, aproveitando, também, para elogiar o trabalho e agradecer a toda a direção, músicos e maestro.
 
O presidente da Junta de Freguesia , João Pedro Pinto e a vice-presidente da Câmara Municipal, Catarina Costa - que acompanhou, na celebração, o presidente da Câmara, Leonel Gouveia - dirigiram, igualmente, algumas palavras à BMPA e pinheirenses , tendo felicitado a banda pelos 118 anos de historia e expressado o orgulho que têm nesta instituição. Ambos mostraram, uma vez mais, a disponibilidade para apoiar a Banda Filarmónica no desenrolar da sua atividade.
 
A festa comemorativa do aniversário encerrou com a tradicional entoação dos 'Parabéns" e corte do bolo.

 

Ler mais
Cerimónia de instalação dos órgãos do Município
17 out '21
Município
Cerimónia de instalação dos órgãos do Município

A Casa da Cultura recebeu no passado sábado, 16 de outubro, a  cerimónia de instalação dos órgãos Executivo e Deliberativo do Município de Santa Comba Dão, para o quadriénio 2021-2025.


O início da cerimónia foi marcada pela tomada de posse de 20 dos 21 membros da Assembleia Municipal: 11 do Partido Socialista e nove da coligação Coragem Para Mudar: Partido Popular Democrático/Partido Social Democrático (PPD/PSD)-Centro Democrático Social - Partido Popular (CDS PP).
Assim, e  por ordem de eleição, tomaram posse como deputados da Assembleia Municipal de Santa Comba Dão:
César Fernando Lima Branquinho -  PS
António Maria Oliveira de Matos -  PPD/PSD . CDS-PP
Edite da Conceição Alves da Cruz-  PS
Nuno Gonçalves Neves de Sousa - PPD/PSD . CDS-PP
António João Pais Ferraz - PS
Paula Cristina Lopes Amaral - PPD/PSD . CDS-PP
Jorge Miguel da Silva Amaral - PS
Adriana Filipa Mateus Veloso - PS
Rui Jorge Gonçalves da Silva Pereira - PPD/PSD . CDS-PP
Manuel Luís Leitão Morais - PS
Pedro Miguel Soares Veloso - PPD/PSD . CDS-PP
Tiago Rafael Rodrigues Costa - PS
Rute Rocha e Carmo Basílio - PPD/PSD . CDS-PP
Sónia Marisa Correia Alves - PS
Bruno Castanheira Ramos - PS
Luís Miguel do Carmo Ferreira Veiga da Costa - PPD/PSD . CDS-PP
Filipe Manuel Borges Amaral - PPD/PSD . CDS-PP
Lúcia Maria Pinto de Deus - PS
Sónia Isabel Rodrigues Alves da Silva Pinto -- PPD/PSD . CDS-PP
José Soares dos Santos - PS

José António Queiroz Diogo, eleito pelo PS, não  tomou posse, por se encontrar ausente, devido a  motivos de saúde.

Por inerência das suas funções como presidentes de Junta de Freguesia tomaram, ainda, posse como membros da Assembleia Municipal:
João Pedro Ferreira Carvalho Pinto - Freguesia de Pinheiro de Ázere (PS)
Daniel Pereira Ferreira Gonçalves - Freguesia de São Joaninho (PS)
Luís Miguel Carvalho Pais - Freguesia de São João de Areias (PS)
Sílvio Figueiredo Simões - União de Freguesias de Óvoa e Vimieiro  (PPD/PSD.CDS-PP)
Inês Maria Varela Matos - União de Freguesias de Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro  (PPD/PSD.CDS-PP)
José Luís Lopes dos Santos - União de Freguesias de Treixedo e Nagozela (PS)

Seguiu-se a tomada de posse dos membros da Câmara Municipal, constituída pelo presidente Leonel José Antunes Gouveia (PS) e pelos vereadores António José Brito Correia (PPD/PSD.CDS-PP), Teresa Catarina Gomes da Costa (PS), Maria Manuela Celestino de Freitas Miroto (PPD/PSD.CDS-PP), Carla Isabel Silva Cunha (PS), Joaquim Agostinho dos Santos Marques (PS) e Rui Filipe Rebelo Pires (PPD/PSD.CDS-PP).

A sessão foi marcada pela presença de dezenas de cidadãos que se quiseram associar ao momento de tomada de posse, bem como de diversos representantes de entidades e associações do concelho  e da região. Estiveram, igualmente, presentes,  autarcas dos municípios vizinhos, como o  de Tondela, representado pelo presidente da Câmara José António Jesus, e de Tábua, com a representação a ficar a cargo da vereadora Susana Mendes. Uma nota ainda para a presença do anterior presidente do Município de Mortágua, José Júlio Norte.

