
Notícias


Nos dias 30 e 31 de março, o auditório da Casa da Cultura foi palco de mais uma grande edição das Audições de Primavera, com a participação de centenas de alunos do concelho que frequentam as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de Música, no Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão (AESCD)
Conduzido por Cláudia Matos, o espectáculo reuniu crianças dos Centros Escolares, do 1.º ao 4 .º anos, num programa centrado na Música, enquanto expressão que dá alegria ao dia-a-dia, contribuindo para nos tornar mais felizes, unidos, livres e realizados.
Proporcionada pelas entidades parceiras das AEC de Música - Município de Santa Comba Dão, AESCD e Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD) - esta partilha musical teve como denominadores comuns as lotações esgotadas, a originalidade e frescura dos temas apresentados, a alegria das crianças e o orgulho estampado no rosto dos pais, familiares e amigos presentes na plateia.
O programa
Num primeiro momento, as turmas reunidas em palco tocaram, em uníssono, por ano de escolaridade, vários temas na flauta. As melodias Duro como uma Rocha, Queque, Mexe-te e Metrópole foram entoadas pelos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos, respetivamente.
O tema 'Olá a todas as crianças do Mundo' marcou a entrada em cena da Orquestra do CMAD – conduzida pelo irreverente e divertido maestro Pedro Carvalho composta por alunos do Conservatório e professores das AEC de Música.
Seguiu-se a partilha de várias 'Canções do Mundo'. Numa viagem musical em que se 'pisou' solo do Médio Oriente, Europa e Ásia, as estrelas da noite cantaram temas de diferentes países – a maioria no dialeto original – acompanhados pela percussão corporal e coreografias expressivas.
Durante a apresentação foi transmitida uma relevante mensagem de paz, solidariedade e multiculturalidade, através da linguagem universal da música. Esta arte e as sensações que nos transmite foi, de igual modo, celebrada com o vibrante meddley “Era uma vez a música...” que trouxe à memória temas emblemáticos da música popular portuguesa, músicas infantis, melodias festivaleiras, temas pop e rock e até canções de séries de televisão e filmes. Com arranjo de Artur Guimarães, este meddley levou-nos a recordar os bons momentos da vida e as bandas sonoras que os acompanharam.
O momento final do espetáculo, foi vivido com o tema “Aquarela / Superfantástico”, que trouxe a a palco o mundo fantástico da imaginação.
AEC de Música - Intervenções das entidades parceiras
Estas audições contemplaram ainda um momento mais institucional, com a intervenção dos representantes da parceria que torna possível a concretização das AEC de Música: o Município de Santa Comba Dão, através do presidente, Leonel Gouveia, o AESCD, pela diretora Madalena Dinis, e o CMAD, pelo diretor Luís Matos.
Como nota comum, os intervenientes transmitiram felicitações às pequenas estrelas da noite e sublinharam a importância do projeto das AEC de Música na formação dos jovens do concelho, uma vez que - além da aprendizagem musical - estas assumem uma importância primordial na sensibilização para valores comuns que alicerçam a cidadania.
Um dos pontos centrais da edição 2023 foi aliás a Escola Inclusiva – um tema que não poderia ser mais atual, num ano em que o AESCD tem alunos de 16 países, como sublinhou Madalena Dinis. O diretor do CMAD reforçou que estas são crianças, muitas vezes provenientes de contextos difíceis, que é preciso integrar e acolher.
Também o presidente da Câmara Leonel Gouveia salientou a importância da música enquanto veículo de cidadania, destacando o papel das AEC de Música na formação de cidadãos mais conscientes e civicamente interventivos.
.jpg?TeyjB7LncH5J_tgT0iVy1UwQjujauj8W5G2KJpu9rEVJ78tyZ6N5stt8uc57h_fP0)
O encontro Hora de Sermos… envolveu pais e encarregados de educação de crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, nos dias 23 e 24 de março. Dinamizada no âmbito do 'Santa Comba Dão Educa', a atividade visou mostrar a diversidade de pensamentos/opiniões sobre as emoções e vivências associadas à parentalidade e ao acompanhamento de crianças em idade escolar, potenciando, em simultâneo o diálogo com os filh@s/educand@s, no processo ensino-aprendizagem.
