Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa
5 mai '21
Cultura
Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Em 2021, a UNESCO assinala a 5 de maio, pelo segundo ano consecutivo, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A celebração coincide com a data em que se comemorava, ao longo de mais de uma década, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

Trata-se de uma ocasião de comemoração e partilha, que adquiriu, desde o ano passado, uma relevância oficial e internacional, consolidando a comunidade de falantes da língua portuguesa e daqueles que dela fazem uso como língua de estudo, de trabalho, comunicação, criação e aproximação.

Em 2021, o Município celebra, através da Biblioteca Alves Mateus, esta relevante data, aliando-se ao Plano Nacional de Leitura, no âmbito da atividade Eu Conto. Trata-se de uma iniciativa,  que envolve falantes de português de países de língua oficial portuguesa, residentes em Portugal. No nosso concelho, a atividade reúne avó e neto, naturais do Brasil, e a residir, atualmente, em Santa Comba Dão.

Isménia Santos Fonseca Souza foi professora em Minas Gerais e participa com a leitura de um poema “Orgulho de ser português" de autoria de Rui Jorge Gonçalves da Silva Pereira, representante da Associação de Poetas Portugueses no concelho de Santa Comba Dão.

O neto, Luiz Otávio Souza gosta muito de ler e adora contar histórias. Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa  partilha o conto tradicional “A velha da cabaça”, divulgado pela CPLP, tendo em vista a promoção da diversidade cultural e dos laços linguísticos que unem e enriquecem os nossos povos.

O Município de Santa Comba Dão agradece o contributo destes convidados, que com a sua participação enriquecem, ainda mais, este dia tão significante para todos.

ACEDA AO VÍDEO.

Ler mais
ADIAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIPAL - Comunicado do Presidente da Câmara Municipal
4 mai '21
Município
ADIAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIPAL - Comunicado do Presidente da Câmara Municipal

Caros Munícipes,

Santa Comba Dão está, novamente, a viver uma situação sensível, registando-se um aumento acelerado e preocupante de casos Covid-19 nos últimos dias. Apesar de ainda não estarmos em risco elevado, o contexto exige cautela extrema pela saúde da nossa comunidade e pela economia do nosso território.

Nesse sentido, foi estabelecido o adiamento das comemorações do Feriado Municipal, a 13 de maio, para data a definir, de modo a que esta celebração decorra na maior segurança possível, com a dignidade e presença de público que o programa requer.

É de assinalar que além da entrega de Medalhas Municipais de Ouro e de Mérito, a agenda comemorativa compreendia, entre outros pontos, o concerto comemorativo dos 200 anos da Filarmónica de Santa Comba Dão - um evento histórico para o concelho e para esta associação. Este programa será levado a cabo quando a situação serenar e quando houver maior segurança para conferirmos a maior dignidade possível à celebração das cores concelhias, no cumprimento de todas as medidas da Direção-Geral de Saúde.

 

Apelamos à compreensão de todos os munícipes.

 

Santa Comba Dão, 4 de maio de 2021.

O Presidente da Câmara Municipal,

Leonel Gouveia

Ler mais
Comunicado (04-05-2021) - Situação no concelho | Covid-19
4 mai '21
Covid-19
Comunicado (04-05-2021) - Situação no concelho | Covid-19
Informa-se que a situação epidemiológica acumulada no concelho, à data de 04-05-2021, é a seguinte:
Casos Confirmados - 527
Casos Ativos - 16
Casos Recuperados - 501
Óbitos - 10
O Município de Santa Comba Dão sublinha que esta semana, o número de casos no concelho voltou a subir, alertando para a extrema importância de serem cumpridas todas as medidas de segurança.
Temos de ser conscientes, seguir todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde e nunca desarmarmos nesta luta comum, neste esforço que, obrigatoriamente, tem de ser conjunto de controlo da pandemia.
Há que evitar aglomerados e contactos desnecessários, usar máscara e lavar frequentemente as mãos. Sejamos todos agentes de saúde pública, pois cuidar de nós é cuidar de todos!

