Notícias

Informa-se que, por razões logísticas, o Centro de Vacinação está agora a funcionar em instalações do quartel dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão.
Informamos que a situação epidemiológica no concelho à data de 06-04-2021 é a seguinte:
- Casos confirmados - 504
- Casos Ativos - 5
- Casos Recuperados - 490
- Óbitos - 9
Informamos que, na última semana, foram registadas quatro novas infeções por Covid-19 no nosso concelho.
Reiteramos que é de importância capital serem cumpridas todas medidas de segurança e conselhos da Direção-Geral de Saúde.
Para que não voltemos a passar pela situação angustiante vivida no início do ano, é determinante evitarmos comportamentos de risco. Vamos cuidar de nós para cuidar de todos! Só assim conseguiremos ser agentes de saúde pública.

Partilhamos informação da Unidade de Saúde Familiar (USF) Rio Dão:
"Caro utente,
A primeira fase de vacinação contra a COVID-19 encontra-se praticamente concluída e iremos avançar para a segunda fase.
De acordo com a norma da DGS nº 002/2021 de 30/1/2021 atualizada a 10/03/2021, incluem-se na fase 2:
- Pessoas entre os 65 e os 79 anos de idade
- Pessoas entre os 50 e os 64 anos de idade, com pelo menos uma das seguintes patologias
− Diabetes
− Neoplasia maligna ativa
− Doença renal crónica (TFG > 60ml/min)
− Insuficiência hepática
− Hipertensão arterial".
A USF Rio Dão chama ainda a atenção aos utentes com 80 ou mais anos de idade, que pretendam ser vacinados e que não foram convocados, para entrarem em contacto com o centro de saúde e atualizarem os seus contactos.
Informamos que a situação epidemiológica no concelho à data de 29-03-2021 é a seguinte: Casos confirmados - 500; Casos Ativos - 5; Casos Recuperados - 486; Óbitos - 9.
Sublinhamos, antes de mais, o facto de terem surgido cinco novos casos numa semana, após um período sem qualquer registo reportado de casos Covid-19. O ressurgimento de infeções no concelho surge como uma chamada de atenção para a importância capital de serem cumpridas todas medidas de segurança e conselhos da Direção-Geral de Saúde. Para que não voltemos a passar pela situação angustiante vivida no início do ano, é determinante evitarmos comportamentos de risco.
Vamos cuidar de nós para cuidar de todos! Só assim conseguiremos ser agentes de saúde pública.
Informa-se que a situação epidemiológica acumulada no concelho, à data de 22-03-2021, é a seguinte:
Casos Confirmados - 495
Casos Ativos - 0
Casos Recuperados - 486
Óbitos - 9
Apesar de Santa Comba Dão não registar, à data, quaisquer casos ativos, é de suprema importância a manutenção de todos os comportamentos preventivos e de segurança, pois só assim poderemos continuar a fazer a diferença.
É essencial, agora e sempre, cumprir todas as medidas da Direção-Geral de Saúde.
Só assim poderemos ser Agentes de Saúde Pública. Cuide de si, cuide de todos!

Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, esteve hoje com o vice-presidente, Joaquim Agostinho Marques, no Centro de Vacinação, onde contactou com Fátima Cordeiro, coordenadora da Unidade de Saúde Familiar Rio Dão e com alguns utentes que aguardavam vez para a administração da vacina.
Amplo e propiciador do distanciamento adequado, o pavilhão gimnodesportivo de Santa Comba Dão foi dividido em várias áreas correspondentes às diferentes etapas deste processo. A par do itinerário próprio do processo de vacinação, os responsáveis municipais estiveram ainda na área de refrigeração onde são preparadas as vacinas a administrar.
Esta visita assinala a administração de perto de duas mil vacinas no concelho - entre primeiras doses e algumas segundas doses - a utentes e funcionários de estruturas residenciais para idosos, Bombeiros e Forças Armadas, cidadãos maiores de 80 anos e maiores de 50 anos, com patologias associadas.


Continua a bom ritmo a vacinação no Centro Covid19 do concelho.
Até ao momento, cerca de 1000 habitantes de Santa Comba Dão foram já inoculados.
Refira-se que o Município tem contribuído, desde o primeiro momento, com todo o apoio logístico necessário.
Informa-se que a situação epidemiológica acumulada no concelho, à data de 22-02-2021, é a seguinte:
Casos Confirmados - 487
Casos Ativos - 13
Casos Recuperados - 466
Óbitos - 8
Apesar de a situação epidemiológica, estar, aparentemente controlada, agora e sempre - e tal como referido inúmeras vezes - só o contributo individual e coletivo pode fazer a diferença para continuarmos a melhorar até à recuperação total.
Nesse sentido, reitera-se a necessidade de serem redobrados todos os cuidados, de serem adotadas todas as medidas de segurança e de haver um cumprimento estrito das normas em vigor.
Só assim poderemos ser Agentes de Saúde Pública!
Cumpra as regras da Direção-Geral de Saúde. Cuide de si, cuide de todos!