Intervenções dos presidentes da Câmara Municipal e Assembleia Municipal
O presidente da Câmara recém-empossado,  Leonel Gouveia,  partilhou com  todos os presentes no auditório, uma mensagem de confiança no futuro, deixando uma palavra de felicitações a todos os eleitos locais, “independentemente da lista” em que se encontravam integrados. Sublinhou, nesse sentido, que as eleições autárquicas constituem a expressão  mais genuína da democracia” acrescentando que, findo o período eleitoral “é hora  de todos em conjunto” trabalharem “em prol do desenvolvimento concelhio”.


De acordo com o representante máximo do Município,  serão quatro anos de  uma “gestão séria e de rigor”,  que vai possibilitar que sejam alcançados os “objetivos comuns, sem hipotecar o futuro de todos”. É igualmente essa gestão de rigor que vai “permitir sustentar uma estratégia de desenvolvimento para o concelho, que passa pela confiança na governação, no território, nas pessoas e no futuro”.


Leonel Gouveia relembrou algumas obras e iniciativas em curso, fazendo uma ponte com os projetos   programados para os próximo quadriénio. Assegurou estar convicto de que “há um trabalho desafiante pela frente”, reafirmando, neste contexto, o empenho da equipa eleita na “melhoria da qualidade de vida, na promoção da fixação das pessoas, na atração de turismo e de investimento”.


O presidente Assembleia Municipal, César Branquinho, deixou, a Leonel Gouveia, uma palavra de incentivo e confiança, para que “conjuntamente com toda a vereação”, una  “esforços e consensos para um trabalho a bem das pessoas, do concelho, da região”, através da criação de “condições favoráveis para o desenvolvimento do turismo, da indústria, no apoio à saúde e no ensino, no apoio aos jovens, aos seniores, para um concelho com qualidade de vida, onde já vale a a pena viver, mas ambicionando e aumentando ainda mais a melhoria destes setores”.


Relativamente à Assembleia Municipal, César Branquinho sublinhou confiar e acreditar nos deputados, “na união, coesão, trabalho e dedicação, no apoio ao Executivo e às Juntas de Freguesia”. Expressou, igualmente,  o desejo de que a Assembleia seja “um ponto de reflexão e decisão, a bem da Santa Comba Dão e dos santacombadenses”.


Constituição da Mesa da Assembleia
Logo após a sessão de instalação dos órgãos do Município, teve lugar, no auditório municipal, a primeira sessão da Assembleia Municipal, na qual - e entre outros assuntos – foi eleita a Mesa da Assembleia, que passa a apresentar a seguinte composição:  César Branquinho, presidente,  António João Pais Ferraz, 1.º secretário, e Manuel Luís Leitão Morais, 2.º secretário.


 

 

Ler mais
Universidade Sénior de Santa Comba Dão - Abertura do Ano Letivo 2021/2021
16 out '21
Município
Universidade Sénior de Santa Comba Dão - Abertura do Ano Letivo 2021/2021
Depois de um ano e meio em que a pandemia ditou a interrupção da atividade letiva, os alunos da Universidade Sénior de Santa Comba Dão (USSCD) voltaram finalmente à atividade.
 
O arranque simbólico do ano letivo 2021/2022 aconteceu no passado dia 15 de outubro, no decorrer de uma breve cerimónia, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Município, contando com as presenças de alunos e professores da USSCD, do presidente da USSCD, Daniel Coelho, do presidente da Câmara Municipal Leonel Gouveia e do então vice-presidente, Joaquim Agostinho Marques.
 
A alunos e professores, Daniel Coelho e Leonel Gouveia dirigiram palavras de incentivo e expressaram votos de um ano letivo repleto de novos conhecimentos. Foi ainda propiciado um brinde, num momento simbólico, que contou com um apontamento musical proporcionado por Daniel Coelho e Mariana Café.

 

Ler mais
Filarmónicas Lab: Herman José e Banda Musical de Pinheiro de Ázere em espetáculo memorável
12 out '21
Cultura
Filarmónicas Lab: Herman José e Banda Musical de Pinheiro de Ázere em espetáculo memorável

'Serafim Saudade', 'Estebes',' Sr. Feliz e Sr. Contente',  entre tantas  outras personagens do histórico e inigualável Herman José passaram, na noite de 10 de outubro,  pelo palco da Casa da Cultura, num espetáculo memorável, que teve como co-protagonistas os  executantes da Banda Musical de Pinheiro de Ázere.  Com o apoio do Município de Santa Comba Dão, o evento - enquadrado no projeto “Filarmónicas Lab” -  foi produzido pela Associação de Música e Artes do Dão (AMAD), no âmbito da Programação Cultural em Rede Viseu Dão Lafões.