 

 

Ler mais
Participe na Construção do Futuro: A partir de 1 de maio, vote no Orçamento Participativo de Santa Comba Dão
30 abr '21
Município
Participe na Construção do Futuro: A partir de 1 de maio, vote no Orçamento Participativo de Santa Comba Dão
Durante o mês de maio pode participar, com o seu voto,  no Orçamento Participativo (OP) de Santa Comba Dão, que, nesta primeira edição, envolve seis projetos e um montante global de 20 mil euros. A votação decorre na plataforma do OP  (AQUI) e é aberta a  todos os cidadãos maiores de 18 anos, recenseados no concelho. Cada cidadão poderá votar em mais do que um projeto, mas apenas poderá atribuir um voto por projeto.
 
Uma vez que o OP possibilita que as ideias propostas se traduzam em equipamentos, iniciativas ou eventos,  em prol da comunidade, é objetivo do Município envolver o maior número possível de pessoas na decisão  direta sobre a utilização de dinheiros públicos na promoção das políticas públicas.
 
No fundo, com este instrumento de participação cívica, a autarquia pretende  promover uma cultura de participação democrática e o importante envolvimento dos munícipes no novo ciclo de desenvolvimento e construção do futuro.
 
 
Os projetos candidatos estão disponíveis para consulta (com descrição, mapa e documentos complementares) no site do OP,  e são os seguintes:
- "Mobilidade no Estádio | Obras de melhoramento" - Intervenções Físicas / Infraestruturais

- "Música Paravós" - Serviços

- "Mais Explorar para melhor Aprender"  - Pequenos Equipamentos

- "Pela Proteção das Pessoas e Bens - Equipar para Salvar" - Pequenos Equipamento

- "Centro de BTT "Princesa do Dão" - Intervenções Físicas / Infraestruturais

- "Requalificação do Campo de Jogos do Jardim da Antiga Feira" - Intervenções Físicas / Infraestruturais



Calendário do OP
Recorde-se que  de 1 de dezembro  de 2020 a 31 de janeiro de 2021, os cidadãos foram chamados a apresentar propostas ao OP  em áreas de competência do Município: intervenções físicas/infraestruturais, pequenos equipamentos, serviços, programas ou eventos.

Os munícipes responderam com 11 propostas, que seguiram para análise da Comissão de Análise Técnica (CAT).  Após avaliação, a CAT deliberou admitir seis propostas e excluir cinco, comunicando, aos proponentes, as propostas excluídas e os fundamentos da decisão. Findo o período de reclamações, as propostas, agora convertidas, em projeto, entram em votação de 1 a 31 de maio. Os cidadãos maiores de 18 anos, recenseados no concelho, são, assim chamados a votar / escolher o(s)  projeto(s) que considerarem mais relevante(s) e /ou  mais adequado(s) para o desenvolvimento do território.

As normas da iniciativa apontam para o mês de junho o período de apresentação pública dos resultados. “O(s) projeto(s)s mais votado(s) e cabimentáveis na verba atribuída para o Orçamento Participativo são incorporados na proposta de Orçamento Municipal para o ano seguinte. O(s) projeto(s) vencedor(es) serão implementados em sintonia com os objetivos dos munícipes que o(s) propuseram”. A avaliação de todo o processo decorrerá a partir de janeiro de 2022 



Ler mais
Coworking e Teletrabalho em Santa Comba Dão - Espaço vai funcionar no centro da cidade
30 abr '21
Município
Coworking e Teletrabalho em Santa Comba Dão - Espaço vai funcionar no centro da cidade