A iniciativa decorreu em registo descontraído, na modalidade world café, com várias mesas de debate onde os participantes partilharam experiências no âmbito dos temas propostos pelos técnicos do projeto e do serviço de Psicologia do Município: “A minha experiência escolar enquanto aluno que fui”; Disponibilidade para os meus filhos; “Todo o sucesso académico valerá de pouco se a criança não estiver a aprender as competências de vida”; “Ferramentas que podem ajudar qualquer pai ou mãe na complicada tarefa de educar a criança”.
No final foram apresentadas as conclusões deste encontro / conversa, tendo sido mostrados os caminhos e soluções encontrados de modo coletivo, através da partilha entre todos os participantes.


A biblioteca da Escola Secundária de Santa Comba Dão recebeu, no dia 8 de março, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, que contou com a participação de 17 alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, bem como do Ensino Secundário
Durante esta etapa, os alunos prestaram provas de leitura expressiva e de argumentação, a partir dos livros 'O gato e o escuro' de Mia Couto (1.º Ciclo), 'Enquanto a cidade dorme' de Álvaro Magalhães, (2.º Ciclo) e 'As Pequenas Memórias' de José Saramago (3.º Ciclo). A escolha da obra para o Ensino Secundário recaiu sobre o Ensaio sobre a Cegueira' de José Saramago
O júri - composto por Elizabete Almeida, coordenadora da Biblioteca Municipal Alves Mateus, do Município de Santa Comba Dão, Ana Craveiro, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão (AESCD) e Leonor Perdigão, professora no AESCD - avaliou os momentos de leitura e argumentação. Ao todo foram selecionados 11 alunos que vão representar Santa Comba Dão na fase intermunicipal Viseu Dão Lafões, a decorrer no dia 18 de abril, em Penalva do Castelo.
Com os elementos do juri, a vereadora da Educação Carla Cunha distribuiu jum conjunto de ofertas simbólicas a todos os participantes, bem como um prémio aos alunos que passaram à fase intermunicipal, com destaque para vouchers para compra em papelarias locais.
A representante do Município dirigiu os parabéns aos vencedores, agradecendo, ainda, a participação de todos os concorrentes nesta iniciativa promotora do gosto pelo livro e pela leitura, que estimula competências ao nível da interpretação e da comunicação.
PARTICIPANTES
1.º Ciclo
Martim Rodrigues - 4 ano - Apurado
Duarte Marques - 4 ano - Apurado
Soraia Cunha - 4.º ano - Apurada
Matilde Figueiral - 4.º ano
Iara Oliveira - 4.º ano
2.º Ciclo
Tiago Dias - 5.º ano - Apurado
Yara Loureiro - 5 .º ano - Apurada
João Nunes - 5.º ano - Apurado
Guilherme Marques - 5.º ano
Mafalda Matos - 5.º ano
3.º Ciclo
Afonso Rosa - 9.º ano - Apurado
Matilde Nunes - 9 ano - Apurada
Mafalda Santos 8 - Apurada
Matilde Silva - 7.º ano
Teresa Tomás - 8 ano
SECUNDÁRIO
João Onofre - 10.º ano - Apurado
Lara Fernandes - 10.º ano - Apurado

O projeto municipal Santa Comba Dão Educa foi premiado, na área de Educação, com o Prémio de Boas Práticas em Psicologia, na Administração Local. A distinção foi atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e pela Câmara Municipal de Lisboa, no decorrer do III Encontro dos Psicólogos da Administração Local, que teve lugar no dia 2 de março, no Cinetratro do Capitólio. Um reconhecimento público deste projeto abrangente, relevante e inovador, que dá frutos desde 2018, na promoção do sucesso escolar. Um reconhecimento também do serviço de Psicologia do Município de Santa Comba Dão e respetiva equipa do projeto, por detrás da conceção e operacionalização das várias áreas e atividades do Santa Comba Dão Educa.
A psicóloga municipal Tânia Ricardo, coordenadora da iniciativa, apresentou e defendeu o projeto do Município de Santa Comba Dão, perante um comité que avaliou as apresentações efetuadas pelas três autarquias finalistas, com projetos de ciência psiológica relevantes na área da Educação,. Santa Comba Dão Educa foi considerado o melhor neste domínio, o que constitui um motivo de satisfação e orgulho partilhado entre o Município, técnicos do projeto, Comuunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e Agrupamento de Escolas.
Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal expressou a sua satisfação pela obtenção deste galardão, que "vem ao encontro da aposta do Município , na procura de respostas inclusivas e diferenciadoras, que contribuam para alcançar os objetivos traçados na promoção da saúde psicológica e mental". Para o autarca, o Santa Comba Dão Educa surge como uma resposta inovadora, com assinatura local, na " promoção do sucesso escolar dos alunos e redução dos níveis de insucesso, através da implementação de atividades lúdicas, psicoeducativas e terapêuticas ao nível das competências de comunicação e de educação socioemocional".
Dinamizado junto dos vários destinatários - alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação - o Santa Comba Dão Educa desenvolve-se nas modalidades de Terapia da Fala para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo, e Educação Emocional para o 1.º Ciclo, nas áreas de Yoga e Emoções. Este ano apresenta ainda uma nova valência 'Aprender a Brincar'.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, presidiu, no dia 1 de março, à reunião do Conselho Municipal de Educação que teve lugar no Auditório Municipal.
Instância de coordenação e consulta, o Conselho Municipal de Educação tem como objetivo fomentar o planeamento da política educativa do concelho, articulando a intervenção dos agentes educativos e dos parceiros sociaiss.
A constituição deste órgão consultivo para o mandato autárquico 2021/2025 foi aprovada por deliberação da Câmara Municipal de 13 de outubro e da Assembleia Municipal de 17 dezembro de 2022. O Conselho Municipal da Educação reúne, nos termos da legislação em vigor e sempre que necessário, pronunciando-se sobre matérias consideradas de importância fundamental, no âmbito da política educativa concelhia.
Num breve enquadramento da sessão, o presidente da Câmara, Leonel Gouveia, reforçou a importância deste Conselho, no âmbito das novas competências da autarquia em termos de educação. "Além da obrigação legal, o Conselho Municipal de Educação é um órgão extremamente importante naquilo que é a continuação da (re)definição de políticas públicas de educação no concelho", sublinhou.
Ordem de Trabalhos
No cumprimento da ordem de trabalhos, efetuou-se a instalação do órgão, que é onstituído pelos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, pela vereadora com o pelouro da Educação e por representantes dos seguintes serviços e entidades: presidentes de Juntas de Freguesia do concelho, serviços da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão (AESCD), Conselho Pedagógico do AESD, pessoal do Ensino Secundário, pessoal do Ensino Básico e pessoal da educação Pré-Escolar do AESCD, Guarda Nacional Republicana, Centro de Saúde, Santa Casa da Misericórdia, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Associação de Pais e Encarregados de Educação.
A diretora do AESCD, Madalena Dinis, a vereadora Carla Cunha e a técnica do serviço de Psicologia da autarquia, Tânia Ricardo fizeram o ponto de situação do ano letivo 2022/2023. Com base na partilha entre o Município e o AESCD foram fornecidos dados sobre quatro áreas fundamentais do domínio educativo: Alunos, Apoios aos alunos, Medidas de Desenvolvimento e Recursos Humanos Docentes e Não Docentes. Foram, igualmente, avançadas informações sobre o plano de promoção do sucesso educativo da CIM Viseu Dão Lafões, com enfoque na sua concretização a nível municipal, através do projeto Santa Comba Dão Educa, do MudArte e o Santa Comba Dão Ciência, ainda a executar.
Após este enquadramento foi constituída a equipa de trabalho para a revisão do Regimento do Conselho Municipal de Educação e debatida a metodologia de trabalho para a revisão da Carta Educativa de Santa Comba Dão.
Foi ainda realizado um ponto de situação sobre o Centro Escolar Norte. O último ponto da Ordem de Trabalhos esteve reservado a Outros Assuntos.

No dia 17 de fevereiro, a Escola Secundária de Santa Comba Dão recebeu mais uma edição das Conferências Teen, dinamizada no âmbito do projeto Wanted – Escolas Empreendedoras, promovida pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. Desenvolvida em parceria com o Município de Santa Comba Dão e o Agrupamento de Escolas, a iniciativa reuniu dois jovens empreendedores que partilharam as suas experiências, ideias e orientações para uma “construção do futuro” informada e inspirada.
