Ir para conteúdo

Notícias

Sem resultados a apresentar
Requalificação da Escola Básica de Santa Comba Dão
15 nov '23
Educação
Requalificação da Escola Básica de Santa Comba Dão

Foi concluída, em finais de outubro, a empreitada de requalificação e modernização da Escola Básica de Santa Comba Dão.
Com um prazo de execução de três meses, a obra contemplou a substituição de parapeitos e caixilharia no edifício central do complexo escolar, bem como no pavilhão do 5.º ano.  Além destes trabalhos, foi ainda arranjado o piso envolvente ao edifício central, onde funciona a cantina, papelaria e bar, entre outras valências.                      

Esta empreitada por lotes concorre para o conforto térmico e  eficiência energética deste equipamento escolar que se manteve praticamente inalterado durante cerca de 40 anos.

Recordamos que, durante pouco mais de um mês,  as aulas decorreram, em simultâneo,  com a empreitada, tendo sido desenhada uma solução para que este contexto acarretasse o mínimo de constrangimentos possível à atividade letiva.
Além da deslocalização temporária das turmas do 5.º ano para outros pavilhões, foi ainda  reorganizada toda a logística associada às refeições e a outros serviços em funcionamento no edifício principal. Os alunos foram transportados, em autocarros, para a cantina da Escola Secundária, onde foi definida uma zona específica para o 2.º Ciclo, o que veio a agilizar as refeições e o tempo de transporte entre equipamentos escolares.

Comparticipação

Com um investimento total de 243.606,77 Euros, esta obra foi comparticipada, em contribuição do FEDER, em 158.823,35 Euros (85% do investimento elegível: 186.851,00 Euros).



O INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO
A par desta empreitada de modernização da Escola Básica -  que se vai traduzir em melhores condições para toda a comunidade educativa -  o Município assumiu, para o corrente ano letivo,  um investimento de um milhão e meio de Euros na área da Educação (com exclusão de encargos associados com recursos humanos, energia, economato, higiene e limpeza e combustível).
As maiores fatias de investimento são ocupadas pelas rendas dos Centros Escolares Centro e  Sul (536 mil Euros), Refeições (cerca de 400 mil Euros) e Transportes Escolares (315 mil Euros).


Usados por mais de 600 alunos,  os transportes escolares têm um custo assumido, quase na íntegra, pelo Município. Para as crianças do Pré-Escolar e alunos do 1.º Ciclo, são realizados circuitos especiais. No caso dos estudantes dos 2.º e 3.º Ciclos, Ensino Secundário e Profissional, o transporte é efetuado em regime de carreira pública.  

                                                                           
Já o serviço de refeições foi utilizado – ao mês de  setembro de 2023 – por 796 crianças e jovens de entre um total de 1146 alunos do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, no ano letivo 2023/2024.  
A promoção do sucesso escolar e da igualdade de oportunidades são  também apostas do Município, concretizadas  através do reforço e alargamento das respostas socioeducativas e do apoio à família. Neste âmbito, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), para o 1.º Ciclo e as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), direcionadas ao Pré-Escolar, somam investimentos de 90 mil e de  18 mil Euros, respetivamente.                                                                                                     
Numa projeção, que tem por base os valores envolvidos nas edições anteriores do Tou de Férias .- Natal, Páscoa e Verão – neste ano letivo há ainda a considerar um montante  de cerca de 40 mil euros para este Programa  que ocupa os tempos livres de crianças e jovens em períodos de interrupção letiva. O  valor em causa corresponde ao pagamento a efetuar pelo Município à entidade dinamizadora do Tou de Férias,  ao qual acrescem outros montantes de investimento efetuado, nomeadamente em refeições e transportes.
No âmbito da promoção do sucesso educativo, há a considerar os projetos Santa Comba Dão Educa e o Mudarte, que envolvem um investimento assumido global de cerca de  100 mil Euros.
Implementado em 2018, o  projeto Santa Comba Dão Educa tem, este ano, uma nova área, o Digit@lmente, direcionado para os 1.º e 2.º anos de escolaridade e focado nas competências digitais e de comunicação. Esta nova área vem complementar as modalidades já existentes da  Terapia da Fala e da  Educação Emocional, que se desenvolve em sessões de Yoga, Emoções e Aprender a Brincar.
 