Santa Comba Dão vai receber um dos 57 espaços  da rede de  Coworking/Teletralho, que o Governo está está a instalar em vários territórios, com o objetivo de valorizar e dinamizar o interior, através da fixação de pessoas e empresas. Hoje foi dado, mais um passo crucial nesse sentido, com a assinatura, em Vouzela,  dos acordos de cooperação com os 25 Municípios da região centro integrados na primeira fase desta rede, criada pelos Ministérios da Coesão Territorial e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Leonel Gouveia,  presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelo vice-presidente Joaquim Agostinho Marques,  representou o Município na decorrer desta sessão, presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A par dos representantes das Comunidades Intermunicipais e dos demais representantes de Municípios da região, a cerimónia contou, ainda e entre outras, com as presenças do secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, da  secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Com um orçamento previsto de cerca de 20 milhões de euros, a rede de coworking e teletrabalho vai integrar espaços  abertos a trabalhadores de qualquer tipo de organização, o que possibilita que as pessoas possam trabalhar a partir do Interior para todo o mundo. A ministra explicou que a rede vem no sentido de reforçar uma importante lição tirada da pandemia - a de  que muitas empresas e instituições conseguem funcionar, por vezes melhor,  em regime de teletrabalho, o que leva a que uma fatia substancial de pessoas opte por territórios do interior para trabalhar à distância. Com a criação destes espaços pretende-se, ainda, diminuir a necessidade de deslocações e assim a pegada carbónica, bem como melhorar a qualidade de vida, ao promover a conciliação entre vida profissional e familiar.

Os espaços da rede vão funcionar no centro das localidades, precisamente pela proximidade  dos serviços e da próprio comércio, o que, segundo Ana Abrunhosa, é também, mais um fator que contribui para estimular a economia local. A par das 25 autarquias da  região centro, a rede inclui, numa primeira fase, 18 municípios na Região Norte, três do Alentejo e 11 do Algarve, sendo que é expectável que a maioria esteja a funcionar já em junho.

Em Santa Comba Dão, a área destinada para o espaço de Coworking e Teletrabalho é a sala do primeiro andar do antigo edifício dos Bombeiros Voluntários - um equipamento com uma localização central, que beneficia de uma área ampla e adaptável.

Ler mais
A 1 de maio começa a votação dos projetos do  Orçamento Participativo de Santa Comba Dão
28 abr '21
Município
A 1 de maio começa a votação dos projetos do Orçamento Participativo de Santa Comba Dão

Entre 1 e 31 de maio decorre o período de votação no Orçamento Participativo (OP) de Santa Comba Dão, que, nesta primeira edição, envolve um montante global de 20 mil euros A votação é aberta a  todos os cidadãos maiores de 18 anos, recenseados no concelho, pretendendo-se, assim, envolver o maior número possível de pessoas na decisão  direta sobre a utilização de dinheiros públicos na promoção das políticas públicas.

Com este instrumento de participação cívica, o Município pretende, sobretudo,  promover uma cultura de participação democrática e o importante envolvimento dos munícipes no novo ciclo de desenvolvimento e construção do futuro do concelho. Pretende, ainda, incentivar uma cidadania ativa e promover  práticas de construção coletiva. No fundo, o OP possibilita que as ideias dos cidadãos se traduzam em equipamentos, iniciativas ou eventos desenvolvidos em prol da comunidade.

As seis propostas  aprovadas, agora apresentadas em formato de projeto, já estão disponíveis para consulta no site do OP (aceda AQUI) e são as seguintes:

- "Mobilidade no Estádio | Obras de melhoramento" - Intervenções Físicas / Infraestruturais

- "Música Paravós" - Serviços

- "Mais Explorar para melhor Aprender"  - Pequenos Equipamentos

- "Pela Proteção das Pessoas e Bens - Equipar para Salvar" - Pequenos Equipamento

- "Centro de BTT "Princesa do Dão" - Intervenções Físicas / Infraestruturais

- "Requalificação do Campo de Jogos do Jardim da Antiga Feira" - Intervenções Físicas / Infraestruturais

No site do OP, os cidadãos encontram a descrição, um mapa e vários documentos associados, que possibilitam um conhecimento mais amplo dos projetos a votação.

 

Calendário do OP
Recorde-se que  de 1 de dezembro  de 2020 a 31 de janeiro de 2021, os cidadãos foram chamados a apresentar propostas ao OP  em áreas de competência do Município: intervenções físicas/infraestruturais, pequenos equipamentos, serviços, programas ou eventos.