A par de Joana Saavedra, que contou a história da fundação, em parceria com o irmão, da empresa bam-bu bycicles, na Curia, também o jovem santacombadense Miguel Costa deu a conhecer a sua aventura no empreendedorismo ligado às novas tecnologias, com enfoque na inteligência artificial.
Propiciaram-se momentos enriquecedores, com a partilha de exemplos de construção de empresas recentes e inovadoras, que decerto suscitaram interesse, inspirando e motivando os jovens envolvidos, estudantes do ensino profissional.
O projeto Wanted mantém, em 2022/23, o objetivo de edições anteriores “construir as escolas do futuro, potenciando o desenvolvimento de competências pessoais e sociais inerentes a um perfil empreendedor, entre os alunos e os docentes de Viseu Dão Lafões”.
Fotos: CIM Viseu Dão Lafões | Wanted Viseu Dão Lafões

Foram dinamizadas, nos dias 14 e 16 de fevereiro, em Santa Comba Dão, várias atividades dos projetos "Laboratório Móvel de Ciências" e "O Futuro é amanhã", no âmbito do Plano Inovador de Promoção do Sucesso Educativo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.
O autocarro do laboratório móvel esteve estacionado, nos dias 14 e 16 de fevereiro, na Escola Secundária de Santa Comba Dão, para uma aventura centrada na criação de ambientes pedagogicamente inovadores, motivadores e capazes de criar valor acrescentado no processo ensino aprendizagem. Com atividades dirigidas a alunos dos 3.º e 5.º anos, estiveram em destaque três áreas aliciantes, que propiciaram uma postura ativa, participativa e questionadora dos alunos perante o conhecimento e a exploração da realidade: Fábrica de Robots, Corpo Humano e Engenhos e Engenhocas.
Na Fábrica de Robots, os alunos entraram em contacto com a robótica e com a forma de funcionamento das linguagens de programação visual, tendo sido promovido o raciocínio na resolução dos problemas. Os estudantes foram desafiados a a criar, planear, programar e testar as suas soluções num cenário de aprendizagem com robots. Na abordagem à temática do Corpo Humano foi propiciado um conjunto de experiências de aprendizagem que permitiram aos alunos conhecer o seu corpo, identificar fenómenos relacionados com algumas das funções vitais, conhecer alguns órgãos dos aparelhos correspondentes e localizar esses órgãos em diferentes representações. No domínio dos Engenhos e Engenhocas houve várias atividades de construção de mecanismos e máquinas simples, tendo sido empregues processos de transmissão e conservação de movimento, bem como desenvolvimento e criação de vários mini-projetos, através de peças e kits de construção versáteis que permitiram associar diferentes áreas temáticas e disciplinares.
No âmbito do projeto educativo "O Futuro é amanhã" foi dinamizada a atividade "Movidos a Sol", que envolveu estudantes do 8.º ano em contexto de sala de aula. A iniciativa visou a sensibilização dos jovens destinatários para esta problemática e para a necessidade de promover a literacia ambiental e de comportamentos ambientalmente sustentáveis.
Fotos: CIM Viseu Dão Lafões
.jpg?TeyjB7LncH5J_tgT0iVy1UwQjujauj8W5G2KJpu9rEVJ78tyZ6N5stt8uc57h_fP0)
Um grupo de alunos da Universidade Sénior dinamizou, com os técnicos do Santa Comba Dão (SCD) Educa, a iniciativa “Os nossos Reis e Navegadores vão à escola”, que envolveu alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro.
A atividade integrou-se no âmbito do “Aprender a Brincar” - a mais recente área do projeto de promoção do sucesso educativo SCD Educa, realizado pelo Município em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.
Além da partilha de conhecimentos no âmbito do programa da disciplina de Estudo do Meio, os alunos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer melhor D. Afonso Henriques, D. Dinis, o Infante D. Henrique e Pedro Alvares Cabral. Em sala de aula e de uma forma divertida, foi permitido aos jovens interagir com os personagens, que falaram dos seus feitos, conquistas e modos de vida.
O entusiasmo foi grande tanto da parte dos alunos, como da parte dos personagens, que falaram da sua história na primeira pessoa, fomentando assim uma troca intergeracional de saberes com alegria, saber e boa disposição.