APOIOS SOCIOEDUCATIVOS 
Ainda no âmbito da promoção da igualdade de oportunidades, destacamos a atribuição de apoios socioeducativos da ação social escolar,  destinada a alunos inseridos em agregados familiares com uma situação económica desfavorecida (escalões 1 e 2 de rendimentos, determinados para efeitos de atribuição do abono de família). Neste ano letivo 2023/2024 encontram-se, à data, contemplados, por estes apoios, 42  crianças no Pré-escolar e 107  no 1.º Ciclo, num total de 146 alunos.     

                                                                                          
No Pré-escolar, estes apoios abrangem isenção de pagamento de refeições e prolongamento de horário, no escalão A, e uma comparticipação de 50% no escalão B.         

                                                                                                                                                    
Lembramos também que  nível do  1.º Ciclo, as alunos integrados no escalão A se encontram  isentos  do pagamento de refeições, sendo-lhes oferecidos, consoante o ano de escolaridade,  cadernos de atividades e materiais escolares básicos, até a um montante máximo de 15 Euros. Os beneficiários do escalão B usufruem de  uma comparticipação de 50% do valor das refeições escolares, recebendo, também, cadernos de atividades das disciplinas.


Ler mais
Nos Centros Escolares: Crianças participam no Exercício "A Terra Treme"
14 nov '23
Educação
Nos Centros Escolares: Crianças participam no Exercício "A Terra Treme"
Decorreu, na manhã de 14 de novembro, nos Centros Escolares Centro e Sul, o Exercício Nacional de Sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme” promovido, anualmente, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
 
Dinamizada pelo Município, através do Serviço Municipal de Proteção Civill (SMPC), e pelos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, através das suas Equipas de Intervenção Permanente, a atividade envolveu centenas de crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo, tendo sido dividida num momento informativo e de sensibilização, seguido do simulacro propriamente dito.
 
Às 11h14 soou o alarme, que deu o mote para todos os presentes nas salas de aula realizarem os 3 gestos que salvam – “Baixar, proteger e aguardar”, seguindo-se um exercício de evacuação dos edifícios escolares

 

Ler mais
Município apoia Corta-Mato Escolar
10 nov '23
Educação
Município apoia Corta-Mato Escolar

O  corta-mato do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão teve lugar no dia 8 de novembro, no Estádio Municipal Dr. Orlando Mendes e zona envolvente, registando a participação de perto de três centenas de alunos.   Do 1.º Ciclo ao  Secundário, a iniciativa abrangeu estudantes de todos os níveis de ensino, que alinharam nos escalões infantis (A e B), Iniciados,  Iuvenis e Juniores.

integrada no Programa do Desporto Escolar, esta prova  é organizada pelos grupos de Educação Física(EF) da Escola Básica e Secundária de Santa Comba Dão e pelos professores de EF das Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º Ciclo, contando, uma vez mais, com o apoio do Município de Santa Comba Dão. A iniciativa visa promover estilos de vida saudáveis, associados à prática física e desportiva, propiciando, em simultâneo,  o convívio e a troca de experiências  entre participantes.

Segundo informações da organização, encontram-se apurados para o corta-mato distrital "os três primeiros classificados, masculinos e femininos. nos escalões de Infantis A, Infantis B e Iniciados e os seis primeiros classificados no escalão de Juvenis." 

 

ACEDA AOS RESULTADOS

Ler mais
Digit@lmente na promoção do sucesso escolar
29 set '23
Educação
Digit@lmente na promoção do sucesso escolar

Na linha da frente da promoção do sucesso escolar, o projeto  Santa Comba Dão Educa conhece, desde o início do ano, uma nova área dirigida a alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade. Falamos do Digit@lmente, que vem  complementar a oferta deste projeto ao nível do 1.º Ciclo, onde já estavam incluídas as áreas da Terapia da Fala e Educação Emocional.

O aumento das competências de comunicação é um dos principais objetivos desta nova atividade, que promove o desenvolvimento do pensamento computacional ao mesmo tempo que facilita os primeiros passos nas novas tecnologias. 

Um dos desígnios é contribuir para a cidadania e literacia digitais, uma vez que o uso de computadores e dispositivos eletrónicos são uma realidade presente na escola e em várias situações do quotidiano, e uma ferramenta essencial para o futuro. Nas sessões do Difgit@lmente,  os jovens alunos são desafiados -  de forma lúdica e através da experimentação -  a conhecer, a explorar e a dominar, de forma progressiva e autónoma, as competências  digitais básicas.