Os munícipes responderam com 11 propostas, que seguiram para análise da Comissão de Análise Técnica (CAT).  Após avaliação, a CAT deliberou admitir seis propostas e excluir cinco, comunicando, aos proponentes, as propostas excluídas e os fundamentos da decisão. Findo o período de reclamações, as propostas, agora convertidas, em projeto, entram em votação de 1 a 31 de maio. Os cidadãos maiores de 18 anos, recenseados no concelho, são, assim chamados a votar / escolher o(s)  projeto(s) que considerarem mais relevante(s) e /ou  mais adequado(s) para o desenvolvimento do território.

As normas da iniciativa apontam para o mês de junho o período de apresentação pública dos resultados. “O(s) projeto(s)s mais votado(s) e cabimentáveis na verba atribuída para o Orçamento Participativo são incorporados na proposta de Orçamento Municipal para o ano seguinte. O(s) projeto(s) vencedor(es) serão implementados em sintonia com os objetivos dos munícipes que o(s) propuseram”. A avaliação de todo o processo decorrerá a partir de janeiro de 2022 

Ler mais
Comunicado (28-04-2021) - Situação no concelho | Covid-19
28 abr '21
Covid-19
Comunicado (28-04-2021) - Situação no concelho | Covid-19
Informa-se que a situação epidemiológica acumulada no concelho, à data de 28-04-2021, é a seguinte: casos confirmados - 517; casos ativos - 9, casos recuperados - 498, óbitos - 10.
 
O Município de Santa Comba Dão lamenta, profundamente, a perda de mais uma vida, endereçando um sentido voto de pesar aos familiares da vítima. A autarquia sublinha que esta semana, o número de casos no concelho voltou a subir, alertando para a extrema importância da manutenção de todas as medidas de segurança. Temos de ser conscientes, seguir todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde e nunca desarmarmos nesta luta comum, neste esforço que, obrigatoriamente, tem de ser conjunto de controlo da pandemia.
 
Há que evitar aglomerados e contactos desnecessários, usar máscara e lavar frequentemente as mãos. Sejamos todos agentes de saúde pública, pois cuidar de nós é cuidar de todos!

 

Ler mais
47 anos de 25 de abril - Comemorações
27 abr '21
Município
47 anos de 25 de abril - Comemorações

A cerimónia do hastear das bandeiras e a apresentação das duas novas viaturas dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão integraram o programa comemorativo do 25 de abril -  um marco da democracia e da história recente do país - que, em 2021, celebrou 47 anos. 

Na presença dos elementos do comando dos Bombeiros Voluntários, o  início das comemorações teve lugar, junto aos Paços do Concelho,  com a cerimónia do hastear das bandeiras, que contou com a participação do presidente da Assembleia Municipal, César Branquinho, do presidente da Câmara, Leonel Gouveia, e da deputada na Assembleia Municipal do Partido Social Democrata,  Ilda Massano Cardoso. O  ato simbólico foi acompanhado pela interpretação d'A Portuguesa, realizada pela formação concelhia  B Flat - composta por Daniel Coelho, Leonardo Coelho e Mariana Café. "E depois do Adeus" - a música, que correspondeu à  senha que deu o arranque para a revolução dos cravos  - completou esta atuação de elevado simbolismo.

A apresentação das  duas novas viaturas, que vão ficar ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão (BVSCD) foi um dos acontecimentos marcantes  que fizeram a história destes 47 anos de 25 de abril. Depois do tradicional desfile pelas ruas da cidade, os veículos entraram na garagem da corporação, debaixo de uma forte salva de palmas de todos os presentes. Tratou-se de um sonho  tornado realidade - tal como referido pelo  presidente da Direção da Associação Humanitária dos BVSCD, Rui Branquinho , e pelo presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia.

A par do  Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI),  destinado  ao combate a incêndios urbanos e industriais e ao desenvolvimento de operações de salvamento e desencarceramento, há, igualmente a destacar a chegada de uma  ambulância de socorro. Esta viatura  corresponde à antiga ambulância do Posto de Emergência Médica do Corpo de Bombeiros, que vem reforçar a capacidade de resposta a situações de emergência pré-hospitalar.