As assistentes operacionais do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo estiveram envolvidas, uma vez mais, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, num encontro de partilha, desta feita dedicado à temática da Gestão e Saúde Emocional. A iniciativa enquadrou-se âmbito do Santa Comba Dão (SCD) Educa – projeto de promoção de sucesso escolar, realizado pelo Município em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.
Dinamizado através do serviço de Psicologia da autarquia com os técnicos do SCD Educa, este encontro / partilha – que decorreu nos Centros Escolares – teve como enfoque o alerta para a importância da saúde emocional enquanto parte integrante do bem-estar e saúde geral.
Com uma abordagem direta, prática e de evidência científica, foram partilhadas noções básicas, desde a definição de “emoção” até às experiências e formas de auto-cuidado. Toda a sessão assentou, de acordo com os técnicos, no pressuposto de que “quando compreendemos e nos sentimos psicologicamente bem, temos mais energia e maior capacidade de resolver problemas quotidianos, de enfrentar o stresse do dia-a-dia, de gerir as incertezas que fazem parte da vida, de perceber e acolher melhor os estados emocionais dos outros, sejam adultos ou crianças”.
Durante a sessão, foram propostas e experienciadas algumas formas de auto-cuidado, que tiveram feedback imediato junto das assistentes operacionais. O objetivo é que através da sua replicação e treino, estes auto-cuidados ajudem a manter ou melhorar o bem-estar e saúde psicológica dos destinatários. Procurou-se ainda sensibilizar estas profissionais “para a compreensão e acolhimento dos estados emocionais não só das crianças, mas de todos os outros agentes educativos, enquanto base para a promoção de possíveis mudanças positivas e relações saudáveis em meio escolar”.
O balanço da atividade foi positivo, com as assistentes operacionais a sublinharem a vontade de voltar a realizar estes momentos, que constituem objetivo do projeto Santa Comba Dão Educa.
Além das crianças/alunos, este é um projeto que pretende envolver todos pais, professores e funcionários na promoção de competências socioemocionais, promovendo uma melhor atitude sobre si individualmente, sobre os outros e sobre a escola.
Mais sobre a importância do autocuidado
As necessidades de autocuidado são diferentes para cada um de nós e variam também em momentos diferentes da nossa vida, mas reservar tempo para cuidar de nós deve ser um hábito. A mensagem principal é que o essencial é termos uma relação saudável connosco próprios e com os outros, nomeadamente, para sermos mais capazes de cuidar e ajudar os outros!

Durante a interrupção letiva do Natal, de 19 a 23 e de 26 a 30 de dezembro vai decorrer mais uma edição do programa de ocupação de férias escolares "Tou de Férias", dirigido a crianças e jovens do concelho de Santa Comba Dão, com idades compreendidas entre os 3 e os 17 anos.
Organizada pelo Município de Santa Comba Dão, em conjunto com a Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física (APDEF) e Associação de Pais, esta iniciativa tem como objetivo apoiar as famílias com oferta de ocupação para os tempos livres dos mais novos.
Nota para o facto do Município suportar integralmente e à semelhança de outras edições, os almoços de todas as crianças residentes no concelho, que participem no programa Tou de Férias. A autarquia apoia, de igual modo, a inscrição de crianças abrangidas pela ação social escolar.
Informações
Horário
O horário de acolhimento será das 08H00 às 18h00.
Custo base
O custo base da inscrição semanal será de 37 Euros, incluindo seguro.
Dos 6 aos 17 anos (aceda aos programas: 19 a 23 de dezembro | 26 a 30 de dezembro)
Local: Escola Básica de Santa Comba Dão
Sem Escalão: 32 Euros/semana (almoço e seguro incluído)
Escalão A: 10 Euros/semana (almoço e seguro incluídos)
Escalão B: 17 Euros/semana (almoço e seguro incluídos)
Mais informações e incrições (faixa etária dos 6 aos 17 anos):
Tel. 966 331 996 | 966 072 167
Dos 3 aos 5 anos
Locais: Centros Escolares Centro e Sul
Sem Escalão: 30 Euros/semana (almoço e seguro incluído)
Escalão A: 7,5 Euros/semana (almoço e seguro incluídos)
Escalão B: 15 Euros/semana (almoço e seguro incluídos)
O Pré-Escolar funcionará em regime de Atividades de Animação e de Apoio à Família, nos Centros Escolares Centro e Sul. As inscrições das crianças devem ser realizadas nos respetivos Centros Escolares.