Ainda no 1.º ciclo, estas competências continuam a estar na ordem do dia para os alunos do 4.º ano, com a oferta da disciplina de Programação,  integrada nas Atividades de Enriquecimento Curricular. 

Ler mais
Musical "Somos Finalistas" envolve dezenas de crianças numa celebração do percurso escolar
26 jun '23
Educação
Musical "Somos Finalistas" envolve dezenas de crianças numa celebração do percurso escolar

A tarde do dia 24 de junho teve um sabor especial para as dezenas de finalistas do 4.º ano que fizeram a festa no auditório da Casa da Cultura. O  adeus ao 1.º ciclo e a entrada numa nova etapa da vida escolar deu o mote a um mini musical original e marcante, desenvolvido no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de Música, promovidas pelo Município, em articulação como Agrupamento de Escolas. A   dinamização da iniciativa esteve uma vez mais, a cargo do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD).

"Somos Finalistas" foi tema desta apresentação final, escrita por Luís Matos, diretor do CMAD e composta por nove momentos / quadros, levados à cena pelos alunos das quatro turmas do Centros Escolares do concelho. Todas as canções apresentadas no espetáculo - que combinou a  música com a dança e o teatro  - foram previamente gravadas, no âmbito das  orientações curriculares do 1.º ciclo, permitindo que os alunos ficassem a conhecer o ambiente de um estúdio de gravação e o modo como tudo se processa.

Uma reflexão sobre a despedida do 1.º  ciclo e a entrada numa outra etapa marcou o  momento inicial da apresentação.  Com o ano escolar a terminar, os alunos recordaram o primeiro dia de aulas e todos os medos associados,  que foram sendo combatidos, um a um, com a ajuda da professora titular.  Sobre os quatro anos passados no 1.º Ciclo, os "finalistas"cantaram, de forma feliz e confiante,  "as aventuras,  as conquistas e lembranças". E para  marcar este trajeto tão especial,  decidiram organizar  uma festa de finalistas. Uma celebração que aconteceu tal e qual como a canção apresentada no espetáculo:"Num palco grandioso, colorido e famoso, com os pais e os professores a aplaudir, juntamos toda a turma, unidos e sem nenhuma vergonha, pois a festa vai ser bestial."

Ao longo do espetáculo, foram dando conta dos preparativos e de pequenos dilemas como o que vestir ou como dançar, apresentados de forma bastante divertida e original. Pelo meio, houve ainda lugar a outras questões mais complexas, como a mudança de escola e a separação da turma e dos amigos. Mas, mesmo com um teste de matemática (o último do ciclo) ainda por fazer, a auto-confiança, o trabalho e, sobretudo, o apoio da família e dos amigos revelaram-se cruciais para superar as inseguranças e desafios.

Com  todas as turmas em cena, a festa aconteceu já no final do espetáculo, numa manifestação de alegria contagiante, ao som do tema "Já passaram quatro anos". Toda a energia positiva e boa disposição foram partilhadas com  uma  plateia familiar e amiga, que também se deixou levar pela emoção do momento, aplaudindo emotivamente os pequenos finalistas.

Antes dos momentos finais, marcados pela apresentação do  tema dos finalistas e  pela entrega dos diplomas pelos professores titulares, foram partilhadas algumas palavras pelos representantes das entidades parceiras das AEC de Música.  Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal, Anabela Mendes, representante do Agrupamento de Escolas e Luís Matos, diretor do CMAD.  Os intervenientes  transmitiram uma mensagem de agradecimento a todos aqueles que tornaram possível este espetáculo original e muito marcante, com um sublinhado especial para todos alunos, professores titulares e professores das AEC, funcionários das escolas e demais envolvidos. Foi, ainda,   sublinhada a excelência do projeto das AEC implementado em Santa Comba Dão, que - através das artes - desenvolve um conjunto de competências essenciais para o futuro, como a concentração, o método  e o foco.

Aos alunos finalistas foram dados os parabéns, não só pela etapa cumprida, mas também pela  entrega e dedicação à preparação desta festa,  com votos de felicidades para um novo ciclo, que se avizinha.