O presidente da Direção da Associação Humanitária e o presidente de Câmara, destaparam a placa do VUCI, onde constam os contributos que tornaram possível a aquisição da viatura. A par do empresário Jorge Mendes que comparticipou a aquisição em 50%, há a referir a contribuição da Associação Humanitária com 30 mil euros e do Município com igual valor, bem como  apoios de várias empresas e da sociedade civil, que viabilizaram este reforço de frota.  

Nas breves palavras que dirigiu aos presentes, Rui Branquinho, salientou o envolvimento dos Bombeiros Voluntários, agradecendo à Direção, Comando, Corpo Ativo, Assembleia e Secretaria, bem como ao Município, empresários e sociedade civil. Nos agradecimentos, destacou - uma vez mais  - o contributo ímpar do empresário Jorge Mendes para a concretização deste  objetivo, salientando  que, ao todo, foram reunidos cerca de  165 mil euros para munir a corporação de mais "meios para um melhor serviço à população". Dado o avolumar de atividades e serviços prestados pelos Bombeiros, o  presidente da Direção apresentou duas possíveis vias para o futuro da corporação - a municipalização ou a realização de outro tipo de protocolo com a autarquia, que permita uma resposta cada vez  mais ampla e adequada à solicitações das populações.

Leonel Gouveia reiterou  que a entrega das viaturas foi a concretização de um sonho antigo da Direção e do Corpo Ativo, afirmando que "os Bombeiros de Santa Comba Dão estão hoje mais aptos e mais equipados para socorrer-nos se houver necessidade nisso". 

Louvou, ainda,  o  "trabalho gigante" levado  cabo pela Direção, no reforço de meios e também no que reporta à solidificação financeira dos Bombeiros, ampliando os parabéns ao Comando, Corpo Ativo e Assembleia - a toda a  instituição -  destacando o excelente trabalho  que  continua a ser feito em prol da saúde, socorro às populações e combate a incêndios. Um trabalho que torna os Bombeiros de Santa Comba Dão uma referência a nível regional e nacional, sublinhou 

O representante máximo da autarquia reiterou, ainda,  as palavras de Rui Branquinho, relativamente à necessidade de uma intensificação de apoios para um melhor serviço às populações por parte dos Bombeiros, referindo que da parte do Município haverá sempre a sensibilidade para apoiar "esta casa", "de modo a que nós nos sintamos mais seguros e que a segurança dos santacombadenses esteja em boas mãos".

Já no final da celebração foi apresentada a nova ambulância,cuja placa evocativa foi destapada pela secretária da Direção da Associação Humanitária, Anabela Mateus e pelo Adjunto do Comando, Pedro Batista.

Ler mais
Alunos, professores e funcionários recebem garrafas reutilizáveis
27 abr '21
Município
Alunos, professores e funcionários recebem garrafas reutilizáveis

Começou hoje a ser distribuído  o lote de garrafas reutilizáveis destinadas aos  alunos - do 1.º ao 12.º anos -   professores e funcionários do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão (AESCD). Ao todo são mais de 1250 recipientes em inox, oferecidos pela empresa Águas do Planalto, com o   objetivo de sensibilizar a comunidade escolar  para a importância da redução do consumo de plástico (mais informações sobre esta iniciativa aqui).

A entrega simbólica das primeiras garrafas realizou-se numa turma do 1.º ano, com a participação do presidente da Câmara, Leonel Gouveia e da diretora do AESCD, Madalena Dinis. Aos jovens alunos foi explicado que Santa Comba Dão é um dos municípios abrangidos pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, responsável pela gestão de resíduos que todos produzimos no dia-a-dia. Falou-se ainda sobre a importância da reciclagem e da reutilização de materiais, abordando-se a forma como todos podemos reduzir os resíduos produzidos e assim contribuir para um melhor ambiente.