Sob a batuta do maestro José Pedro Figueiredo, viveram-se, em palco, momentos leves e descontraídos, com  orquestrações de excelência a sugerir o glamour dos anos 50, que casaram na perfeição com o "show" do Herman. O "verdadeiro artista" - ator, humorista e entertainer -  voltou a fazer rir a plateia do princípio ao fim, três anos depois de ter protagonizado o espetáculo de encerramento do 10.º aniversário do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD).

O  espetáculo conjugou música e fabulosos  momentos de humor que funcionaram quase como um toque de magia, fazendo cair uma generosa  dose de descontração, que -  por uma hora - fez esquecer  os meses angustiantes vividos  durante a pandemia.

A passagem dos anos muniu Herman José de várias histórias e experiências, que lhe permitiram brincar com a perda capilar e até de faculdades mentais,  com colegas de profissão, com reconhecidos futebolistas, escritores e cantores, com os espetáculos pela província no pós 25 de abril e com um rol de situações que levaram o público às lágrimas. Um público que ficou maravilhado com a comicidade, capacidade de improviso e de imitação do entertainer. Do cardápio musical foram partilhados temas que marcaram uma longa e reconhecida carreira, como “És tão Boa”, “Amanhã Faço Dieta”,  “Bamos Lá Cambada”, e o tema que dá nome à personagem - também ele entertainer e cantor - “Serafim Saudade”.

Herman José dedicou o espetáculo ao mentor do CMAD -  o saudoso Paulo Gomes, deixando uma nota de agradecimento aos músicos da Banda de Pinheiro  e ao coro constituído por cantores do CMAD, que com ele partilharam o palco. 

No final, músicos, cantores e a figura de cartaz foram ovacionados em pé pelo público, que encheu completamente a Casa da Cultura. E a expressão "já estávamos com saudades disto" foi ouvida várias vezes no rescaldo do momento.

Além de Santa Comba Dão estiveram ainda enquadradas neste Filármónicas Lab - promovido pelos Municípios da CIM -  concertos com bandas de Viseu, Tondela, Castro Daire e Carregal do Sal, faltando ainda a realização do espetáculo, no dia 16, em Nelas.

 

Ler mais
Casa da Cultura é Sala de Espetáculos credenciada na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
12 out '21
Cultura
Casa da Cultura é Sala de Espetáculos credenciada na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

A candidatura do Município de Santa Comba Dão à credenciação da Casa da Cultura na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) foi objeto de aprovação no passado mês de setembro.

Em termos práticos, e entre outras dimensões, esta credenciação significa que a Casa da Cultura – a par de 81 entidades artísticas, de norte a sul do país – vai passar a funcionar em em rede em prol de uma oferta cultural de qualidade e diversificada.

Enquanto instrumento estratégico fundamental de combate às assimetrias regionais, a RTCP visa o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e entidades independentes.


Ler mais
Apresentação do livro "Gentes da Minha Terra"
11 out '21
Cultura
Apresentação do livro "Gentes da Minha Terra"

Sobre o passado e presente das aldeias de Treixedo, Nagozela, Póvoa de João Dias e Granjal, o livro “Gentes da minha terra" - da autoria de Joana Brinca - foi apresentado, publicamente, nos dias 5 e 10 de outubro, nas duas povoações que dão nome à União de Freguesias (UF), Treixedo e Nagozela.

Trata-se de uma obra que resulta de contributos dos habitantes destas localidades, que responderam ao desafio lançado pela UF, recolhendo e transmitindo elementos referentes à história de cada aldeia, às suas tradições e costumes, tendo em vista a recuperação da memória das povoações e da sua gente.

Elaborada em estreita articulação coma UF, a obra teve a colaboração de Pedro Brinca e Domingos Lobo, entre tantos outros que ajudaram a construir um livro único, que detém um forte cunho comunitário.

A edição coube ao Município da Santa Comba Dão - representado nas duas sessões de apresentação pelo presidente da Câmara Leonel Gouveia, que enalteceu esta iniciativa relevante para a preservação da história e memória da comunidades.

Registo ainda para as presenças do presidente da UF, Domingos Costa, de  outros membros da UF e do padre Virgílio Rodrigues.

Ao longo das apresentações foram, igualmene, partilhadas com a assistência várias notas sobre esta obra, tendo ainda havido lugar a sessões de  autógrafos com a autora.