Ler mais
Carlos Neto desafia a (re)pensar a educação
22 jun '23
Educação
Carlos Neto desafia a (re)pensar a educação

A convite do Município, o reconhecido especialista em motricidade humana, Carlos Neto esteve ontem, 21 de junho, em Santa Comba Dão, no âmbito da palestra "Libertem as Crianças - A Urgência de Brincar e ser Ativo na Família, na Escola e na Comunidade". Integrada nas Jornadas de Psicologia e Saúde Mental, a iniciativa trouxe à ribalta várias questões na ordem do dia, nomeadamente a importância de repensar a educação e a forma como nos poderemos (re)posicionar na família e na própria comunidade, de forma a tornar a infância mais saudável e natural.

Autor de várias obras e referência mundial nas áreas da brincadeira e do jogo, Carlos Neto foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Leonel Gouveia e pela psicóloga Tânia Ricardo, dos serviços de Psicologia do Município, que evidenciaram o contributo da iniciativa para "abrir novos horizontes" na área da educação, enquanto conceito amplo que enquadra a escola, a família e a comunidade. Já a apresentação do orador esteve a cargo de uma criança, o expressivo Duarte Marques, que salientou a importância dos assuntos estudados pelo especialista, que considera brincar um ato muito sério. “Anda bem que alguém nos dá razão” rematou o pequeno Duarte.

Perante uma plateia interessada e eclética, Carlos Neto falou de forma apaixonada e cativante sobre a brincadeira, um comportamento ancestral e estruturante, que beneficia a "espontaneidade, a criatividade, o plano sensorial, percetivo, social, cognitivo e, essencialmente, a relação emocional". Para o professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, o analfabetismo motor é um problema sério, uma vez que as as crianças brincam e mexem-se cada vez menos, não se vendo - como noutros tempos – brincadeiras e jogos de rua.

Sério opositor do uso excessivo e inapropriado do dispositivos eletrónicos por crianças, com sublinhado especial para o acesso indevido a redes sociais, Carlos Neto é, em contrapartida, apologista dos benefícios didáticos das novas tecnologias. Para o palestrante, as tecnologias e os dispositivos eletrónicos são uma nova realidade inultrapassável, que faz parte das nossas vidas, tem, no entanto, de ser repensada a sua forma de utilização e o próprio modo como nos relacionamos neste novo meio.

Carlos Neto apontou sobretudo que o uso destes dispositivos forçou o corpo a outras funções, levando a posturas físicas desadequadas, ao déficit de atenção e a distúrbios de sono, entre tantos outros problemas e questões relacionais e de saúde.

A par dos equipamentos eletrónicos, o investigador sustentou que o desligamento acentuado da criança do mundo natural surge como outro relevante fator desencadeador da diminuição das competências motoras e causador de sérios problemas de saúde pública, como a obesidade e o sedentarismo, com consequências concretas e graves nas doenças físicas e mentais.

“Sobretudo nas primeiras idades, precisamos mexer o corpo, necessitamos ser ativos, ganhar autonomia, arriscar, explorar e descobrir, sublinhou. Defendeu, neste sentido, que é necessário tirar as crianças dos sofás e ecrãs e levá-las para a rua e para a natureza, enquanto espaço de brincadeira, exploração e aprendizagem.

Para o palestrante é preciso haver a coragem de mudar este paradigma da “trilogia, escola, comunidade e família” e, sobretudo, repensar, de forma conjunta, ao modo como estamos a educar as nossas crianças, caso contrário, “o que hoje ensinamos na escola provavelmente não servirá para quase nada”.

Defensor de uma cultura educativa inovadora, ambiental e colaborativa, Carlos Neto sublinhou a urgência da educação ser um responsabilidade partilhada de todos aqueles que rodeiam as crianças na família, escola e comunidade. O objetivo primordial é contribuir para formar crianças felizes e saudáveis, empreendedoras, exploradoras, atentas e participativas, e sobretudo com capacidade de adaptação a uma sociedade completamente diferente da que temos hoje.

Para Carlos Neto é também urgente combater a cultura do medo e da superproteção em que vivemos e que acabam por impedir a criança de experimentar, de fazer e de aprender.

Numa sessão rica na partilha de novas perspetivas sobre a educação, Carlos Neto lançou vários desafios à plateia, no sentido de, em conjunto e localmente, se (re)pensar a escola e a educação das crianças. O objetivo é que no futuro tenhamos cidadãos com estilos de vida mais saudáveis, mais atentos e “mais próximos da natureza e do Planeta”.