 

 

Ler mais
Mais de centena e meia de alunos visitam o Laboratório Móvel das Ciências
27 abr '21
Educação
Mais de centena e meia de alunos visitam o Laboratório Móvel das Ciências

Joaquim Agostinho Marques,  vice-presidente da Câmara Municipal, esteve ontem, 26 de abril, com  a  diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Madalena Dinis,  no “Laboratório Móvel das Ciências: Descobre e Explora em Viseu Dão Lafões”, assinalando  o último dia  da visita deste veículo ao nosso concelho.   O representante do Município destacou que ao longo de uma  passagem de três dias  pelo  território, o laboratório foi visitado por 155 alunos das turmas dos 3.º e 4.º anos , "numa jornada de conhecimento e de desenvolvimento de competências".

O laboratório móvel não é mais do que um autocarro transformado em  espaço de  descoberta, que está a percorrer todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, com o objetivo de criar ambientes pedagogicamente inovadores, motivadores e capazes de gerar valor acrescentado no processo de ensino aprendizagem.

Em Santa Comba Dão, as áreas trabalhadas foram Fábrica de Robots e Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas. Através de atividades participativas e colaborativas, os alunos entraram em contacto com a robótica e com a forma de funcionamento das linguagens de programação visual,  tendo sido promovido o raciocínio na resolução dos problemas. Os estudantes foram desafiados a a criar, planear, programar e testar as suas soluções num cenário de aprendizagem com robots.

No tema Fenómenos Atmosféricos e Alterações Climáticas foram desenvolvidas atividades práticas para a compreensão de diferentes fenómenos meteorológicos e atmosféricos (ex: precipitação, formação de nuvens) com recurso a componentes tecnológicos, tendo sido, ainda, explorada a relação de fenómenos extremos com as alterações climáticas.

 

O Laboratório Móvel das Ciências

O Laborátório Móvel das Ciências corresponde a um  veículo do conhecimento, onde são exploradas novas metodologias focadas no aluno. Neste espaço, ascrianças encontram um ambiente pedagógico, rico e diferente do seu contexto normal de aprendizagem, com material e conteúdos estimulantes e enriquecedores, que permitem  partir à descoberta do conhecimento.

Pretende-se, no fundo que estes jovens alunos vivenciem, desde o início da escolaridade, ambientes potenciadores do desenvolvimento, conhecimento e competências, por exemplo, nas áreas da robótica, do mundo digital, da criatividade e inovação, colaboração e resolução de problemas através do estímulo do pensamento crítico.  Através deste laboratório móvel pretende-se, ainda, acicatar o gosto pela descoberta, estimular o envolvimento do aluno com a escola, o gosto pela aprendizagem e pela educação, contribuindo-se assim para o sucesso educativo.

Ler mais
23 de abril - Celebração do Dia do Livro
23 abr '21
Cultura
23 de abril - Celebração do Dia do Livro

Hoje, 23 de abril - Dia Mundial do Livro -  a autarquia endereça o convite para visitar a Biblioteca Municipal e aí requisitar uma ou mais obras literárias. Também neste equipamento municipal – com o devido acautelamento das medidas de segurança associadas à gestão pandémica -   pode ver a exposição 25 de Abril: Memória e Projecto de um Tempo Recente, entrar em contacto com os espaços da Biblioteca, os serviços e as coleções.

O objetivo é receber a comunidade  numa data especial, que evoca a importância do livro e da leitura na cultura e sociedade. Aos visitantes será oferecido, simbolicamente,  um marcador de livros, associado à comemoração do dia.

Comemorado, desde 1996, por decisão da UNESCO, o Dia Mundial do Livro reporta à tradição catalã de 23 de abril. Nessa data, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, recebendo em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro.

Em 2021, os ilustradores Susana Diniz e Pedro Semeano (dupla conhecida por Adamastor), detentores da Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2020, conceberam a imagem do cartaz da Direção-Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas, mostrando  que, “um ano após o início da pandemia, é o livro que continua a abrir-nos o espaço de isolamento físico, mas que também permite que o pensamento floresça e seja sempre cada vez mais livre”.

Ler mais