 


Ler mais
Junto ao pelourinho, no Largo do Município: Concerto da Filarmónica de Santa Comba Dão
11 out '21
Cultura
Junto ao pelourinho, no Largo do Município: Concerto da Filarmónica de Santa Comba Dão
O Largo do Município constituiu o enquadramento perfeito para o concerto comemorativo da implantação da República, protagonizado pela Filarmónica de Santa Comba Dão (FSCD) e integrado na iniciativa nacional Festival Música e Monumentos, promovida pela Confederação Musical Portuguesa. Recorde-se que o espetáculo - inicialmente marcado para o 5 de outubro - teve de ser reagendado para o passado domingo, devido às condições atmosféricas instáveis que se fizerem sentir no dia comemorativo.
 
Neste evento, marcado pela homenagem a João Silva, fez-se um minuto de silêncio em memória ao histórico e carismático executante da Banda, tendo-lhe, ainda, sido dedicado o paso doble 'Colete Encarnado', pelo maestro Leandro Alves.
 
Para a história do concerto fica também a brilhante execução das peças 'Pratos do Mestre Elói', 'Lisboa à Noite' e 'Parabéns', num momento evocativo e de celebração do 201.º aniversário da FSCD.
 
Registo para a presença nesta iniciativa - que teve um excelente acolhimento por parte do público - dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Leonel Gouveia e César Branquinho, do vice-presidente, Joaquim Agostinho Marques, e de membros da Direção da FSCD.
 
 
Fotos: Vítor Corveira

 

Ler mais
Ensaio aberto da Filarmónica de Santa Comba Dão
7 out '21
Cultura
Ensaio aberto da Filarmónica de Santa Comba Dão
No dia 5 de outubro, a sede da Filarmónica de Santa Comba Dão (FSCD) recebeu um ensaio aberto da Banda, uma vez que as condições atmosféricas não permitiram a realização do concerto comemorativo da implantação da república, programado para o Largo do Município, junto do pelourinho.
 
"Pratos do Mestre Elói", "The witch and the saint", "Colete Encarnado" e "The phantom of the opera" foram os temas escolhidos para uma tarde, em que foi registada uma significativa adesão de público. Extra programa, a Banda - dirigida pelo maestro Leandro Alves - partilhou ainda os temas "Parabéns!" - a propósito do 201.º aniversário da Filarmónica - e "Lisboa à noite".
 
Antes do ensaio, o presidente da Direção da Filarmónica, Daniel Coelho, dirigiu algumas palavras aos presentes, justificando a alteração de agenda do evento. Cumprimentou, ainda, toda a assistência, com uma referência à presença do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, bem como dos presidentes da Assembleia e do Conselho Fiscal da FSCD.
 
O concerto oficial foi já reagendado para o dia 10 de outubro, às 10H45, sendo que, decerto, vai marcar pela qualidade musical. Esta é uma iniciativa inserida no Festival Música e Monumentos (FMM) - promovido pela Confederação Musical Portuguesa, - e também no programa comemorativo dos 201.º aniversário da Banda.
O FMM traduz-se num evento nacional, em que as bandas filarmónicas atuam de forma descentralizada em monumentos e sítios históricos do país, de forma a comemorar o 111.º aniversário da república.

 

Ler mais
Recuperação de muro na Via Cova e construção de novo muro em Vale Carregosa
6 out '21
Município
Recuperação de muro na Via Cova e construção de novo muro em Vale Carregosa
Na Via Cova - emblemático caminho pedonal, em tempos muito utilizado, para fazer a ligação entre Santa Comba Dão e o Vimieiro -  foi reconstruído um muro de pedra com um novo alinhamento por forma a alargar o caminho da Via Cova naquele troço. Para terminar esta obra falta reconstruir parte do muro aluído com cerca 16 m2.

Também em Santa Comba Dão, desta feita em Vale Carregosa, está a ser construído, um muro em betão armado, para suporte de terras, na extrema entre um espaço verde, propriedade do município, e uma propriedade privada.


 

Ler mais
Requalificação da rotunda de São Joaninho e construção de passadeiras elevadas
6 out '21
Município
Requalificação da rotunda de São Joaninho e construção de passadeiras elevadas

Os serviços municipais intervieram na rotunda localizada em frente ao edifício da Junta de Freguesia de São Joaninho, realizando vários trabalhos de beneficiação. Entre outras intervenções, há a assinalar a  colocação de estrutura circular em pedra e o assentamento de calçada e lancis. No local foi ainda ampliado o passeio, com aplicação de pavê.

Também em São Joaninho e com o objetivo de melhorar a segurança rodoviária, foram construídas três passadeiras elevadas com a colocação da respectiva sinalização vertical. 

Ler mais