Ler mais
Palestra com Carlos Neto "Libertem as Crianças"
17 jun '23
Educação
Palestra com Carlos Neto "Libertem as Crianças"

 O reconhecido especialista em motricidade humana, Carlos Neto, vai estar em Santa Comba Dão no dia 21 de junho, às 16H00, para dinamizar a palestra "Libertem as Crianças - A Urgência de Brincar e Ser Ativo na Família, na Escola e na Comunidade".

A palestra, inicialmente prevista para o Auditório Municipal, será realizada no Auditório da Casa da Cultura (na data e hora acima referidos).

 As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e ainda podem ser efetuadas por telefone, através do n.º 913428454 ou por email: jornadaspsicologiascdao@gmail.com

Antecipa-se mais uma jornada enriquecedora de conhecimento e partilha, propiciada no âmbito das Jornadas de Psicologia e Saúde Mental.

Ler mais
Inscrições abertas: Tou de Férias - verão
15 jun '23
Educação
Inscrições abertas: Tou de Férias - verão

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do programa  "Tou de Férias - verão", dirigida a crianças e jovens dos 3 aos 17 anos. Todos os anos, esta iniciativa apoia as famílias com a oferta de ocupação de tempos livres, resultando de um protocolo estabelecido entre o Município, a Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física (APDEF) e Associação de Pais e Encarregados de Educação, contando, ainda, com o apoio do Agrupamento de Escolas.

Diversificada e atrativa, a  agenda do 'Tou de Férias' decorre de 3 de julho a 8 de setembro, englobando jogos lúdicos e tradicionais, atividades desportivas, manualidades, cinema e novas aprendizagem, além de passeios culturais e muitos momentos de lazer.

Consoante a faixa etária, para as crianças dos 3 aos 5 anos as atividades decorrem na Escola N.º 2, sita na Avenida Santo Estêvão, enquanto que o Centro Escolar Centro recebe as crianças e jovens entre os 6 e os 17 anos.



INFORMAÇÕES

Inscrições:  A data limite de inscrições é até à segunda-feira da semana anterior

Valor

Primeiras 3 semanas de frequência: Sem escalão: 32 Euros; Escalão A: 10 Euros; Escalão B: 17 Euros

4.ª semana de frequência e seguintes: 37 Euros

(Seguro e almoço incluídos no valor)


Tel. 966331996 |  ferias@apdef.pt



Mais informações:

Centro de Estudos e APDEF

Tel. 966331996

 www.apdef.pt
ferias@apdef.pt

Ler mais
À  volta do mundo nas Audições do Pré-Escolar
15 jun '23
Educação
À volta do mundo nas Audições do Pré-Escolar

A Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebeu no dia 13 de junho, as Audições dos finalistas do Pré-Escolar, que deram a conhecer os temas preparados ao longo do ano, no âmbito das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) - Música. Durante a festa foi proposta uma viagem pelos cinco continentes, que trouxe músicas tradicionais  e diferentes temas sobre as várias culturas visitadas.

Vestidos a preceito, com trajes e/ou adereços representativos, as turmas dos Centros Escolares do concelho interpretaram uma dezena de coreografias, pautadas pela alegria, união e, também, por momentos de muito humor. Do continente americano vieram  Cielito Lindo (México) e Samba Lê Lê (Brasil), da Oceânia, Pé-hé Ta-i-é (Taiti) e Kookaburra (Austrália). Já em África, fica a nota para a coreografia de Kase Neza (Ruanda) e Kokoleoko (Gana). Da Ásia, registo para as danças O Chinês (China) e Descoberta da Índia (Índia). O último ponto da rota foi a Europa com A Marcha do Escocês (Escócia) e Zim Zim Zim (Itália).

Após as atuações, as  crianças deram largas à alegria, reunindo-se  todas em palco para receber os respetivos chapéus e diplomas. O momento final  foi marcado pelo sempre emotivo tema dos finalistas.

As AAAF destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças na Educação Pré-Escolar antes e/ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas atividades Além da música, é de sublinhar que a oferta das  AAAF se estende também ao  desporto, dança e jogos lúdico-pedagógicos. 

Ler mais
Apresentação final do projeto do Mudarte
13 jun '23
Educação
Apresentação final do projeto do Mudarte

A Casa da Cultura recebeu, no dia 8 de junho, a apresentação final do MudArte. uma disciplina diferente integrada no plano curricular dos 5.º e 6.º anos da Escola Básica (EB) de Santa Comba Dão, que tem como objetivo maior a promoção do sucesso educativo e o combate ao insucesso escolar. Mais do que uma disciplina, um 'porto seguro', onde as oito turmas do estabelecimento de ensino questionam e são questionadas sobre a vida, as preocupações, os anseios e tantas outras questões que surgem frequentemente entre estes jovens.

Rafael Barreto, um dos seis professores responsáveis pela dinamização do Mudarte, explicou a um auditório composto por pais e familiares dos alunos, os objetivos desta disciplina que fomenta o pensamento crítico, desenvolvendo aptidões como o foco e a concentração. O MudArte equivale a uma das dimensões concelhias do projeto "Promoção de Sucesso Educativo - Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar II", da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Durante as aulas são trabalhados e desenvolvidos os campos da comunicação, disciplina, concentração, criatividade e improvisação, através da exploração e do contacto com várias áreas artísticas, como o canto, a dança e o teatro. São os próprios alunos que assumem, com a orientação dos seis professores de Mudarte, o processo criativo, que, este ano, resultou na construção da peça “A Revolução que há em mim”, levada à cena pelos alunos do 6.º ano, e do videoclipe “Dia do MudArte”, da responsabilidade do 5.º ano.

Na apresentação teatral foram intercalados extratos da obra “Rosa, minha irmã Rosa” de Alice Vieira – integrada no programa de Português do 6.º ano - com passagens construídas pelos próprios alunos, que, em analogia com o livro, levantaram questões sobre relações familiares e afetivas, explorando toda a revolução interna, que caracteriza a fase da adolescência. No culminar da apresentação, alguns dos estudantes partilharam com a plateia a sua revolução, o que os inquieta e lhes dá alento para continuarem a querer mudar o (seu) mundo.

Já os alunos do 5.º ano partiram à descoberta de um dia do MudArte, projetando 24 horas ao contrário, com toda uma rotina colocada em perspetiva. Num vídeo, onde não faltou o canto, a dança e até alguma dramatização, a mensagem foi de auto-descoberta, de valorização do foco e da concentração, enquanto ferramentas essenciais para “nos sentirmos capazes de ser quem quisermos ser” e “de sonharmos sem medo de arriscar”.

Com todas turmas em palco, o final do espetáculo foi marcado pela interpretação conjunta do tema Mudarte numa manifestação de alegria e união entre todos os alunos, que contagiou a assistência.

Promovido pelo Município de Santa Comba Dão, o MudArte é desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Escolas (AE), duas entidades representadas neste momento final, pela vereadora da Educação, Carla Cunha, e pela diretora do AE, Madalena Dinis, respetivamente.

A dinamização esteve a cargo do Conservatório de Música e Artes do Dão, tendo as sessões com os alunos sido desenvolvidas pelos professores do projeto Artur Guimarães, Catarina Alves, Cláudia Matos, Filipe Santos, Nuno Carvalho e Rafael Barreto.

A música do tema "Dia do MudArte" é da autoria do compositor Artur Guimarães. Já a construção do texto de teatro foi orientada pelo encenador Rafael Barreto. A coreografia coube a Catarina Alves e a realização do vídeo a João Ramos.

 

Fotos: CMAD

 

 

Ler mais
Comemoração do Dia do Autor Português - 22 de Maio
22 mai '23
Educação
Comemoração do Dia do Autor Português - 22 de Maio
O Município de Santa Comba Dão, através da Biblioteca Alves Mateus, promove hoje o Dia do Autor Português, com uma entrevista conduzida pelo Presidente Leonel Gouveia a Catarina Rios, autora santacombadense do livro "Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica".
 
Sendo a área do desenvolvimento pessoal uma das suas grandes paixões, desde muito cedo Catarina começou por participar em formações e workshops sobre desenvolvimento pessoal. Neste âmbito, destaca-se a Pós-Graduação em Parentalidade e Educação Positivas, o Curso de Formação Profissional Alto Desempenho com Programação NeuroLinguística, a Certificação Internacional em Coaching e a Certificação em Coaching Infanto-juvenil.
 
Trabalha atualmente, única e exclusivamente com crianças de idade pré-escolar e escolar (1º ciclo do ensino básico), ajudando-as a melhorar a sua comunicação, linguagem (oral e escrita) e fala de uma forma feliz e confiante.
 
Após 18 anos de trabalho em Agrupamentos de Escolas, em 2018 decidiu concretizar um grande sonho: abrir o seu próprio espaço terapêutico, em Santa Comba Dão, onde se encontra a exercer estas funções a tempo inteiro.
 
Veja aqui a entrevista completa:
 
Ler mais
Audições de Primavera celebram diversidade cultural
4 abr '23
Educação
Audições de Primavera celebram diversidade cultural

Nos dias 30 e 31 de março, o auditório da Casa da Cultura foi palco de mais uma grande edição das Audições de Primavera, com a participação de centenas de alunos do concelho que frequentam as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de Música, no Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão (AESCD)

Conduzido por Cláudia Matos, o espectáculo reuniu crianças dos Centros Escolares, do 1.º ao 4 .º anos, num programa centrado na Música, enquanto expressão que dá alegria ao dia-a-dia, contribuindo para nos tornar mais felizes, unidos, livres e realizados.

Proporcionada pelas entidades parceiras das AEC de Música - Município de Santa Comba Dão, AESCD e Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD) - esta partilha musical teve como denominadores comuns as lotações esgotadas, a originalidade e frescura dos temas apresentados, a alegria das crianças e o orgulho estampado no rosto dos pais, familiares e amigos presentes na plateia.

O programa
Num primeiro momento, as turmas reunidas em palco tocaram, em uníssono, por ano  de escolaridade,  vários temas na flauta. As melodias Duro como uma Rocha, Queque, Mexe-te e Metrópole foram entoadas pelos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos, respetivamente.

O  tema 'Olá a todas as crianças do Mundo' marcou a entrada em cena da Orquestra do CMAD – conduzida pelo irreverente e divertido maestro Pedro Carvalho composta por alunos do Conservatório e professores das AEC de Música. 

Seguiu-se a partilha de várias 'Canções do Mundo'. Numa viagem musical em que se 'pisou' solo do Médio Oriente, Europa e Ásia, as estrelas da noite cantaram temas de diferentes países – a maioria no dialeto original – acompanhados pela percussão corporal e coreografias expressivas.

Durante a apresentação foi transmitida uma relevante mensagem de paz, solidariedade e multiculturalidade, através da linguagem universal da música. Esta arte e as sensações que nos transmite foi, de igual modo, celebrada com o vibrante meddley “Era uma vez a música...” que trouxe à memória temas emblemáticos da música popular portuguesa, músicas infantis, melodias festivaleiras, temas pop e rock e até canções de séries de televisão e filmes. Com arranjo de Artur Guimarães, este meddley levou-nos a recordar os bons momentos da vida e as bandas sonoras que os acompanharam.

O momento final do espetáculo, foi vivido com o tema “Aquarela / Superfantástico”, que trouxe a a palco  o mundo fantástico da imaginação.

AEC de Música - Intervenções das entidades parceiras
Estas audições contemplaram ainda um momento mais institucional, com a intervenção dos representantes da parceria que torna possível a concretização das AEC de Música: o Município de Santa Comba Dão, através do presidente, Leonel Gouveia, o AESCD, pela diretora Madalena Dinis, e o CMAD, pelo diretor Luís Matos.

Como nota comum, os intervenientes transmitiram felicitações às pequenas estrelas da noite e sublinharam a importância do projeto das AEC de Música na formação dos jovens do concelho, uma vez que - além da aprendizagem musical - estas assumem uma importância primordial na sensibilização para valores comuns que alicerçam a cidadania.

Um dos pontos centrais da edição 2023 foi aliás a Escola Inclusiva – um tema que não poderia ser mais atual, num ano em que o AESCD tem alunos de 16 países, como sublinhou Madalena Dinis. O diretor do CMAD reforçou que estas são crianças, muitas vezes provenientes de contextos difíceis, que é preciso integrar e acolher.

Também o presidente da Câmara Leonel Gouveia salientou a importância da música enquanto veículo de cidadania, destacando o papel das AEC de Música na formação de cidadãos mais conscientes e civicamente interventivos.

Ler mais